terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cid e Luizianne se atacam durante reta final da campanha de Fortaleza


O governador Cid Gomes e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, partiram para o ataque nessa reta final da campanha do segundo em Fortaleza. Ambos foram a imprensa e disparam criticas administrativas e, até, pessoais.

Ontem, segunda-feira (22), Cid Gomes convocou a imprensa para anunciar a licença do cargo de governador por uma semana em caráter oficial. Durante o anuncio, o governador, licenciado, fez duras críticas à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Cid responsabilizou a prefeita pelo fato de, segundo ele, o Governo do Estado não ter feito mais pela Capital nos últimos quatro anos. "Luizianne Lins não respeita Fortaleza. Ela é arrogante, vaidosa, e só enxerga o espelho na frente dela. Ela não gosta de trabalhar", comentou.

A acusação foi uma resposta às criticas da prefeita, feitas no dia anterior, quando condenou a atitude do governador em se afastar do governo para se dedicar à campanha de Roberto Cláudio (PSB) nesta reta final. Para a prefeita, "o governador não deveria sair em função da seca que existe no Interior. Nosso povo está sofrendo muito e era bom que ele pudesse conciliar," disse.

Luizianne não deixou por menos e voltou a atacar. Ela mencionou a tentativa do Estado de construir estaleiro na praia do Titanzinho e destacou que o Centro de Eventos começou a funcionar sem alvará. “Com todo o respeito à população de Sobral, a gente não pode deixar que Fortaleza vire um quintal de Sobral”, disse a prefeita, na inauguração da Escola Municipal de Mobilidade Urbana, na Via Expressa.

A prefeita qualificou, ainda, as declarações do governador como “ato de desespero”. O governador afirmou que Luizianne "não gosta de trabalhar e vive fazendo confusão".

Quem são os candidatos?

Neste momento de tristeza em ver as maiores lideranças políticas da atualidade no Ceará se digladiando com ataques pessoais, a única pergunta que se faz é: quem são os candidatos? A disputa é entre Elmano e Roberto Cláudio, ou é entre Luizianne e Cid? O tom, de Cid e Luizianne, nos dá a certeza de que Elmano e Roberto Cláudio, não passam de meros coadjuvantes. A disputa sempre foi entre Luizianne e os irmãos Ferreira Gomes.

Perdem-me os partidários da prefeita e do governador, mas isso não é conduta de quem pretende continuar governando a quinta maior cidade do Brasil e de quem governa um dos maiores e mais importantes estados brasileiros. Sabemos que campanha é algo que extrapola o limite do ponderável, mas, até, para o imponderável é preciso ter limites.

O grande desafio agora, nesse estágio da campanha, é dos “teóricos” candidatos Roberto Cláudio e Elmano de Freitas. Eles devem chamar seus lideres e pedir que se afastem da mídia e os deixe fazer, pelo menos, os debates públicos. O que o eleitor quer ver é um debate de propostas, não uma troca de acusações pessoais. O que o povo quer ver são candidatos exercendo suas lideranças, sem deixar que outros os façam parecer bonecos que se deixam manipular.

O verdadeiro papel, tanto de Cid, quanto de Luizianne, deve ser na articulação, na condução política do processo e na coordenação das ações da campanha. Vir à frente das câmeras e assumir uma postura de enfretamento, como a que temos visto, não ajudará em nada seus apadrinhados. Parecem aqueles país que não deixam os filhos se defenderem e vez por outra batem boca com o vizinho por motivo torpe.

Ou seja, o melhor que Cid e Luizianne podem fazer nessa reta final de campanha é calarem a boca, afinal, amanhã eles podem estar de braços dados, como já aconteceu no passado recente e isso venha a constrangê-los frente à opinião pública. Bom censo, não faz mal a ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário