sábado, 27 de outubro de 2012

Romário prega “obrigação” do próximo prefeito com o governo do Estado


O deputado federal Romário (PSB-RJ), considerado um dos maiores ídolos do futebol mundial, disse que o próximo prefeito de Fortaleza tem “obrigação” de estar de comum acordo com o governo do Estado. Antes de subir no palanque de Roberto Cláudio (PSB), Romário visitou as obras de drenagem do Castelão e fez duras críticas às ações da Prefeitura para a Copa do Mundo.

Exaltando o andamento das obras no estádio, o parlamentar disse que faltou “competência” por parte da atual gestão municipal para as obras de mobilidade urbana em Fortaleza. “Estamos aí com um estádio pronto, mas infelizmente muitas pessoas não vão poder nem chegar nele, pela falta de competência da Prefeitura em ter feito sua obrigação, que são as obras de mobilidade”, diz.

O deputado ainda criticou a estrutura fornecida pela gestão Luizianne Lins (PT) para acolher o turismo movimentado pela Copa do Mundo em 2014. Segundo Romário, o prefeito do megaevento tem que “deixar a cidade nas condições ideais para os turistas chegarem”, o que não estaria, em sua opinião, acontecendo em Fortaleza.
 “E isso tudo eu falo do que vi. Estou acompanhando todas as obras da Copa, não foi ninguém que me disse não”, acrescentou.

A visita do ídolo foi agendada pelo deputado federal Domingos Neto (PSB), que foi colega do ex-jogador na comissão de Turismo e Desporto da Câmara de Deputados. A passagem de Romário no Castelão foi acompanhada também pelo secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa (PSB).

Perna de pau com as palavras

Parece que Romário andou pegando umas aulinhas com Ciro Gomes antes de subir no palanque do Roberto Cláudio. Ele disparou críticas que não cabem apenas a administração petista, já que, a má condição estrutural de Fortaleza não é uma questão isolada, ela se soma a maior parte das cidades brasileiras.

Essa incompetência administrativa passa, também e, principalmente, por gestões passadas que incluem, inclusive, as gestões Ciro Gomes na prefeitura da capital e no Estado. Não dá, pelo fato de estarmos às portas de uma Copa do Mundo, achar culpados, apontando o dedo na direção mais acessível. Não podemos nivelar o grau de dificuldade de construir um estádio com fazer obras de infraestrutura que mexem, por exemplo, com a vida diária das pessoas e com questões delicadas como desapropriações. Isso não é fest food!

Quanto ao discurso do Romário, é difícil dar credito as palavras de alguém que foi eleito graças a democracia, mas que fala em “obrigação” da prefeitura com o governo do Estado. Ninguém tem obrigação com ninguém. É importante que elas estejam ligadas por responsabilidades, assim como as outras no interior do estado, mas não obrigação. O tempo em que tudo passava pelas estruturas do Estado, como arma de fazer politicagem, deixando os gestores municipais totalmente reféns, já passou. Ela se foi junto com os coronéis e a ditadura militar. O tempo é outro e esqueceram avisar ao Romário.

Acredito que a assessoria do Roberto Cláudio poderia ter aproveitado melhor a vinda do Romário a Fortaleza. Poderíamos ter visto um discurso colocando a afinidade do projeto do candidato da capital cearense com o projeto nacional do PSB, por exemplo. Mas, é claro que alguém que se alto proclamou “deus”, após uma partida de futebol, simplesmente pelo fato de feito três gols, no Maracanã, não se pode esperar muita coisa. Afinal, ele nunca teve muita afinidade com as palavras, sempre foi melhor com a bola nos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário