quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Candidato a vereador de Araripe acusado de intimidar adversários com tiros para o alto


O candidato a vereador Francisco Valdimiro da Silva (PSD), conhecido como Arnaldo do Pajeú, é acusado por adversários de tentar intimidar candidatos da oposição passando próximo as atividades da campanha, fazendo disparos de arma de fogo para o alto.

Um dos casos mais recentes aconteceu na terça-feira (02) no sítio Ladeira, distrito de Pajeú, quando os candidatos a prefeito Dr. Giovane (PT) e a vereador Cição do Pajeú (PR), faziam visitas a eleitores. Enquanto coversavam, eles foram surpreendidos pelo barulho de estampidos de revolver. Quando saíram na rua perceberam o carro do candidato do Arnaldo fazendo outros disparos. Foram três tiros ao todo.

Testemunhas que estavam no local, também, afirmam ser o carro do candidato Arnaldo. Segundo o senhor Francisco Assis Gonçalves (De Assis), que estava na rua, o carro do candidato Arnaldo passou e efetuou o primeiro disparo. Depois retornou e efetuou mais dois disparos. Seu De Assis não sabe afirmar quem estava no carro, mas tem certeza de se tratar do carro do candidato Arnaldo. “Eu, mais outros amigos, estávamos muito próximos e ficamos muito assustados,” disse.

O candidato a vereador Cição do Pajeú, avaliação a atitude como falta de compromisso com a população e de caráter cidadão. “Ele não respeitou sequer a casa do cidadão onde estávamos,” disse. Cição disse não ter se intimidado porque acredita estar fazendo um trabalho sadio junto a população.

O candidato a prefeito Dr. Giovane disse que desde que chagou ao distrito, percebeu pessoas os seguindo. Mas que acreditou que a coisa não passaria disso. Ele avalia o acontecimento como uma forma velada de intimidação e vai ficar mais precavido, mas acredita na boa fé e no bom censo das pessoas para diminuir o acirramento político no município.

A coligação do candidato Dr. Giovane (Araripe Para Todos) registrou Boletim de Ocorrência (B.O.), onde pede investigação e espera pelo resultado.

Violência desnecessária

As autoridades policiais têm que agir com firmeza e celeridade nesses casos. Se as pessoas sentirem que não existe punição para esse tipo de atitude, a violência pode tomar um rumo desgovernado. É claro que o outro lado vai tentar se defender e, aí pode acontecer uma tragédia. E nesse caso de Araripe, a polícia tem a oportunidade de prevenir.

Mas, do outro lado, o candidato, no caso Dr. Germano, tem um papel fundamental para acalmar os ânimos. Como liderança do candidato Arnaldo, ele deve chamar o candidato e frea-lo. Violência não leva nenhum candidato a vitória.

O que deve prevalecer é o debate. Campanha é para mostrar o que cada candidato quer fazer e como vai atuar em prol da população. Quando vemos atitudes como essa, concluímos que ainda estamos muito longe do ideal. É preciso evoluir politicamente e deixar velhas práticas, do tempo do coronelismo que já não cabem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário