terça-feira, 15 de março de 2016

Nova configuração política favorece o PDT no Crajubar

A nova configuração política do triangulo Crajubar, na região do Cariri, deve revelar o Partido Democrático Trabalhista (PDT) como a sigla que mais receberá filiações de parlamentares municipais. Há uma expectativa de que o partido receba a adesão de sete vereadores em Crato, Juazeiro e Barbalha.

O maior número de filiações deve acontecer no Crato, onde o partido receberá cerca de quatro vereadores. Pedro Alagoano (ex-PSB), Darcio Luiz (ex-PSDB) e Henrique Leite (ex-PV), com a possibilidade de Marquim do Povão (ex-PMDB). Com a nova configuração, o PDT sai da ausência de representantes para ser a maior bancada da Câmara Municipal.

Em Barbalha, o PDT deve ganhar mais dois vereadores. Flavio Cruz e Antônio Sampaio, ambos do PMDB, já anunciaram as novas filiações. Com a permanência do vereador Hélio Amaral, já do PDT, o partido vai se igualar a bancada do PT, maior da Câmara, com três parlamentares.

O PDT de Juazeiro do Norte tem sua articulação, ainda, indefinida. Até o momento, apenas a vereadora Rita Monteiro estaria disposta a migrar sua filiação do PTdoB para o PDT. A outra aquisição, a suplente Auricélia Bezerra (ex-PSL), está sem mandato. Apesar de não confirmar a possibilidade de filiação ao PDT, o vereador Adauto Araujo (PSC) já se articula com o pré-candidato Gilmar Bender e a direção local.

Com o fortalecimento, existe uma tendência de que o partido tenha candidaturas próprias em, pelo menos, duas das três cidades do Crajubar. Apesar da pouca articulação com relação a adesão de vereadores, o PDT de Juazeiro é o único com pré-candidatura definida pela direção estadual da sigla.

Em Barbalha, a direção do PDT confirma a tendência de que o partido apóie a candidatura indicada pelo PT. O partido não descarta o desejo de indicar o candidato a vice-prefeito. No Crato, a adesão de várias lideranças acabou adiando o anúncio de uma pré-candidatura, mas a direção garante que a sigla caminha para candidatura própria.

A janela partidária foi promulgada pelo Congresso Nacional no dia 18 de fevereiro e deve se encerrar neste dia 18 de março, sexta-feira. A janela permite ainda a mudança partidária de deputados e senadores, sem risco de perder mandatos.

Antes, a resolução do TSE que tratava de fidelidade partidária permitia que os políticos mudassem sem perder o mandato apenas em situações consideradas como “justa causa”, entre elas a criação de um novo partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário