quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Luizianne antecipa rompimento com PSB para 2014


A prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT), em entrevista ao programa “Direto da Redação”, da TV Cidade, ontem (24), disse que em 2014 o PT está livre para compor seu projeto, ficando ao lado do povo. Sobre a posição do PT daqui para frente na Assembleia Legislativa, a prefeita afirmou apenas que o seu partido não tem mais compromisso de aliança com o PSB em 2014 no Ceará.

Luizianne fez um balanço da visita de Lula a Fortaleza, dizendo estar feliz. Ela lembrou que nas eleições de 2004 e 2008 não pode contar com a presença do ex-presidente. Evitou aprofundar os porquês, mas que estava comemorando o apoio do “maior líder político da América Latina” ao seu candidato.

Durante a entrevista, Luizianne fez críticas à Família Ferreira Gomes, lamentando que haja, segundo ela, uma tentativa de instalar uma oligarquia no Estado. Sobre as obras do governo do Estado em Fortaleza, ela ironizou perguntando: “Quais?” A prefeita argumentou que as UPA’s, por exemplo, têm apoio federal, que o Centro de Eventos teve apoio federal e o Metrofor estava com 50% feito pela Era Tasso Jereissati.

Luizianne não conseguiu esconder mágoas do ex-governador Ciro Gomes (PSB), que ataca sua gestão. Para ela, Ciro se “apequenou” e está desconstruindo a imagem de uma grande liderança política nacional.

Hoje, quinta-feira, o entrevistado do programa é o governador licenciado Cid Gomes (PSB).

Será consenso no partido?

A grande questão é se o PT estadual congrega da decisão de Luizianne. Apesar de ser a presidente estadual da sigla, as coisas no partido do Lula, não funcionam assim. Luizianne tem controle sobre o Diretório Municipal, onde se articula com a maioria dos membros e com os filiados. Mas, como essa é uma tese estadual, os Diretórios das cidades do interior devem entrar na discussão.

A coisa até parece, mas não é tão simples. Para que isso parta do PT, é preciso que a decisão saia através da construção de uma tese que, se não for aceita por todas correntes, terá que ser decidida no voto. E aí, Luizianne pode ganhar como, também, pode perder. Agora, uma coisa é inegável, o recado do deputado federal José Guimarães em se colocar a qualquer custo na chapa majoritária, parece remar na direção do discurso de Luizianne.

Quanto a não vinda do Lula nas eleições de 2004 e 2008 – que ela não quis falar – o motivo foi simples: ela o enfrentou e decidiu contra sua vontade. Lula chegou a subir no palanque do Inácio Arruda e foi derrotado por Luizianne. A eleição era municipal e ela ganhou a tese e a indicação para concorrer.

Com relação às obras, a prefeita se equivoca quando diz que o governo não tem obras na capital. É claro que tem. Hoje, nem prefeitura, nem estado faz nada sozinho. É preciso parcerias para dar andamento as coisas e dividir responsabilidades. Isso é bom, principalmente, por envolver a todos.

Partindo-se para esse nível de discussão chegaremos à conclusão de que somente o governo federal faz obra, o que é uma inverdade; afinal, os impostos são arrecadados nos estados e municípios. O que o governo federal faz é apenas retornar o que produzimos.

Agora o mais coerente e verdadeiro na entrevista da Luizianne é quando ela deixa transparecer que guarda mágoa dos Ferreira Gomes. Isso era inevitável com o nível dos debates que ambos os lados desenvolveram. E acredite, Cid e Ciro, têm o mesmo sentimento por Luizianne. Mas, mágoas a parte, ela está conseguindo o quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário