sábado, 29 de junho de 2013

Juazeiro-CE: “Fumaça Branca” no embate entre prefeitura e professores

Parece ter chegado ao fim o embate travado entre Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte (Sisemjun) e o prefeito Raimundo Macedo. Na tarde dessa sexta-feira (28), foi assinado pelas representações dos lados envolvidos e Ministério Público do Estado (MP-CE), um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), mudando significativamente o Projeto de Lei (PL) que alterou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores.

Depois de uma série de manifestações e uma verdadeira comoção social, com repercussão nacional e internacional, o MP resolveu intervir nas discussões, onde ficou decidido a revogação dos pontos mais polêmicos da lei. A PL aprovada na Câmara, já sancionada pelo prefeito, deve ser publicada. Para a revogação dos pontos, o executivo vai enviar, à Câmara, novo projeto alterando os dispositivos considerados nocivos a classe do magistério juazeirense.

Participaram da reunião, entre outros representantes, pelo Sindicato, a presidente Mazé dos Santos; e, pela prefeitura, a procuradora do Município, Mariana Gurgel; além da representante do Ministério Público, promotora Alessandra Magda. Na ocasião houve um consenso dos pontos debatidos na reunião anterior e analisados tanto pelo executivo, quanto pelos professores em Assembléia realizada na quinta-feira (27).

Entre as propostas acordadas para revogação estão a data do reajuste anual, que ficou em janeiro de cada ano, definição do módulo de hora/aula de 60 para 50 minutos, volta dos 40% da regência de classe, professores readaptados por problemas de saúde (comprovada por laudo médico) e lotados em funções pedagógicas não perderão o adicional de regência de classe, gratificação de planejamento de 10% sobre o salário base, adicional por tempo de serviço de 1% ao ano, entre outros. Entre todos os pontos, apenas o anuenio, se 5% ou 3%, voltou a ser discutido. Depois de proposta da promotora Alessandra Magda, prevaleceu o percentual de 4% até 2016.

Após a assinatura do TAC, pelos representantes, a promotora, mediadora da discussão, perguntou as partes, em tom de descontração, se já poderia soltar a fumaça branca, já que, existia um acordo. Todos, imediatamente, responderam que sim.

Todos os representantes consideram o acordo como proveitoso. Para a promotora Alessandra Magda, prevaleceu o bom censo e a sensatez de ambas as partes. Sobre o ajustamento dos cofres públicos à decisão, a procuradora Mariana Gurgel, disse que o município encontrará um caminho viável. Sobre a volta dos professores a sala de aula, a presidente do Sindicato, Mazé dos Santos, confirmou que o retorno ocorrerá após aprovação do novo projeto pela Câmara, mas frisou que a decisão não trará prejuízos aos alunos, já que, julho é mês de férias.

A Câmara deve votar o novo projeto enviado pelo executivo, em sessão extraordinária, ainda no mês de julho.

(Foto: site Miséria)

Movimento volta às ruas para pedir saída do prefeito Raimundo Macedo

O movimento de apoio a educação de Juazeiro do Norte, saiu novamente às ruas para pedir mais respeito aos professores da rede pública municipal e a saída do prefeito Raimundo Macedo (PMDB). A série de manifestações começou após aprovação do Projeto de Lei (PL) que alterou o PCCR dos professore retirando direito e diminuindo salários.

Cerca de 5 mil pessoas se concentraram às 16 horas na Praça do Giradouro (Rotatória Crajubar), para sair em passeata rumo a praça Padre Cícero, no Centro da cidade. Durante o percurso os manifestantes percorreram as ruas Castelo Branco, São Benedito, Seminário e São Pedro até a chegada, por volta das 19h30min, na Praça.

Todo o percurso Foi acompanhado de perto por equipes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. Os policiais protegiam os prédios públicos e privados, como prevenção a possíveis depredações. A manifestação foi pacifica e nenhum confronto foi registrado.

O movimento denominado “RaimuNão: Marcha para Salvar a Educação”, considera a educação como a arma mais poderosa contra aqueles que querem oprimir as multidões. Grande parte dos manifestantes estavam de cara pintada e caracterizados para simbolizar, segundo os organizadores, o repúdio que vem das ruas.

Ainda segundo os organizadores, a população aceitou e acabou apoiando o movimento e, até, atendendo ao pedido dos manifestantes de vir a rua. Até agora não foi marcado outra manifestação.

(Foto: site Miséria)

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Vereadores de Juazeiro entram de recesso ainda sob a “Lei da Preguiça”

Os vereadores de Juazeiro do Norte fizeram na tarde dessa terça-feira (27), a última sessão ordinária deste semestre. Com início no dia 1º de julho e retorno em 31 de julho, o recesso ainda obedece aos 90 dias anuais, já que, foi o último projeto aprovado na casa.

Apesar da grande polêmica gerada com a aprovação do Projeto de Lei, conhecido como “Lei da Preguiça”, de autoria do vereador Ronnas Motos (PMDB), que instituiu 90 dias de recesso parlamentar por ano, os vereadores devem mesmo gozar dos 30 dias, referentes ao primeiro semestre.

O projeto dos 90 dias foi assinado e aprovado por 18 dos 21 vereadores. Apenas os vereadores Gledson Bezerra (PTB), Zé de Amélia Júnior (PSL) e o presidente Antônio de Lunga (PSC), não assinaram. Ou seja, o projeto teve força para mudar tanto o regimento interno, onde é exigida maioria simples, quanto a Lei Orgânica, onde é preciso dois terços dos votos da casa.

O vereador Gledson Bezerra, chegou apresentar projeto que instituía 30 dias de recesso. O projeto recebeu apenas oito assinaturas, não conseguindo mudar a Lei Orgânica. Já o vereador Capitão Vieira (PTN), conseguiu 16 assinaturas para o projeto que propõe equiparação ao Congresso Nacional, onde é aplicado recesso de 55 dias.

Apesar de estar na casa há mais 30 dias, a matéria ainda não foi votada. Para entrar em vigor seria preciso uma votação em dois turnos com 10 dias de intervalo entre as votações, obrigatoriamente, realizadas em sessões ordinárias, o que, não aconteceu.

Indagado sobre o porquê da Câmara não ter votado a lei, o presidente da casa, vereador Antônio de Lunga, disse não ter recebido o projeto das comissões, o que é pré-requisito para colocar em votação. Já o vereador Gledson Bezerra, autor do projeto rejeitado, destacou que a Câmara de Juazeiro perdeu uma grande oportunidade de dar o exemplo aprovando os 30 dias por ano.

Caso o projeto do vereador Capitão Vieira Neto, vá à votação e seja aprovado, os vereadores passarão a ter 55 dias de recesso a exemplo do Congresso Nacional. As sessões do Congresso acontecem de 2 de fevereiro a 17 de julho; e de 1º de agosto a 22 de dezembro.

Vale ressaltar que por mais que o projeto seja aprovado no segundo semestre, os vereadores terão ainda 41 dias de recesso no final do ano. Mas, caso o projeto não seja aprovado, o recesso no final do ano será de 60 dias.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Professores de Juazeiro vencem queda-de-braço e prefeito deve voltar atrás no projeto do PCCR

Os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (Sisemjun), saíram bem confiantes da reunião na tarde dessa terça-feira (25), na sede do Ministério Público do Estado, sala da 1º Promotoria de Justiça Civil, comarca de Juazeiro do Norte.

Estavam na reunião os representantes do Sindicato, entre eles a presidente Mazé dos Santos; a Procuradora do Município, Mariana Gurgel; e a promotora Alessandra Magda, representando o MP. Na ocasião houve um debate sobre pontos do projeto proposto pelo executivo e aprovado pela Câmara, que altera o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores de Juazeiro do Norte.

Durante a reunião houve apresentação de propostas tanto pela representação da prefeitura, quanto pelos representantes do Sindicato. O sindicato reclamou que a representante da prefeitura não levou nenhuma proposta escrita, uma minuta para discussão.

Entre as propostas apresentadas pelo Sisemjun, estão a aplicação do reajuste anual em janeiro, definição do módulo de hora/aula em 50 minutos, volta dos 40% da regência de classe, professores readaptados por problemas de saúde (comprovada por laudo médico) não perderão o adicional de regência de classe, gratificação de planejamento de 10% sobre o salário base, adicional por tempo de serviço de 1% ao ano, entre outros.

Entre as propostas ainda sem consenso está o anuenio, se 5% ou 3%, o que passou a depender de estudo de impacto financeiro para o município, o que, deverá ser conhecido na próxima reunião.

Quanto as propostas consensuadas pelos representantes na reunião; elas ainda devem passar pela aprovação dos servidores em assembléia a ser realizada nessa quinta-feira (27); além de seguirem para análise do prefeito. Uma nova reunião foi marcada para o dia 28 de junho, sexta-feira, às 14h30min, para realização do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), na mesma sede do MP.

A visão de quem participou da reunião

A promotora Alessandra Magda disse estar bastante otimista, já que, da reunião saíram propostas para uma possível alteração da lei. Segundo ela, a lei aprovada pela Câmara não será sancionada até o resultado final das discussões.

Mariana Gurgel, chegou a contradizer a promotora Alessandra ao afirmar que a lei aprovada pela Câmara deverá ser publicada e, somente depois, em convocação extraordinária da Câmara, por estarem em recesso, a lei será alterada revogando alguns dispositivos. Segundo a procuradora, será enviado um Projeto de Alteração Legislativa para reformar a lei.

A presidente do Sindicado Mazé dos Santos, ressaltou que o município não fez proposta formal, por meio de minuta e, por isso, não dá para assegurar que a greve irá acabar. Mas, a presidente destacou que houve avanços significativos. “Estamos esperando um documento escrito, como um TAC, já que, antes foram tantas conversas e nada foi cumprido e acabou ficou do jeito que a prefeitura quis. Mas tudo pode ser resolvido na sexta-feira”, disse a presidente.

A procuradora do município Mariana Gurgel disse, ainda, que o município continua entendendo que a incorporação é benéfica para o servidor; “mas, se o sindicato entende contrário, então não faremos mais incorporação,” disse.

Para o vereador Cláudio Luz (PT), único parlamentar presente a reunião, a prefeitura recua na retirada de direitos, mas a categoria não tem ganho real. “A prefeitura aceita a manutenção dos 40%, por exemplo, mas retira os 2,03% dado no art. 1º, mantendo apenas o reajuste de 7,97% dado no piso nacional do magistério,” disse.

Cláudio ressaltou ainda a importância de continuar com os movimentos para manter as discussões e avançar nas conquistas. O vereador defende o envio de um novo projeto e, consequentemente, revogar na integralidade o que foi aprovado pela Câmara. O vereador lembrou e pediu maior investigação para suspeita de existência de dois projetos com redações diferentes, entre o que aprovado pela Câmara e que foi entregue ao MP.

A representação do município pediu o cancelamento do movimento agendado para a sexta-feira, o que, foi descartado pela direção do sindicato sob alegação de que não são os organizadores do evento, mas que membros do sindicato devem participar.

Professores de Altaneira sem reajuste

Os professores de Altaneira continuam sem reajuste. O Prefeito Delvamberto Soares foi a Assembléia Geral do Sindicato dos Servidores Municipais, que aguardavam uma posição definitiva, e disse que não vai conceder reajuste aos professores porque as despesas com pessoal já está em torno de 67% e 78%, muito além do que permite o FUNDEB. Segundo a direção do sindicato muitos professores manifestaram a decepção com o gestor e já começaram a falar em paralisação. A greve deve ser o caminho mais provável. A justificativa parece que está virando moda na região!

Roubo ao Cartório Eleitoral de Nova Olinda

Muito estranho o roubo que aconteceu ao Cartório Eleitoral de Nova Olinda na última semana. Segundo informações do próprio fórum nada de importante foi levado, mas na cidade o comentário é que os intrusos levaram documentos, entre eles, podem estar os depoimentos de testemunhas do processo que pede a cassação do prefeito Ronaldo Sampaio (PSD). Na verdade, existem dois problemas. O primeiro é o desencontro de informações. Já o segundo, diz respeito a falta de segurança por passa os órgão públicos. Há poucos dias o arquivo de outro município do Cariri pegou fogo, sem motivo aparente. Parece que o sumiço de documentos importantes, seja por atentado ou roubo, está virando moda. É bom ficar de olho!

Ipaumirim inadimplente

Quem anda em situação difícil com o Governo Federal é o município de Ipaumirim. É que o município está inadimplente em dois projetos do Ministério Saúde, com verba destinada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Somados, os dois projetos devem receber mais de R$ 1,4 milhão. Do valor total, já foram recebidos R$ 580 mil e nada de prestação de contas. Ou seja, ninguém sabe na verdade onde foram gastos os recursos destinados a melhoria habitacional e implantação do sistema de abastecimento de água. Os projetos são de 2008 e 2009. Resta saber quem deve explicações ao povo; se o ex-prefeito ou o atual. Certo mesmo é que o atual, Puica (PSD), tem pago a conta do desgaste.

Enquanto isso no Cariri...

... Quem deve receber nos próximos dias mais de R$ 680 mil reais para projetos de pavimentação é o município de Farias Brito. É bom saber que o município vai ficar mais bonito. Resta saber se por baixo dessa pavimentação passa esgoto.

... Em Antonina do Norte a população quer saber como ficou as suspeitas no Serviço de Coleta e Transporte de Lixo. Em 2012 o TCM identificou problemas como licitações fictícias, pagamentos indevidos, obras superfaturas e contratação de empresas de fachadas.

... Quem continua esperando com ansiedade é a oposição de Araripe. Ela entrou com ação de investigação por abuso de poder econômico contra o atual prefeito, reeleito Humberto Germano (PSD). Na denúncia o prefeito estaria distribuindo combustível da prefeitura para eleitores. Até agora nada!

... Em Jardim um fato muito curioso chama a atenção na Câmara Municipal. É que dos 11 vereadores 5 são mulheres. É o maior percentual da região do Cariri. E o mais importante, politicamente, é que a maioria é da oposição.

... A região do Cariri tem sido alvo de vários e-mails enviados a eleitores como sendo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os e-mails comunicam, entre outros, o cancelamento de títulos. O detalhe é que a justiça não manda e-mails para eleitores.

Câmara derruba a PEC 37

A Proposta de Emenda Constitucional 37 (PEC 37), que retirava o poder de investigação do Ministério Público (MP) foi derrubada na noite desta terça-feira (25) na Câmara dos Deputados. A votação teve 430 votos contra e nove a favor, além de duas abstenções. Analistas dizem que a pressão popular foi o maior motivador para a queda da PEC. Após a votação, o deputado Sérgio Guerra disse no plenário que votou a favor da PEC por engano.

Quem votou a favor:

Lourival Mendes (PTdoB – MA)
Sergio Guerra (PSDB - PE)
João Lyra (PSD – AL)
Mendonça Prado (DEM – AL)
Bernardo Santana (PR – MG)
Valdemar Costa Neto (PR – SP)
Eliene Lima (PSD – SP)
João Campos (PSDB – GO)
Abelardo Lupion (DEM – PR)

Quem se absteve:

Paulo Cesar Quartiero (DEM – RR)
Arnaldo Faria de Sá (PTB – SP)

terça-feira, 25 de junho de 2013

Mesmo com o recuo do prefeito movimento “Fora Raimundão” deve acontecer na sexta-feira

Mesmo após firmar compromisso com o Ministério Público Estadual (MP-CE) de que não publicaria a lei que altera o PCCR dos professores da rede pública municipal, tirando direitos e diminuindo salários, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), deve assistir a mais um dia de protestos pedindo a retirada total do projeto e a sua renúncia do comando do município.

Com a interferência do MP, através das promotoras Alessandra Magda e Juliana Mota, nos destinos dos professores de Juazeiro, o prefeito assinou acordo para não publicar a lei, antes da promoção de ampla discussão sobre o tema. Hoje a tarde, na sede do MP em Juazeiro, o prefeito, diretores do sindicato e as promotoras, devem voltar às conversações sobre a situação.

O clima de revolta e o clamor social que tomou conta da cidade em favor dos professores; além de suspeitas de fraudes em licitações, acabou levando o MP a cancelar o Juaforró 2013.

Nas redes sociais os organizadores do movimento que levou mais de 8 mil pessoas as ruas de Juazeiro na semana passada, no chamado “Panelaço Anti-Raimundão”, continuam as articulações para mais um manifesto na sexta-feira (28), com concentração na Rotatória Crajubar às 16 horas. Agora o movimento é denominado “RaimuNão: Marcha para Salvar a Educação”.

Com o movimento da sexta-feira, serão três manifestações contra o prefeito juazeirense. No último sábado, dia 22, os professores voltaram às ruas para exigir que o prefeito não sancionasse a lei.

A articulação mobiliza escolas, faculdades, universidades e população em geral de Juazeiro e região. São esperadas mais de 12 mil pessoas. A expectativa é para saber se o prefeito vai resolver aparecer, como fez da primeira vez e acabou preso no Banco do Brasil, por manifestantes.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Crato e Caririaçu em festa

Os municípios de Crato e Caririaçu fazem festa e comemoram datas municipais com realização de shows, atividades cívicas e religiosas, além de inaugurações. Em Caririaçu, a Festa de São Pedro, padroeiro local, foi aberta com a procissão dos andores das comunidades. Estava presente o secretário das Cidades Camilo Santana. A festa vai até o dia 29 e até lá, receberá atrações como Baby Som, Caninana do Forró, Joãozinho do Exu e Fabio Carneirinho. No Crato, a semana do Município, teve como ponto alto as atividades cívicas, inaugurações, passeios ciclísticos e show pirotécnico. Viva a São Pedro e parabéns pelos 249 anos do Crato, princesa do Cariri.

Encontro regional do PAA em Mauriti

Representantes dos municípios de Mauriti, Milagres, Porteiras, Brejo Santo, Jati, Penaforte, Barro e Aurora, participaram do Encontro Territorial do Cariri Leste para a finalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Estadual 2013.1 e assinatura do pacto do PAA 2013.2. O encontro, sediado em Mauriti, foi conduzido pela coordenadora geral do PAA da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Mônica Macedo. O PAA é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, agregar valor à produção da agricultura familiar. É sempre bom fortalecer o pequeno agricultor por meio de compras institucionais.

Professores de Juazeiro do Norte voltam às ruas contra Raimundão

Os professores da rede pública municipal de Juazeiro do Norte voltaram as ruas da cidade, no último sábado, para exigir que o prefeito Raimundo Macedo não sancione a lei que altera o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores.

O projeto, proposto por Raimundão e aprovada pela Câmara, promove a redução de salário, aumento na carga horária e perda de outros direitos.

Nas ruas, os professores gritavam palavras de ordem e exibem cartazes com protestos. Além de desfilarem a foto de todos os vereadores que votaram contra os professores.

O trânsito ficou caótico, mas a manifestação seguiu de maneira pacífica. Na caminhada, os professores receberam o apoio de estudantes e outras classes de profissionais.

Chuva em Juazeiro denuncia a falta de Infra estrutura

Na madrugada de sábado para domingo, segundo a Funceme, a cidade recebeu uma chuva de 64 milímetros. Até aí tudo bem, já que, a quantidade é considerada normal para a época. O problema é que cada vez mais sem estrutura, Juazeiro tem aumentado o sofrimento dos cidadãos, principalmente, com alagamentos.

Os bairros Lagoa Seca, Vila São Gonçalo e João Cabral, foram os que mais sofreram com as águas que não encontram caminho em drenagens e correm livres por cima das ruas e invadem as casas.

Um ônibus da Empresa Lobo caiu dentro de um buraco no cruzamento das ruas Virgínia de Mendonça e Ozana Pereira. Segundo passageiros, foi uma noite de aflição para todos que estavam dentro do coletivo. Ainda manhã do domingo, o ônibus ainda estava no mesmo local.

São vários bairros da cidade que necessitam urgentemente de drenagem pluvial. Segundo moradores, às vezes, são os próprios esgotos que correm a céu aberto que alagam ruas prejudicando o acesso das pessoas as suas casas.

Na região do Cariri, a maior chuva ocorreu em Abaiara, onde foi registrado 82 mm. Outras precipitações aconteceram em Missão Velha com 81 mm, Crato (65), Caririaçu (49), Granjeiro (45), Barro (42), Lavras da Mangabeira (40), Farias Brito (35), Milagres (33), Mauriti (32), Ipaumirim (32), Jati (30), Aurora (25), Várzea Alegre (23), Assaré (17), Araripe (16), Antonina do Norte (13) e Altaneira com 11 mm.

(Informações e foto site Miséria)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Acordo entre prefeitura e Ministério Público cancela Juaforró 2013

O Ministério Público do Estado do Ceará (MP) e a Secretaria Municipal de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte firmaram na tarde dessa quinta-feira (20), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O termo cancela a maior festa junina da região do Cariri, o Juaforró.

O acordo foi feito entre as promotoras de Justiça Alessandra Magda e Juliana Mota; a secretária municipal de Cultura, Maria de Jesus Alves Bezerra; e a procuradora de Juazeiro do Norte, Mariana Gurgel.

O Município de Juazeiro do Norte se comprometeu a cancelar o Juaforró 2013, a partir de ontem, quinta-feira. Caberá ao município resolver questões como o pagamento dos shows já realizados; devolução proporcional dos valores pagos pelos donos de barracas e estacionamentos; devolver proporcionalmente os valores arrecadados com patrocinadores; e cancelar as licitações referentes ao Juaforró 2013.

Segundo nota da assessoria de imprensa da prefeitura, as representantes do MP consideraram para o TAC, questão como segurança pública, em razão da ausência de plano de segurança contra incêndio e pânico; além do clamor público na cidade que saiu às ruas para protestar.

Com o TAC, o Ministério Público não realizará o protocolo judicial da Ação Civil Pública, já preparada, referente à suspensão do Juaforró 2013. Em caso de descumprimento, será cobrada multa diária no valor de R$ 10 mil reais à secretária municipal de Cultura.

As promotoras resolveram agir depois de recomendar o cancelamento da festa, ainda, na manhã de ontem, após audiência pública; mas, que não foi acatada pela administração.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Carlos Macedo de volta a berlinda

Parece brincadeira, mas é verdade! Um total de nove contas do ex-prefeito de Aurora Carlos Macedo (PSB), referentes ao período de 2001 a 2008, duas gestões, serão votadas na Câmara pela terceira vez. A primeira em 2008, reprovou; mas, o ex-prefeito recorreu e conseguiu na justiça a anulação da sessão. Com a decisão, em 2012, Carlos Macedo teve as contas aprovadas pelo legislativo. A sessão foi bem tumultuada e o resultado muito comemorado. O problema é que a aflição de Carlos Macedo deve continuar, já que, a sessão foi novamente anulada, a pedido dos vereadores Chico Henrique (atual presidente) e Aderlânio de Macedo, e a Câmara vai se pronunciar novamente. Haja queda de braço e tapetão!

Caririaçu com previdência própria

A Câmara de Caririaçu aprovou no último dia 7, durante sessão ordinária, o Projeto de Lei do executivo, instituindo o regime próprio de previdência para os servidores municipais, o Prevca. O detalhe é que o projeto foi aprovado por unanimidade. Parece que, pelo menos, por um instante o tensionamento entre oposição e situação deu lugar a ponderação. O prefeito João Marcos (PMDB), deve sancionar a lei ainda esta semana. Segundo informações, o repasse deve cair de 22% para 12%. É economia para os cofres públicos. Esperamos que o dinheiro da sobra seja bem aplicado!

Enquanto isso...

...Em Caririaçu, o prefeito João Marcos ainda está às voltas com a incomoda lista dos municípios investigados pela Comissão do Desmonte do Ministério Público e TCM. No ceará são 28 municípios na lista.

...Em Milagres, os moradores do sítio São Tomé, andam se divertindo com o “Cine Pipoca”. Os moradores acompanharam no sábado (15), o longa “Gonzaga – De Pai para Filho”. A Iniciativa piloto é do site OKariri e várias empresas. Parabéns!

...Em Nova Olinda, o atual prefeito Ronaldo Sampaio, segue a tendência natural e já está se estranhando com o ex-prefeito Afonso Sampaio. O ciúme é relacionado ao poder ainda exercido dentro da administração por Afonso.

...Em Assaré, o prefeito Samuel Freire, está denunciando as irregularidades da última gestão ao Ministério Público e TCM. As rotas dos veículos escolares tinham um acrescimento de quase 50%. O caso já está sendo investigado.

...Em Jardim, continuam desconhecidas as causas do incêndio que destruiu os documentos da prefeitura. Entre os vereadores começa a surgir as primeiras avaliações de que pode ter sido criminoso.

Movimento Fora Raimundão leva 8 mil pessoas as ruas de Juazeiro do Norte

O movimento “Panelaço pela Educação e Fora Raimundão” juntou cerca de 8 mil pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar, nas ruas do centro de Juazeiro do Norte, na tarde dessa terça-feira (18). A concentração para a caminhada aconteceu em frente ao CERE, próximo ao 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), às 15 horas.

Os manifestantes, na sua maioria, estudantes; além de professores, sindicalistas, representantes de entidades de classes, e mais, mães e pais de alunos, desceram pela Rua São Pedro até a Praça Padre Cícero, com uma parada em frente a Praça da Prefeitura, onde gritaram palavras de ordem pedindo a renúncia do prefeito Raimundo Macedo.

O movimento pacífico foi convocado pelas redes sociais e tomou proporção nacional. Veículos como as revistas Veja e Isto É, Jornais Folha de São Paulo e O Estadão; e mais, os principais programas jornalísticos das redes Globo, Record e SBT, noticiaram o fato.

O movimento reivindicou ainda, a suspensão do JuaForró sob a alegação de “Se não tem dinheiro para educação, não deve ter para o festa”. Uma nova manifestação está marcada para o dia 28 deste mês com concentração na Praça do Giradouro, a partir das 16 horas.

Ao final do evento, reunidos em assembléia, foi formado uma coordenação para garantir a organização das próximas ações. Segundo a coordenação formada, as manifestações seguirão até que Raimundão volte atrás no Projeto de Lei que alterou o PCCR dos professores.

Raimundão acuado no Banco do Brasil

O ponto alto do evento aconteceu, quando por volta das 17h40min, o prefeito Raimundo Macedo, apareceu de surpresa nas proximidades ao Banco do Brasil e foi visto pelos manifestantes. Raimundão entrou no banco e não saiu mais. Uma verdadeira multidão, estimada em mais de 3 mil pessoas, acuaram o prefeito dentro agencia.

O policiamento foi reforçado e cerca de 90 homens da Polícia Militar (PM) e da Guarda Municipal, garantiram a segurança do prefeito que só conseguiu sair da agencia por volta das 23h25min.

Foram quase cinco horas de tentavas para a policia conseguir retirar o prefeito das dependências do Banco do Brasil. Raimundão saiu em uma viatura da Força Tática da Polícia Militar.

Na saída houve confronto e vários manifestantes passaram mal em conseqüência do uso de spray de pimenta, sendo que alguns foram contidos com uso da força física. A viatura que levou o prefeito ao Parque Padre Cícero, onde está sendo realizado o Juaforró 2013, foi apedrejada pelos manifestantes.

Segundo várias testemunhas, o apedrejamento foi motivado pelo aceno, seguido do sinal de positivo, feitos pelo prefeito na saída do prédio sob forte esquema de segurança.

A coordenação promete, ainda, nesse mês fazer manifestações na frente das casas de cada um dos 17 vereadores que votaram a favor, faltaram ou se retiraram da sessão da Câmara que aprovou o PCCR.

terça-feira, 18 de junho de 2013

TCM chega a Juazeiro para investigar caso dos professores

Técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) estão em Juazeiro do Norte desde a manhã dessa segunda-feira (17) e devem permanecer até a quarta-feira (19). Os técnicos estão visitando secretarias do município e conversando com a direção do Sindicato dos Servidores Municipais (Sisemjun) para colher informações relacionadas a denúncias de irregularidades na alteração do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores.

Durante o primeiro dia os técnicos foram a sede da Secretaria de Finanças e fizeram um primeiro contato com a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte (Sisemjun), no anexo da Câmara Municipal. Na manhã de hoje, terça-feira (18), houve uma reunião entre a equipe do TCM e representantes do Sindicato.

A promotora Alessandra Magda, membro da equipe do TCM, lembra que a justificativa do governo municipal para a alteração seria a lei de responsabilidade fiscal; mas, observa ainda que o executivo não faz a mesma referência na lei que altera o PCCR. “Buscaremos o real motivo sobre para a mensagem enviada pelo executivo e aprovada pela Câmara Municipal”, disse.

Nos outros dois dias secretarias como Educação devem ser visitadas pelos técnicos que produzirão relatório sobre a visita. A matéria se transformou em uma grande polêmica e ganhou repercussão na imprensa nacional como uma decisão negativa.

A presidente do Sisemjun, Mazé dos Santos, não foi encontrada para comentar falar sobre a reunião, mas o sindicato divulgou que já entrou na justiça com mandado de segurança preventivo para evitar que sejam descontados os dias de greve no salário dos servidores no mês de junho.

Greve do Crato acaba e prefeito vence queda de braço com o presidente do Sindicato

Depois de um grande movimento pelas principais ruas do Crato, nessa segunda-feira (17), os professores da rede pública municipal, devem anunciar o fim da greve no município. A articulação aconteceu sem a presença do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Júnior Matos.

A ausência do presidente foi uma condição do prefeito Ronaldo Matos por considerar que Júnior Matos acabava por atrapalhar a negociação. O prefeito não quis se aprofundar sobre o assunto, mas existe a especulação de que questões pessoais do representante sindical teriam atrapalhado a negociação.

A decisão do fim da greve deve ser ratificada por assembléia, mas a comissão composta por sete professores, entre membros da direção do Sindicato e outros professores da base, saíram da reunião com o prefeito Ronaldo Matos (PMDB), logo após a manifestação, satisfeitos com a proposta feita pelo município e já se pronunciando pelo fim da greve.

O prefeito Ronaldo Matos ofereceu 5% de aumento a partir de 1º de junho, além dos 8% já efetivados como reajuste, e mais 5% para 1º de janeiro de 2014. Segundo informações de membros da comissão o resultado superou a expectativa. A tendência é de aprovação maciça da proposta.

A greve deflagrada a menos de uma semana, conseguiu paralisar, segundo informações da secretaria de Educação, apenas 17% dos professores e não chegou a atrapalhar significativamente o calendário do ano letivo.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Raimundão perdeu a paciência em Morada Nova

Raimundão andou muito perto de relembrar o que aconteceu anos atrás, no então bairro Mutirão, quando foi acusado de esbofetear uma moradora. É que na sexta-feira, durante encontro do PMDB em Morada Nova, ele acabou perdendo a paciência com a editora de política do Jornal Aqui Ceará, Kiara Aires. A jornalista perguntava sobre a situação de desgaste com a aprovação das alterações do PCCR dos professores. Para não perder de vez o controle, o prefeito disse que não tinha mais nada discutir e forçou a saída do meio dos muitos radialistas e jornalistas presentes. Foi preciso usar a força para se livrar da, quase, multidão de comunicadores. Raimundão anunciou uma coletiva nessa terça-feira (18) para explicar a situação. É bom não forçar muito a barra!

Cledmilson no ritmo da contradição

Durante a sessão relâmpago da Câmara de Juazeiro do Norte, na última quinta-feira (13), O vereador Antônio Cledmilson (PSD), chamou atenção com um pequeno pronunciamento onde reclamou dos donos das fábricas de calçados que, segundo ele, estão demitindo em escala preocupante. Até aí tudo bem, já que, o vereador tem uma vida como presidente do sindicato. O problema é que o mesmo Cledmilson, jogou ao chão toda sua história sindical quando votou contra os professores na sessão da Câmara que retirou direitos e reduziu salários.  Para muitos, foi uma tentativa de resgatar um pouco da credibilidade perdida.

Júnior Matos atrapalhando

O presidente do Sindicato dos Servidores do Crato, Júnior Matos, está mais atrapalhando que ajudando na negociação com a prefeitura cratense. A afirmação começa a surgir no meio da própria base dos servidores. O prefeito Ronaldo Matos tem reiterado que enquanto o sindicalista estiver à frente da negociação não senta com a classe. Indagado sobre os motivos, ele diz que tem disposição para subir o patamar dos 8%, já dados, mas o presidente tem questões pessoais acima dos interesses dos servidores que não dá para atender. Para muitos a retirada de Júnior Matos das negociações é a solução para o problema. Vamos ver até vai a humildade de Júnior Matos.

As agendas de Júnior Matos

Além da correria para manter e organizar a greve dos servidores do Crato, o presidente do Sindicato, Júnior Matos, tem se encontrado, sistematicamente, um dia por semana, com o ex-prefeito Zé Adega e o deputado estadual Sineval Roque. Claro, o teor da conversa é desconhecido. Mas, na última semana Júnior deu uma esticadinha e se encontrou, também, com o ex-prefeito Samuel Araripe, que estava em visita ao Crato. Os comentários são de que foi apenas um momento para matar saudades dos velhos tempos. O problema é se Zé Adega e Roque não acreditarem nessa saudade.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Raimundão pode ser proibido de entrar nos Estados Unidos por crime de sonegação

Integrante da comitiva de prefeitos da Região Metropolitana do Cariri que viajaram aos Estados Unidos, no último fim de semana de maio, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), acabou sendo detido na alfândega de Atlanta, Estados Unidos, com US$ 10 mil não declarados.

O prefeito Raimundão foi detido na alfândega pelo Federal Bureau of Investigation, a Polícia Federal dos Estados Unidos e, segundo informações, foi solto cerca de duas horas depois graças a intervenção do secretário das Cidades do Estado do Ceará, Camilo Santana.

O destino da comitiva era Washington, capital dos Estados Unidos, para participar de um Seminário Internacional sobre Gestão de Resíduos Sólidos. O evento, realizado pelo Banco Mundial, foi voltado para o projeto do Aterro Consorciado do Cariri, o primeiro do Nordeste.

A situação, vexatória, para toda a comitiva brasileira, deve ser pior para o Raimundão. Mesmo sendo liberado para seguir viajem, o prefeito juazeirense teve contra si a abertura de processo onde terá que explicar a origem do dinheiro encontrado em seu poder. Caso seja julgada procedente a acusação de sonegação de imposto, Raimundão pode perder o visto e ser proibido de entrar nos Estados Unidos.

No Brasil, Raimundão pode ser investigado por suposto crime de evasão de divisas. Caso seja instaurado processo investigativo, o prefeito deve ser investigado pelo
Ministério Público Federal. Sobre o assunto, o prefeito Raimundo não divulgou nenhuma nota explicando o fato e não foi encontrado para comentar por estar em viajem a Europa.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Manobra adia depoimento das testemunhas no processo de cassação de Raimundão


O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), acusado de compra de voto na eleição de 2012, quando foi eleito para o seu segundo mandato, conseguiu na segunda-feira (03), adiar o depoimento das testemunhas no processo contra a expedição do seu diploma eleitoral. A audiência foi anunciada cerca de cinco dias antes, as testemunhas, e a agenda do prefeito só foi conhecida na véspera da viajem a Europa.

As testemunhas souberam do adiamento ao chegar ao Fórum Eleitoral, na segunda-feira, às 8h00, hora marcada para os depoimentos. O pedido de adiamento foi feito pelo advogado de defesa, Paolo Gurgel, sob a alegação de que o acusado tem o direito a estar presente aos depoimentos, mas que estava impossibilitado devido a viajem oficial.

As testemunhas de acusação, quatro no total, devem ser ouvidas no próximo dia 3 de julho, também às 8h00, agora com a presença do prefeito Raimundo Macedo. A juíza da 28ª Zona Eleitoral, Maria Nadir Papaleo, responsável pela oitiva, deve atrasar a conclusão dos trabalhos que tinha um prazo legal de cerca de 50 dias para voltar ao Tribunal Regional Eleitora (TRE). O processo está em Juazeiro há mais de 30 dias.

No processo, impetrado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Juazeiro do Norte, Raimundão responde a Recurso Contra Expedição de Diploma, com base na alegação de que no dia 07 de outubro, dia da eleição municipal, dezenas de pessoas foram apreendidas em uma casa do bairro Antônio Vieira, com títulos eleitorais e santinhos (propaganda) grampeados a notas de R$ 10, R$ 20 e R$ 50 reais. O material apreendido pela Polícia Federal (PF) se encontra aos cuidados da Justiça Eleitoral, no Cartório Eleitoral de Juazeiro do Norte.

No local, foram apreendidos, ainda, comprovantes de residência de eleitores em poder de militantes das campanhas de Raimundo Macedo e do, então candidato a vereador, Capitão Vieira Neto. Além dos documentos, foram anexados ao processo, vídeos e o testemunho de dezenas de pessoas que, segundo informações da época, afirmaram ter sido aliciadas para votar no, então, candidato Raimundo Macedo.

O prefeito Raimundo Macedo responde, ainda, um segundo processo de Impugnação de Mandato Eletivo. Esse processo corre em segredo de justiça. Caso sejam julgados procedentes, ambos os processos, podem cassar o mandato do prefeito Raimundo Macedo e do vice Luiz Ivan.

Usina de Barbalha de volta

Quem deve voltar ao cenário industrial do Cariri, segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, é a Usina de Açúcar, Manoel Costa Filho, em Barbalha. É que em nome do Governo do Estado a agencia comprou a Usina no leilão judicial que aconteceu na sexta-feira (07), no auditório da Caixa Econômica Federal, em Fortaleza. A usina foi arrematada por R$ 15 milhões e 480 mil. A usina está desativada desde 2004, quando foi fechada ao decretar falência. Para colocar a empresa de volta aos trilhos, o governo fala num investimento de aproximadamente R$ 36 milhões. A aposta é alta e arriscada, mas se der certo pode significar mais um motor no desenvolvimento da região. Vamos esperar!

Jati no Serasa

“Seria cômico se não fosse trágico”. Essa é a definição para o que está acontecendo no município de Jati. É que existem denúncias de que prefeitura, governada pela prefeita Maria de Jesus Diniz Nogueira, a Neta (PR), está efetuando pagamentos, inclusive, a funcionários da saúde com cheques sem fundo. O caso aconteceu com um dentista que ainda não ressarcido pelo calote. Os funcionários riem da situação e afirmam ser a primeira vez que o fato acontece. Mas, a coisa pode piorar. A falta de fundo nos pagamentos ocasionou a inclusão do CNPJ da prefeitura no SERASA, ou seja, a prefeitura está negativada. Parece brincadeira, mas é verdade!

Guardas sem formação em Milagres

Os seis Guardas Municipais que assumiram recentemente no município de Milagres, convocados por força de liminar, estão trabalhando sem ter passado pelo curso de formação, exigido para a função. A formação de 480 horas é prevista para a matriz curricular. Os concursados fazem várias denúncias como trabalhar sem uniforme e sem instrumento de trabalho. Além disso, eles reclamam de estar trabalhando na Zona Rural como guarda noturno, o que, para eles se configura como desviu de função. A reclamação é que não são vigias. Será retaliação por terem entrado na justiça para serem chamados? Esperamos que não e as reclamações sejam ouvidas. São justas!

Penaforte na mesa de negociação

Seguindo a máxima de que "é conversando que se entende", o prefeito de Penaforte, Luis Celestina e os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penaforte (SINDISFORTE), se reuniram na última semana para analise da pauta de reivindicações da categoria para este ano. Foram debatidos retorno da licença-prêmio; redução de um terço da jornada do magistério para atividades extraclasse; combate ao assedio moral; adicional de insalubridade, Anuênio e adicional noturno; reforma do estatuto dos servidores; entre outros. O prefeito anunciou que até o final do seu mandato todos os direitos dos servidores serão assegurados. É assim que se fala!

Barro de olho nos aviões

De olho em uma demanda cada mais crescente no Cariri, a prefeitura de Barro está reformando a pista de pouso da cidade. Ou seja, Barro sonha, num futuro, com um aeroporto regional. O anúncio da restauração da pista foi feito na última semana e o prefeito Neneca Tavares ressaltou a importância de se estabelecer ações do tipo. Na verdade, o que ele quer é atender aquele lado do Cariri que se desloca constantemente ao Juazeiro para viajar mais rápido. A ideia é um aeroporto segmentado e condicionado. Para tanto, está sendo feita articulação junto Governado do Estado para operacionalização das ações. Surge uma concorrência para o Juazeiro?

Mauriti debate ausências na justiça

A Câmara de Mauriti debateu na semana passada, as ausência de juiz, promotor e defensor público titular no município. A audiência pública focou o tema “Justiça: Importante para a Cidade, Necessária para o Povo”, e contou com as presenças de todos os vereadores; da promotora Juliana Silveira Mota, que responde pela Comarca de Mauriti; do presidente da OAB Cariri, Cláuver Rennê Luciano Barreto; além de secretários, assessores municipais, advogados e representantes da sociedade civil organizada. Mauriti está há três anos sem juiz titular e há dois sem defensor público. A autora da solicitação para realização da audiência foi a Vereadora Evânia Cartaxo. O debate é justo e necessário!

Enquanto isso no Cariri...

... A Câmara de Milagres não aprendeu a lição de Juazeiro e aprovou a Lei da Preguiça. Os vereadores do município terão 120 dias de recesso parlamentar por ano. Já é lei!
... A secretária de Cultura de Caririaçu, Wiliana Morais, anuncia algumas mudanças na Festa de São Pedro 2013. Entre elas, a duplicação do espaço festivo. A novidade deixou os artistas regionais bem animados.
... Os novos prefeitos se preparam para prestar contas dos 200 dias de governo. O final de junho será mais uma vez motivo de divulgações massivas das ações dos novos governantes. A expectativa é que os problemas tenham diminuído.

domingo, 9 de junho de 2013

Juazeiro-CE: Votação do PCCR acaba com derrota dos professores e Câmara sitiada

Terminou na quinta-feira (06), o longo e desgastante processo em que tramitou o projeto que altera o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores de Juazeiro do Norte. Com apenas quatro votos contrários, a Câmara rejeitou, em duas sessões, todas as emendas propostas e aprovou o projeto na integra.

O projeto de autoria do executivo retira direitos, promove redução salarial e aumenta a carga horária; além de sugerir que os professores readaptados ou afastados por motivos de doença, percam o adicional de regência de classe, ou seja, 40% a menos do salário.

O dia deve ficar marcado pela contundência com que agiu a polícia e a firmeza com que protestaram os professores. Durante a apresentação e votação das emendas e do parecer da Comissão de Constituição e Justiça, os manifestantes não pararam de gritar palavras de ordem e fazer apitasso.

Na tentativa de controlar os ânimos e evitar o confronto, os policiais usaram spray de pimenta, o que, acabou ocasionando desconforto e muitas pessoas tiveram que ser retiras do local, inclusive, a vereadora Mara Torres (PPS) que passou mal.

Após a votação, uma verdadeira multidão continuou em frente a Câmara e na rua São Pedro, proximidades à espera dos vereadores favoráveis ao projeto. Ovos e gritos de traidores e quadrilha, não faltaram. Depois de ficar sitiados, por quase três horas, os vereadores conseguiram deixar as dependência do prédio escoltados e protegidos pelos escudos dos policiais.

O clima de guerra ocasionou revolta, choro e discursos embasados na continuação da luta. Para o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro (Sisejun), Marcelo Alves, o que aconteceu foi um ataque aos direitos dos servidores. Segundo Marcelo, a partir do resultado da votação, o sindicato vai se organizar para criar estratégias para impulsionar a greve e tentar demover a administração da ação que afeta toda a educação pública de Juazeiro.

Como avaliaram os vereadores
O presidente da Câmara Antônio de Lunga (PSC), disse que apenas fez o que deveria ser feito na sessão passada e foi suspensa por falta de segurança. Quanto as reclamações dos vereadores contrários ao projeto de não havia condições de debate sobre o tema, o presidente afirmou que existiam plenas condições e que os vereadores não quiseram debater, por estarem prestando atenção na platéia.

Para Gledson Bezerra (PTB), a votação foi atropelada, e o que fica é a perda irreparável para a sociedade. A vereadora Rita Monteiro, considerou o tratamento da polícia um desrespeito aos professores e aos vereadores.

Tarso Magno (PR) lamentou a impossibilidade para defender e/ou justificar as emendas, já que, com o resultado, segundo seu entendimento, os educadores de Juazeiro do Norte saem perdendo.

O vereador Cláudio Luz, considerou a votação absurda porque não existia condições para fazê-la. Para o vereador, a questão do ataque a educação não é só o projeto e, sim, o fechamento de escolas, merenda escolas que não chega aos alunos. O vereador desabafou fazendo a defesa da anulação da sessão pelo judiciário, já que, segundo ele, a sessão não obedeceu o regimento interno.

Os vereadores que a favor do projeto não quiseram se manifestar. Já os opositores, devem conversar para encaminhar à justiça pedido de anulação da sessão. O mesmo deve acontecer com o sindicato.

Como votaram os vereadores
Contra: Cláudio Luz, Tarso Magno, Gledson Bezerra e Rita Monteiro.

A Favor: Ronnas Motos, Antônio Cledmilson, Sargento Firmino, Sargento Nivaldo, Danty Benedito, Claudionor Mota, Bertran Rocha, Capitão Vieira, Zé de Amélia Júnior, Preto Macedo, Adauto Araújo e Didi de Amarílio.

Se retiraram: João Borges, Mara Torres (passou Mal) e Zé Ivan Leiteiro.

Faltou: Darlan Lobo.

OBS: O presidente da Casa só vota em caso de empate.

Saúde de Juazeiro com atrasos no adicional noturno e denúncias de assédio moral

Calamidade! Essa é a definição para situação em que se encontram os profissionais que atuam como técnicos e auxiliares de enfermagem de Juazeiro do Norte, em especial no Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes.

São denúncias de atrasos no recebimento do adicional noturno, que não é pago desde janeiro de 2013; redução de folgas; sobrecarga de trabalho e, ainda, no caso do Maria Amélia, Assédio Moral. O atraso no pagamento do adicional noturno atinge todos os hospitais da rede municipal.

Além disso, os profissionais reclamam que em 2013, ainda não tiveram reajuste salarial. A situação abrange tanto contratados, quanto concursados, e estaria motivando alguns profissionais, principalmente enfermeiros (as), a pedirem demissão.

Sobre a situação de atraso do adicional noturno, a direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte (Sisemjun), disse que está recebendo as cópias dos contracheques para fazer a denúncia junto à justiça. Segundo a presidenta do Sindicato, Mazé dos Santos, é preciso que os profissionais procurem o sindicato com urgência para que tenham garantido os direitos, negados pela administração Raimundo Macedo.

Ainda, sobre a situação de atraso do adicional, a secretária interina da Saúde, Roberta Sampaio, disse que tomou conhecimento de algumas situações que mereciam uma atenção maior, dentre elas o atraso no adicional noturno. Além do adicional a secretária destacou ainda que alguns profissionais estavam sem receber horas extras desde o início do ano.

Para a resolução do problema a secretária ressaltou que, de posse das informações, procurou o prefeito. Segundo Roberta, o prefeito desconhecia o caso; mas, de imediato, autorizou o pagamento dos atrasados. "O caso já foi enviado ao setor de pessoal e tudo deve ser colocado em dia ainda na folha do mês de maio", disse Roberta, ressaltando que no caso de ficar sem receber, o profissional deve procurar o departamento de pessoal da Secretaria.

Denúncia de assédio moral
Com a mudança da emergência pediátrica do Hospital São Lucas para o Hospital Infantil Maria Amélia, ocasionou inúmeros transtornos aos profissionais. A mudança aumentou a demanda, mas não proporcionou o aumento do quadro funcional, o que, tem sobrecarregado a equipe do Maria Amélia. Existe a denúncia de que muitos profissionais estão ficando doentes devido às cobranças excessivas.

Uma das técnicas do Maria Amélia, que prefere manter sua identidade preservada, por medo perseguição, disse que não aguenta mais e chega a sair dos plantões chorando devido o assedio moral e a sobrecarga. Aos que procuram a coordenação de enfermagem para reclamar sobre a situação, é respondido que: "quem não aguentar peça para sair". A coordenadora alega não poder fazer nada. Ainda, segundo a denunciante, não existe diálogo entre coordenação e corpo funcional.

Sobre a denúncia de Assédio Moral, a secretária disse que vai apurar o caso. "Vou chamar o diretor do hospital, já que acontece dentro da unidade, para que ele apure o caso e depois daremos as devidas explicações à imprensa e a sociedade," disse.

Segundo a denunciante, já foi pedido uma reunião com a coordenação para resolver a situação sem a necessidade de levar o caso à secretaria, mas a coordenadora se recusou, com o argumento de que nenhum daqueles, que estão ali, são seus funcionários.

Outra denúncia é de depreciação do patrimônio público por falta de manutenção. Segundo os profissionais, além da má conservação do prédio, são encontrados, constantemente, baratas e escorpiões nas dependências do hospital.

Angustia na Saúde de Tarrafas

Parece até brincadeira, mas é verdade! A prefeitura do município de Tarrafas e o Ministério Público do Estado do Ceará firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), ainda em outubro de 2011. O acordo foi firmado após denúncia do Conselho Regional de Medicina (CREMEC-CE) apontando irregularidades no Hospital Municipal. Segundo o relatório do Cremec, era preciso fazer melhorias urgentes na Casa de Saúde Nsa. Sra. das Angústias, até dezembro do mesmo ano. Entre as exigências estavam a aquisição de um simples desfibrilador cardíaco. Constrangedor! Mas, o problema é que já estamos em 2013 e, até agora, nada foi feito. Além da situação clínica, se não houver uma intervenção urgente o prédio vai cair graças às muitas infiltrações. Os rebocos e forros já começaram a vir a baixo. É urgente!

Mauriti correndo atrás

A secretária de Agricultura de Mauriti esteve, na última semana, em Fortaleza, literalmente correndo atrás de projetos de assistência para o combate a seca no município. Aparecida Bernardo percorreu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), a Defesa Civil do Estado e o 23º Batalhão de Caçadores do Exercito Brasileiro. Entre as reivindicações a Operação Carro Pipa, liberação de projeto já em andamento e perfuração de poços profundos. A secretária estava na companhia do ex-prefeito Isaac Júnior e, pelo que se soube, voltou bem animada com as promessas. Se tudo der certo, quem ganha é o agricultor!

Brejo Santo debate a transposição

A prefeitura de Brejo Santo, através da Secretaria de Saúde em parceria com a CMT Engenharia Ambiental realizou, no dia 29 de maio último, um encontro para discutir os impactos e as potencialidades da Transposição do Rio São Francisco no município. No encontro estiveram lideranças comunitárias, agentes comunitários de saúde, além de profissionais da saúde e educação, todos que convivem com as comunidades que devem ser atingidas. Eles assistiram a palestras informativas sobre os impactos sociais e as alterações causadas na vida das populações que residem nas localidades. Ainda devem acontecer mais dois encontros e um grande seminário de âmbito regional sobre o mesmo tema. O debate é necessário!

Enquanto isso no Cariri...

... No município de Potengi alunos da rede pública municipal, tiveram que pular de um veículo em movimento. O ônibus escolar faltou freio em rua próxima ao centro e o pânico foi geral. Nada de grave aconteceu, mas não se pode depender sempre da sorte!

... Em Jardim o prédio que guardava os documentos da prefeitura pegou fogo. Até aí apenas uma fatalidade. O problema é que o local dividia parede com outros estabelecimentos e foi o único a queimar. Detalhe não tinha energia elétrica no prédio. Estranho!

... O presidente da Câmara de Aurora, vereador Chico Henrique (PMDB), anunciou que a casa deve passar por reformas em breve. Ele usou o prestigio do deputado estadual Daniel Oliveira e do senador Eunício, ambos do PMDB, para conseguir R$ 200 mil para a causa. A casa ganhará um 1º andar e os parlamentares gabinetes. Pra pensar!

... Em Caririaçu, a administração demonstra uma surpreendente preocupação com o atendimento ao público. Digo surpreendente, já que, ninguém se importa. Mas, na última semana, aconteceu o 1º módulo do curso que abrange atendimento ao público e marketing de relacionamento. A iniciativa é boa e o povo agradece!

... Quem recebeu R$ 500 mil para realização de Reveillon, Feira de Agronegócio e Festivais de Quadrilhas e Violeiros, entre os anos de 2009 e 2011, foi o município de Farias Brito. O detalhe é que nenhuma dos convênios, todos com o Ministério da Cultura, foram aprovados. Ainda estão em análise. Vamos esperar!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Incêndio destrói documentos da prefeitura de Jardim

Um incêndio destruiu grande parte dos documentos oficiais da prefeitura do município de Jardim, no domingo (26). O fogo que começou por volta das 14 horas, foi controlado por populares até a chegada da viatura do Corpo de Bombeiros por voltas das 17 horas.

A sala de aproximadamente 50 m² fica na Av. Wilson Roriz, s/n, próximo ao Estádio Municipal Wilson Roriz e divide parede com outros empreendimentos que não pegaram fogo. Um dos fatos que chama atenção é que a sala não tinha energia elétrica.

O espaço guardava documentos da administração desde sua fundação. Na sala estavam as informações e cadastros de funcionários públicos, convênios federais e estaduais, além de outros documentos de várias naturezas. Entre alguns dos problemas previstos com o incêndio, os funcionários que estivem próximo de se aposentar terão dificuldades, já que, seus arquivos foram perdidos.

O promotor Fábio Argolo, pediu a abertura do inquérito. Na segunda-feira (27), o inquérito policial foi aberto e o caso está a cargo da polícia técnica que investiga as causas do incêndio.

O Cariri e os grandes eventos

No caminho de se consagrar um roteiro de grandes eventos, o Cariri assiste nesse meio de ano a eventos já consagrados e outros que ainda prometem. No Crato, acabamos de presenciar a Expo São João e estamos a espera da Exproaf, a festa do homem do campo; isso, sem falar na ExpoCrato, a mais consagrada de todas. No Juazeiro, a ansiedade é pelo Juaforró; e na Barbalha já começou a Festa de Santo Antônio, reconhecida pela Assembleia a maior do Ceará. Os eventos são passarela para políticos e terreno fértil para especulações e críticas. Nesse ano o alvo preferencial é o Juaforró e a Festa de Santo Antônio. Na Barbalha, até o último momento, ainda, falava-se em festa sem palco; já no Juazeiro, ainda, há quem duvide da realização do Juaforró, mas a prefeitura já anunciou atrações. As verdades só o tempo dirá. Vamos esperar!

Mais um Diário Oficial em Barbalha

O município de Barbalha já tem mais um Diário Oficial. A boa iniciativa é da Câmara de Vareadores. O veículo de comunicação oficial está estampado com destaque no site da casa legislativa e tem organização do Centro Integrado de Educação e Cultura (CIEC). No ar desde meados de maio, o Diário traz projetos aprovados, emendas a lei orgânica, requerimentos dos parlamentares, medidas provisória, decretos e outros. A medida deve servir de exemplo para outras Câmaras da região do Cariri. A democratização de informações oficiais fortalece a saúde da nossa democracia.

sábado, 1 de junho de 2013

Roque de volta a cena eleitoral

Parece que depois de tanto tempo sumido do cenário político do Cariri, o deputado estadual Sineval Roque, resolveu dar as caras. Ele usou a tribuna da Assembleia na Terça-feira (28) para falar de “alguns dos seus projetos”. Entre os projetos defendidos pelo deputado está a construção de mais algumas estações, implantação de Bilhete único para Crato e Juazeiro do Norte, um desvio e um campo de futebol em Dom Quintino. A questão não é a necessidade das ações. O que se questiona é porque só agora. Roque ficou todo o mandato sem atuação e agora com a proximidade das eleições começa a requerer projetos, vale salientar, bem pequenos para um aliado de primeira hora do Governo do Estado. Difícil é engolir!

A raiva de Zé Adega

O ex-prefeito do Crato, Zé Adega, de volta ao cenário político graças ao seu veículo de comunicação, já que, por mérito político não tem mais interferência nenhuma na princesa do Cariri, está as turvas com o atual prefeito Ronaldo Matos. Comenta-se nos bastidores que Zé Adega queria influencia no governo, coisa do tipo: comando da secretaria de Saúde, o que, não conseguiu. Apoiadores de primeira hora de Ronaldo consideram a vontade de Zé Adega, um afronte, já que, ele apoiou o último colocado na eleição, o deputado Sineval Roque, que vale salientar, muitos acreditam ser o mentor da discórdia para tirar proveito na eleição do próximo ano. Ou seja, a oposição de Zé Adega, pode obedecer às vontades de Sineval Roque. Vá entender a disputa pelo poder!

ONGs na mira TCM e MP do Ceará

Uma concorrência mais que desleal. Assim pode ser definida a invasão das ONGs (Organizações Não Governamentais) nas licitações dos municípios do Estado do Ceará. O problema é que elas se denominam sem fins lucrativos, mas se aventuram em contratos milionários de comunicação, obras públicas e outros. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público (MP), através da Promotoria de Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP) já estão alertas à prática. Há denúncia de que elas existem apenas para jogar o valor do serviço para baixo, com o fim de extorquir dinheiro de empresas que querem realmente fazer o trabalho. Extorsão é crime e cadeia é a solução. Simples assim!

PL do PCCR: entre mortos e feridos

Beirou a irresponsabilidade a atitude dos vereadores faltosos na reunião pedida pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte, na quarta-feira. 16 dos 21 parlamentares, não quiseram ouvir o que pensam os professores, afinal, não é o salário deles que está em jogo. É a velha máxima: “no... dos outros é refresco”. Agora é bom lembrar que nessa história, com roteiro de terror para os professores, não existe vencedores. A proposta vai passar! E não acredito que as emendas vão surtir o efeito necessário. Ou seja, nesse momento perdem os professores; mas, na volta que o mundo dá, vem 2016. É trabalhar para não esquecer os traidores dos trabalhadores. Enquanto 2016 não chega, os professores aguardam um milagre na votação da próxima terça-feira.

Raimundão e o fogo amigo

Além dos críticos de plantão – Cláudio Luz, João Borges e Darlan Lobo – o prefeito Raimundo Macedo, tem enfrentado o chamado fogo amigo. Nas últimas sessões o vereador Bertran Rocha tem sido um calo nos pés do líder do governo, vereador Nivaldo Cabral. Num de seus últimos pronunciamentos, Bertran pediu literalmente a cabeça da secretária de Educação. Segundo ele, a secretária fecha escolas porque não conhece a realidade da zona rural por estar mais preocupada com sua maquiagem e com sua cadeira no gabinete. Ele criticou, também, o fato de profissionais serem admitidos num dia e demitidos no outro. Outra que sempre dá suas beliscadas e a vereadora Mara Torres. Se Raimundão entendesse o recado, já teria demitido os secretários de Infraestrutura e Meio Ambiente. Sobre a atitude, é fácil entender: deve estar faltando alguma coisa para eles dentro do governo.