quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lula faz campanha em Fortaleza e brinca com apelido dado a Elmano


O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva esteve, nesta terça-feira (23), na capital do estado cumprindo agenda de campanha do petista Elmano de Freitas. Lula participou de carreata e brincou com o apelido de “poste” dado ao candidato a prefeito Elmano de Freitas. Em comício na Praça do Ferreira, Lula destacou: “Disseram que, quando lancei o Haddad em São Paulo, disseram que tava lançando um poste. Quando lancei a Dilma para presidente, disseram que tava lançando um poste. Eu digo que, de poste em poste, vamos iluminar o Brasil inteiro”, brincou o ex-presidente.

Antes da definição de Elmano como candidato, a prefeita Luizianne Lins (PT) chegou a afirmar que se preparava para eleger até um poste como prefeito. E provocou os adversários. “Enquanto nós somos um poste, eles são um candeeiro apagado”, disse.

No momento em que houve revoada de pombos na Praça do Ferreira, Lula voltou a se dirigir à oposição. “Essas pombas são para dizer ao nosso adversário: não adianta ficar nervoso, não adianta xingar, que nós somos de paz. Não queremos briga, não queremos ofensa, queremos apenas ganhar a eleição. Se vocês querem briga, nós queremos apenas o Elmano na Prefeitura”.

Ele também citou o slogan “olho no olho” da campanha petista e comparou sua situação à da prefeita Luizianne. “Como eu saí da Presidência, ela vai sair da Prefeitura pela porta da frente, olhando olho no olho de cada companheiro de Fortaleza,” disse Lula. Ele disse ainda não entender por que parte da elite critica tanto Luizianne.

Bom com as palavras

Realmente o ex-presidente Lula consegue fazer o que chamamos, numa máxima do marketing, que é transformar limão em limonada. Fez isso, quanto foi preso pela ditadura como subversivo e deu a volta por cima se tornando presidente da republica; quando saiu do chão de uma metalúrgica para se tornar um dos homens mais admirados na atual política mundial. Como diria Obama, Lula é o cara.

Com as palavras, para engrandecer quem ele quer, não é diferente. O apelido dado a Elmano e Haddad tinha tudo para se torna algo pejorativo e, mais uma vez, ele deu a volta por cima e tirou leite de pedra. Mas, tudo isso não muda a avaliação de que nesta campanha os dois candidatos continuam, tanto Elmano, quanto Roberto Cláudio, como meros coadjuvantes. Ou seja, dois postes, duas pedras, dois políticos que, até podem se revelar excelentes administradores, mas acabaram sendo engolidos por uma briga que não tem data nem hora para terminar. E isso, tem os tornado invisíveis.

Quanto aos exemplos citados por Lula, como Haddad, Dilma e, agora, Elmano, eles nos dão a clara noção da atual política desenvolvida pelo PT. No caso de São Paulo e, também, nacional com a indicação de Dilma, a decisão foi no sentido de buscar alternativas fora da esfera de poder exercido pelas lideranças mais antigas. Nomes como José Dirceu e José Genoino, acabaram manchando suas condutas e, assim, findaram exercendo outros papéis no projeto político do PT. Isso sem falar naquelas lideranças que contam com a confiança do Lula, como Marta Suplici.

Já o caso de Fortaleza é bem diferente. Aqui o PT, ainda, tem grandes nomes que poderiam estar a frente do projeto, até, com mais desenvoltura que Elmano, como Nelson Martins, Artur Bruno, Camilo Santana e outros; mas, eles não pertencem a corrente da prefeita Luizianne Lins e, por isso, não ganharam a simpatia de Luizianne. Elmano não é político, é técnico, não dará trabalho para ser dominado. Ele não conhece os meandros da política do poder e não exerce nenhuma liderança dentro do partido. Ou seja, ele estará nas mãos de Luizianne. Com Roberto Cláudio não é muito diferente. É claro, com algumas ressalvas, já que, ele é deputado estadual.

Agora, certo mesmo, é que a vinda do Lula a Fortaleza, com certeza, deve dar uma grande impulsionada na campanha petista. O governador Cid precisa responder a altura e chamar a atenção para o seu candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário