segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cid vence Luizianne e Roberto Cláudio é o novo prefeito de Fortaleza


Depois de uma longa disputa e muita polêmica, o candidato do governador Cid Gomes, Roberto Cláudio (PSB), é eleito prefeito de Fortaleza. Ele derrotou no segundo turno da eleição municipal, o candidato da atual prefeita Luizianne Lins, o ex-secretário Elmano de Freitas (PT).

O deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Claudio, venceu com 53,02% ou 650.607 votos, contra 46,98% ou 576.435 votos, de Elmano de Freitas. O socialista chega à Prefeitura após exercer o segundo mandato de deputado estadual.

Roberto Cláudio começou a disputa com 5% de intenção de votos e, ao longo da campanha, cresceu e chegou ao segundo lugar no primeiro turno. No segundo turno, Roberto atraiu o apoio dos candidatos derrotados Moroni Torgan (DEM), Valdeci Cunha (PRTB), Inácio Arruda (PC do B) e Andre Ramos (PPL), além dos candidatos a vice-prefeito Alexandre Pereira (PPS) e de Fernando Hugo (PSDB). Alexandre foi vice de Heitor Férrer (PDT) e Fernando era vice de Marcos Cals (PSDB).

A abstenção chegou a 16% dos eleitores votantes. Votos brancos e nulos chegaram a 8% dos votos válidos.

A força do governo do Estado

A campanha foi marcada pelo rompimento entre as principais lideranças políticas do PT e PSB no Ceará, Cid Gomes e Luizianne Lins. Esse mesmo rompimento levou os dois partidos a uma polarização que começou na reta final do primeiro turno, se desenrolando num segundo turno bem disputado.

Prevaleceu a máxima do: quanto mais apoios melhor. O governador Cid Gomes trabalhou melhor a articulação para a atração dos outros candidatos derrotados no primeiro turno e acabou virando o resultado do primeiro turno que tinha apontado Elmano de Freitas na frente.

Além dos candidatos vencidos, o PSB montou uma verdadeira estratégia de guerra na reta final do segundo turno, mobilizando todos os deputados estaduais, federais e prefeitos eleitos no interior, ligados a PSB e PMDB, para se engajarem na campanha da capital em favor de Roberto Cláudio. O isolamento da prefeita e do seu candidato acabou sendo fundamental para derrota.

Mas, a partir de agora, disputa vencida e disputa perdida, é hora de juntar os cacos e receber os louros. Cid sai fortalecido para, inclusive, indicar com mais tranquilidade o nome que o sucederá. Já Luizianne, perdeu a capital e nunca teve base forte no interior. Seus deputados, estadual Antonio Carlos, e federal Eudes Chavier, têm pela frente missões bem difíceis, já que, não contarão com a força da máquina pública de Fortaleza para a reeleição.

Nesse quadro a tese de candidatura própria ao governo do Estado, defendida por Luizianne, acaba perdendo força. Na verdade, o quadro abre um grande canal de renegociação da aliança quebrada. Com Luizianne enfraquecida, entra em cena, novamente, a interlocução do deputado federal José Guimarães que, até onde se sabe, é favorável a continuação da aliança.

Certo mesmo é que o PSB passa a governar o Estado e a capital, o que pode deixar PT e PMDB a “reboque” das suas decisões. Mas, o que veremos pela frente é uma disposição fenomenal para reconstruir a aliança, resta saber se PT e PMDB aceitarão a continuação desse quadro no pós 2014. É esperar para ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário