sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PT e PSD devem formar força de oposição em Juazeiro


Unidos nessa última eleição municipal de Juazeiro do Norte, PT e PSD, devem formar uma nova força política para os anos que se seguirão. Essa foi a afirmativa do deputado federal Manoel Salviano e do prefeito Manoel Santana, hoje pela manhã, em reunião no Hotel Imperial.

O encontro reuniu candidatos e vereador eleitos, coordenadores e demais lideranças ligadas aos partidos. O objetivo, além de confraternizar e avaliar o desempenho da união na campanha foi, também, discutir a formação do bloco que já parte com, pelo menos, os partidos que estiveram juntos na coligação.

Manoel Santana disse que Juazeiro precisa de um político com projeção estadual. “Camilo é uma grande liderança do Cariri, mas precisamos de alguém que fale diretamente por Juazeiro,” disse. Sobre a campanha, Salviano, destacou a coerência de Santana em não se utilizar da máquina pública para favorecimento nas eleições. Santana complementou dizendo que, após o processo eleitoral, anda de cabeça erguida e avalia esse, como um projeto vencedor.

Estavam presentes, além de todos os partidos da coligação, lideranças do PCdoB. Ficou acordado que os partidos irão se reunir periodicamente para traçar planos e discutir ações para intervir de forma consciente na política de Juazeiro do Norte.

Dando o norte

Para um bom entendedor, tudo já está bem claro. Salviano vem a federal e Santana concorrerá a uma vaga na Assembleia. O que, inclusive, foi colocado pelo presidente municipal do PT, Ricardo Lima, durante o encontro.

Agora não dá para negar que deve ser uma dobradinha de grande peso político. A dúvida é como ficarão as outras lideranças, como Camilo e Guimarães. Se as coisas se confirmarem, eles podem perder o colégio de Juazeiro, um dos maiores do estado. É claro, que isso, também, se não se confirmar os planos de Camilo em concorrer a uma vaga na Câmara Federal e Guimarães ao senado, como é colocado nos bastidores.

Mas, voltando a Juazeiro, poderemos ter uma campanha a estadual e federal com tons de campanha majoritárias. Isso porque, o grupo de Raimundão deve ter, também, seus escolhidos e, aí poderemos ter uma campanha muito acirrada.

A diferença é que no grupo de Raimundo Macedo, as discussões ainda prometem. Concorre a indicação estadual, os nomes de Giovanni Sampaio e Vasques Landim. Pelos comentários nenhum tem a preferência, então ainda haverá muito debate. Já para a Câmara Federal, a coisa não é muito diferente. Concorre a indicação, o deputado federal Arnon Bezerra e, correndo por fora, o filho de Raimundão, o empresário Mauro Macedo. Se tivermos como base a afirmação de Raimundão que disse, ainda na pré-campanha, que só vota em quem dorme na sua casa, então podemos ter ideia da decisão.

Mas, certo mesmo, é que nessa disputa, houve apenas mais um capítulo. Vale a pena lembrar que na eleição passada, estavam juntos Raimundão e Santana contra Salviano e Luiz Ivan ou Arnon Bezerra. Agora, eram Santana e Salviano contra Raimundão e Luiz Ivan. E pelo que parece as forças devem ficar juntas, pelo menos, para a próxima eleição. Só não podemos garantir é a mesma união para 2016. Afinal, está provado que a política é muito dinâmica. É esperar para ver o que acontece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário