quinta-feira, 5 de maio de 2016

STF afasta Eduardo Cunha da Câmara dos Deputados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, determinou na manhã desta quinta-feira (05), o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A decisão afasta o deputado do mandado e da presidência da Casa.

O ministro, relator da Operação Lava Jato, concedeu a liminar atendendo a pedido  do procurador geral da República, Rodrigo Janot.  No pedido, Janot apontou 11 situações que comprovariam o uso do cargo do deputado “para constranger e intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar as investigações”.

Eduardo Cunha já é réu no STF pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, sob a acusação de integrar o esquema de corrupção na Petrobras. Segundo as investigações, Cunha teria recebido a quantia de US$ 5 milhões de propina em contrato de locação de navios-sonda da estatal.

Na Lava Jato, Cunha é alvo de outra denúncia em mais três inquéritos na Corte e de outros três pedidos de inquéritos que, ainda, aguardam autorização do STF para serem instaurados. As investigações apuram suposto recebimento de propina da Petrobras e o uso do mandato para supostas práticas criminosas, entre elas, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro no exterior.

O afastamento veio depois de seis meses do pedido do procurador Janot. O fato é usado pela base da presidenta Dilma Rousseff na Câmara e no Senado para anular o processo de impeachment. O senador Humberto Costa (PT-PE), líder do governo no Senado, deve apresentar, hoje, questionamento legalidade do processo comandado por Cunha.

6 comentários:

  1. Texto sofrível esse vosso. Custava nada fazer uma revisão antes de postar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ????? Para fazer um comentário nesse nível, baseado apenas em erros de digitação, você deve ser um puxa saco de político ofendido. Mesmo assim, agradeço pela observação. Da próxima vez tenha, pelo menos, a coragem e a honradez de colocar seu nome para me dirigir a alguém, não a interrogações.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Oh meu querido o meu nome é Jorge Luiz. Sou natural de várzea Alegre e nao me identifiquei por não possuir uma conta no Google. Não sou puxa saco de político e acho o Eduardo Cunha um câncer na política. O senhor deveria aceitar melhor uma crítica que não foi ofensiva. E apesar do insulto continuarei a acompanhar o seu blog pois o mesmo me deixa informado à respeito de política do meu amado cariri. Um abraço 👍👍👍

      Excluir
    5. Sr. Jorge Luiz, avaliar o trabalho de um profissional como "sofrível", motivado apenas por erros de digitação, não é critica e falta de respeito.

      Excluir