quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Historiador Tariq Ali em Fortaleza


O historiador Tariq Ali teve sua notoriedade durante a Guerra do Vietnã, quando manteve debates com personagens centrais, como Henry Kissinger. Com o tempo, o historiador se tornou crítico das políticas externas americanas e israelenses. Ainda na década de 60, fez amizade com figuras influentes como Malcolm X, Stokely Carmichael, Mick Jagger, John Lennon e Yoko Ono.

Publicou mais de uma dezena de livros sobre história e política internacional, além de várias novelas ficcionais. Seu livro mais recente é "The Obama Syndrome: surrender at home, war abroad", de 2010.

Na conferência que será ministrada em Fortaleza, com o tema: “Os Fundamentalismos e os desafios democráticos”, Tariq Ali fará uma explanação sobre a relação entre os fundamentalismos religioso, imperial etc, mostrando como estes interferem na disseminação de instituições e valores ditos democráticos.

Encontro sobre Software Livre no Cariri

No último dia 20 de novembro, gestores de Tecnologia da Informação estiveram reunidos na Faculdade Leão Sampaio, Lagoa Seca, para o 1º Cariri Livre, Encontro de Software Livre. O evento debateu e apresentou os principais caminhos para a modernização de prefeituras, ONGs, empresas e indústrias interessadas em gestão de projetos e desenvolvimento de software por meio de aplicações livres e das novas tecnologias.

Durante a cerimônia de abertura aconteceu a apresentação do conhecimento básico dos pacotes operacionais livres e de implantações na região do Cariri, como é o caso do case da Universidade Federal do Ceará, que foi apresentado pelo coordenador de tecnologia da informação da UFC, Campus Cariri, Ildisvan Araújo. Ele mostrou os benefícios e a otimização dos gastos após a implantação do pacote BrOffice.

No encontro, especialistas e técnicos na área de software livre aplicado à gestão pública, instituições e indústrias apresentaram e discutiram propostas para que o mercado tome conhecimento da importância da implantação de sistemas operacionais e softwares que facilitem a comunicação e aumente os resultados dentro e fora da instituição, por meio de ferramentas desenvolvidas por estudantes das áreas de tecnologia da informação que farão parte da Comunidade Cariri Livre.