sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Agenda dos candidatos para 31 de agosto


Crato

Ronaldo Matos (PMDB)
Pela manhã, a partir da 8h30, o candidato do PMDB fez visitas as localidades de São Francisco e Genipapo. À tarde não haverá agenda de campanha. À noite (19h00), faz comício na Vila Padre Cícero. Às 21h00, participa das festividades de São Raimundo, no Sítio Juá.

Sineval Roque (PSB)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PSB, fez visitas no Bairro Independência. À tarde (17h00), faz reunião no Bairro do Seminário. À noite (20h00), participa de Leilão de Nossa Senhora da Penha.

Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 9h00, o candidato do PT fez panfletagem no Bairro Pinto Madeira. À tarde (16h00) faz caminhada na Vila Novo Horizonte, no Parque granjeiro.

Juazeiro do Norte

Raimundo Macedo (PMDB)
Pela manhã, o candidato do PMDB não teve agenda de campanha. À tarde (17h30), faz carreata, seguida de caminhada e comício no bairro Franciscano, com concentração no comitê central, na Rua Rui Barbosa, 87.

Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã, o candidato do PSOL fez visita aos permissionários do Mercado do Pirajá. À tarde (17h00) faz gravação para o programa eleitoral.

Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT fez visitas Bairro Tiradentes. À tarde (17h30), faz caminhada no Bairro Tiradentes, com concentração na Rua Radialista Coelho Alves com Rua Ezequiel de Almeida. À noite (19h00), faz reunião política no Bairro Pirajá, na Avenida Ailton Gomes, 1420. Às 20h00, faz reunião política no Bairro Pirajá, na Rua Coronel Antônio Fernandes, 412.

Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com). 

Ainda repercute vaia sofrida por Arnon e Roberto Celestino na solenidade de inauguração das casas do “Minha Casa, Minha Vida”


Destacada pela imprensa na tarde de ontem, quinta-feira (30), ainda repercute pela cidade a vaia e as acusações de traidores dirigidas ao deputado federal Arnon Bezerra (PTB) e o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino (PSB).

Os dois foram vaiados, freneticamente, desde a recepção ao presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, no Aeroporto Regional, até a solenidade de inauguração do Condomínio Tenente Coelho I, II, III e IV.

A solenidade, que aconteceu no próprio condomínio, às 11h00, e contou ainda com as presenças dos deputados federais José Guimarães (PT) e Manoel Salviano (PSD), além do deputado estadual Camilo Santana (PT), teve um clima tenso, principalmente durante a fala do deputado Arnon. Em resposta as vaias e aos protestos de traidor, Arnon observou que as vaias já foram maiores é que estão ficando mais fracas com o tempo.

Chamado de traidor, Celestino não revidou. Falou um pouco sobre o aeroporto e desistiu do discurso, entregando-o, a parte escrita, ao presidente da Caixa.

Faltou humildade

Acredito que a frase que resume a atitude do deputado Arnon Bezerra é “falta de humildade”. Ele cometeu um erro de avaliação, primeiro ao ir à solenidade, e depois em revidar os protestos.

Sobre a sua ida, era altamente desnecessária. Primeiro porque não teve qualquer participação no projeto e depois porque tem se colocado como critico sistemático do prefeito Santana. Qualquer um poderia analisar que a obra, inegavelmente, sendo mérito do governo Santana, teria grande participação de militantes e entusiastas do prefeito.

No seu discurso, Arnon disse ainda: “Eu reconheço a participação dos poderes estadual e federal, mas o municipal só em parte.” O que se percebe é um rancor pessoal do deputado ao atual prefeito. É a velha história do pragmatismo do poder: em Brasília, onde precisa, morre de amores pelo PT, mas em Juazeiro, onde não teve espaço, odeia o PT.

Quem perde com isso é a cidade que deixa de ter um aliado a mais para encaminhar suas demandas. Arnon nos últimos quatro anos trouxe poucos ou quase nenhum recurso para Juazeiro. Talvez aí a explicação para os reclames de que ele não representava Juazeiro.

Roberto Celestino foi mais coerente e não revidou. Como sempre falou sobre o aeroporto, e mesmo com um discurso deslocado para o momento, acabou desistindo e entregou a parte escrita do discurso nas mãos do presidente da Caixa. Celestino foi coerente em não revidar, mas faltou uma melhor avaliação. Estamos em plena campanha eleitoral e apesar de ser vice-prefeito da administração Manoel Santana, atualmente, apoia o candidato da oposição Raimundo Macedo. Não era tão difícil prevê a vaia e os gritos de traidor.

Certo mesmo, desse episódio, é que os dois saíram desgastados e poderiam ter evitado tal situação.

Assaré-CE: Justiça Eleitoral impugna chapa apoiada pelo prefeito


O juiz da 18ª Zona Eleitoral, José Mauro Lima Feitosa, impugnou a chapa majoritária, encabeçada pelo candidato a prefeito Cícero Paiva (PSD) e pelo vice Edson Silva (PHS). Os candidatos fazem parte da coligação “Para Assaré não parar de crescer,” apoiada pelo atual prefeito Evanberto Almeida (PSD).

Na sentença do dia 3 de agosto, o juiz reconheceu a inexistência de qualquer empecilho à candidatura de Cícero Paiva, mas decidiu pelo indeferimento da chapa, por entender que o candidato à vice não está apto, com base nas prescrições do art. 36, parágrafo 2º, c/c atrs. 50, 67 e 68, todos da mesma Resolução TSE nº 23.373, que trata da Lei da Ficha Limpa. Mesmo com a possibilidade de substituição do candidato a vice, a chapa encaminhou recurso pedindo o deferimento da chapa como está.

Dentro do mesmo critério, a Justiça Eleitoral no Ceará, já indeferiu outras 50 chapas concorrentes ao cargo de prefeito e vice, além de mais de 300 candidaturas a vereador. A maioria dos candidatos a prefeito que teve o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é formada de ex-prefeitos que tiveram suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Time de ex-prefeitos

O mais interessante é que a grande maioria dos candidatos indeferidos pela Justiça Eleitoral são ex-prefeitos. Estão na mesma situação, além de Assaré, ex-prefeitos de General Sampaio, Cedro, Trairi, Aracati, Baixio, Barroquinha, Granja, Guaramiranga, Ubajara e outros.

A questão é: porque esses candidatos entram na disputa sabendo da possibilidade de serem impugnados. Ora, se eles já tiveram contas rejeitadas pelo TCM, na primeira administração, o que pode esperar o eleitor de um candidato desses? A probabilidade é que ele cometa o mesmo erro. Já destaquei é volto a dizer: porque esses candidatos não resolvem suas vidas com a justiça para depois se candidatarem? Com a insistência, eles dão a clara demonstração da certeza da impunidade. Ou seja, como alguém quer estar à frente de um poder executivo, se não dá credito ao legislativo?

A luta pela moralidade é grande e deve levar, ainda, alguns anos até que seja entendida por políticos e sociedade. Mas, o importante é que o judiciário tem procurado fazer a sua parte.

Curtas


PESQUISA – A terceira pesquisa Ibope para Fortaleza, divulgada hoje pela TV Verdes Mares, manteve o candidato Moroni Torgan (DEM) na ponta com tem 24% das intenções de voto. Logo atrás, vêm Roberto Cláudio (PSB) com 16% e Elmano Freitas (PT), com 14%. Heitor Férrer aparece com 12% e Inácio Arruda obteve 10%; seguidos de Renato Roseno (PSOL) com 7%, Marcos Cals (PSDB) com 5% e Francisco Gonzaga (PSTU) com 1%. Os candidatos Valdeci Cunha (PRTB) e André Ramos (PPL) não pontuaram. A disputa continua entre Roberto Cláudio e Elmano Freitas.

COBRANÇA – O senador Eunício Oliveira (PMDB) fez apelo ao Executivo para que seja agilizada a liberação de recursos para as famílias afetadas pela seca no Nordeste. Ao ressaltar a gravidade da situação enfrentada por milhares de famílias, o parlamentar pediu a simplificação dos procedimentos para a aplicação das verbas. Eunício Oliveira saudou a aprovação, pelo Congresso, das medidas provisórias 565/2012, que abre crédito para setores produtivos de municípios em calamidade pública.

SEM BASE – A ministra Rosa Weber (STF) deu parecer desfavorável para duas representações do senador Fernando Collor (PTB-AL) contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Collor acusava Gurgel de inércia na apuração dos fatos da “Operação Vegas”. A ministra concluiu que faltou base para acusação de inércia. A pergunta é: será que faltou base ou moral?

BRONCA NACIONAL – As ministras Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) receberam, ontem (30), durante evento em Brasília, um bilhete da presidente Dilma Rousseff cobrando as duas sobre a aprovação do Código Florestal. Dizia o bilhete: "Por que os jornais estão dizendo que houve um acordo ontem no Congresso sobre o Código Florestal e eu não sei de nada?". O bilhete flagrado pelas câmeras.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Agenda dos candidatos para 30 de agosto


Crato

Ronaldo Matos (PMDB)
Pela manhã, a partir da 8h00, o candidato do PMDB fez gravação para o horário eleitoral gratuito. Às 10h00, participou de encontro com representantes do Bairro Pinto Madeira. À tarde (12h00), almoça com lideranças comunitárias no Lameiro. Às 16h00, faz caminhada no Bairro Ossian Araripe.

Cícero França (PV)
Pela manhã, a partir das 08h00, o candidato do PV fez visita ao Bairro do Seminário. À tarde (16h00), faz caminhada e reunião com os moradores do Bairro Pinto Madeira.

Sineval Roque (PSB)
Pela manhã, o candidato do PSB, fez caminhada no Bairro Muriti. À noite (18h00), faz reunião política no Parque Granjeiro. Às 19h00, faz reunião política no Bairro do Seminário.

Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT fez panfletagem no Bairro independência. À tarde (16h00), faz caminhada e inauguração no Bairro Muriti.

Juazeiro do Norte

Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã, o candidato do PSOL não teve agenda de campanha. À tarde (17h00) faz reunião política na Rua Roseira de Lemos, 118, Vila Fátima.

Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT fez visitas no Bairro Timbaúbas. À tarde (15h00) faz reunião no Bairro Salesianos, Rua Manoel Vitorino, 12. Às 17h30, faz caminhada no Bairro Timbaúbas, com concentração na Rua Domingos Sávio com Avenida Humberto Bezerra. À noite (19h00), faz reunião política no Bairro do Triângulo, na Rua Engenheiro José Valter, 2645. Às 20h30, faz reunião política no
Bairro do Centro, na Rua José Marrocos, 185.

Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).

Propaganda eleitoral: Candidatos de Juazeiro iniciam fase de acusações


Os candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), Raimundo Macedo (PMDB) e Demontieux Fernandes (PSOL) têm, nos últimos dias, usado parte dos seus horários de propaganda eleitoral para fazer acusações contra adversários.

No programa do candidato do PMDB, Raimundo Macedo, foi criado um quadro denominado Raimundão Urgente, onde um apresentador critica sistematicamente a atual gestão do prefeito Manoel Santana, acusando-a de ser responsável pelo fechamento do Hospital Santo Inácio.

No programa do candidato PT, Manoel Santana, é destacado o quadro de encerramento do programa, onde é denunciado o recebimento de dinheiro público pelo ex-prefeito, Raimundo Macedo, para construção de quatro creches sem, sequer, a obra ter sido iniciada.

Já o programa do candidato do PSOL, Demontieux Fernandes, mesmo com pouca fala, a música veiculada acusa tanto o ex-prefeito, Raimundo Macedo, quando o atual, Manoel Santana, de não terem feito nada pela cidade.

O horário eleitoral teve inicio no dia 21 de agosto e será encerrado no dia 4 de outubro, três dias antes da eleição.

Mudando a tática

Parece que os candidatos de Juazeiro, que até agora estavam direcionando seus espaços de propaganda para a apresentação de proposta, andaram mudando a tática. E aí, não importa quem está na frente ou atrás, o ritmo das acusações é o mesmo. Não quero entrar no mérito das acusações, mas já existem denuncias sérias, passiveis da atenção do Ministério Público.

Quanto a mudança de rumo, por enquanto é aceitável. Os dois candidatos que polarizam a disputa, Manoel Santana e Raimundo Macedo, destinam cerca de 30% dos seus horários para disparar, um contra o outro. E, até agora, tem sido dado mais ênfase a apresentação de propostas. O problema é se essa lógica se inverter, passando a ter a maior parte do tempo, as denuncias e acusações.

Agora, fazendo uma análise dos programas, é importante que os candidatos deixem mais claras as propostas. O que estamos vendo é a veiculação de propostas sem nenhuma consistência. Não se diz como, onde, quanto será gasto e nem a origem dos recursos. Esse tipo de proposta nos parece o resultado de peças publicitárias sem compromisso com a verdade e as reais necessidades da população.

Estamos entrando na fase final da campanha e, consequentemente, da propaganda eleitoral. E o que esperamos é que os candidatos apontem os defeitos um dos outros, mas que digam de forma consistente e embasada suas propostas para resolver os problemas do município.

Pesquisa Vox Populi: Moroni cai, Elmano e Roberto Claudio crescem

A TV Jangadeiro, afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão, divulgou ontem (29) a primeira pesquisa contrata junto ao Instituto Vox Populi, sobre as intenções de votos para as eleições majoritárias de Fortaleza.

A pesquisa aponta a liderança do candidato do DEM, Moroni Torgan, com 26% das intenções de voto; seguido de Elmano Freitas (PT), com 13%; Roberto Claudio (PSB), com 12%; Inácio Arruda (PC do B) e Heitor Férrer (PDT), com 9%; Renato Roseno (PSOL), com 7%; e Marcos Cals (PSDB), com 3%. O candidato do PPL, André Ramos, aparece com 1%, enquanto Valdeci (PRTB) e Francisco Gonzaga (PSTU) não pontuaram. A pesquisa aponta, ainda, 5% dos votos como branco ou nulo, e 15% não souberam ou não quiseram opinar.

O Vox Populi ouviu ainda, os eleitores quanto ao grau de rejeição aos candidatos. Nesse quesito, Moroni lidera com 28%. Em seguida aparecem Elmano com 12%, Inácio com 11%, Roberto Cláudio com 5%, Renato Roseno com 5%, Marcos Cals com 3%, André e Gonzaga com 2%.

A pesquisa ouviu 1.000 eleitores, entre os dias 25 e 27, com uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no TSE, com o número CE-00019/2012.

O efeito rádio e TV

Esta é a primeira pesquisa após o início da propaganda eleitoral gratuita em Fortaleza. O que se percebe é uma queda brusca de Moroni Torgan e uma subida vertiginosa de Elmano e Roberto Cláudio. Em ambos os casos a força das maquinas podem estar como diferencial. Luizianne, Lula, Ciro e Cid entraram na campanha e acionaram as máquinas a favor dos seus candidatos.

Daqui para frente, essa deve ser a tônica. Elmano e Roberto Cláudio disputando palmo a palmo, a ida ao segundo turno. Isso, se os dois, não ultrapassarem Moroni, o que não seria nenhuma surpresa. E nessa reta final, qualquer detalhe pode fazer a diferença, inclusive o índice de rejeição, onde Elmano tem 12% e Roberto Cláudio tem 5%.

A grande decepção dessa primeira fase da propaganda é o candidato do PDT, Heitor Férrer, que se mostrava com grande potencial, mas acabou se estabilizando dentro da margem de erro e caindo do terceiro para o quinto lugar. Outro com potencial é o candidato do PSOL Renato Roseno, mas a pouca estrutura de campanha deve decretar sua saída da disputa pelo segundo turno. Roseno aparece sempre entre 6% e 9%, sem apresentar subida.

Quem deve estar saindo da disputa, também, são os candidatos do PSDB, Marcos Cals, com 3%, e André Ramos, do PPL, com 1%. Além de Valdeci, do PRTB, e Francisco Gonzaga, do PSTU, que não pontuaram. Daqui para a frente devem apenas cumprir tabela.

Ainda teremos pouco mais de trinta dias de campanha e já deu para perceber a força que a propaganda eleitoral exerce sobre o eleitorado. E o que deve prevalecer a partir de agora é a melhor produção e a participação sistemática de cabos eleitorais como Lula, Dilma, Luizianne, Ciro, Cid e outros. Daqui para frente, Moroni que se cuide, pois se o ritmo continuar, sua liderança estará ameaçada.

Curtas


SEM DEBATE – Muito bate-boca e troca de acusações fizeram com que a sessão
plenária, ontem (29), da Câmara de Fortaleza, fosse encerada antes da hora prevista.
Os vereadores divergiram por conta do requerimento do líder da prefeita, Ronivaldo
Maia (PT), que questiona a instalação imediata da CPI do Bolsa Família. A confusão
envolveu os vereadores Toinha Rocha (PSOL), Guilherme Sampaio (PT), Plácido Filho
e Ronivaldo Maia. Esse último acusou Plácido Filho de meter a mão no dinheiro do
Sindfort e foi acusado, por Plácido, de ser “Ficha Suja”.

PEDIDO – Os candidatos a prefeito do Crato, Marcos Cunha (PT) e Cícero França (PV),
tem pedido reiteradas vezes em seus discursos e intervenções, junto a imprensa, a
realização de debates públicos em entidades e na imprensa. Para eles o espaço para
debates tem ficado pequeno e isso não favorece ao conhecimento dos eleitores acerca
das propostas de cada um dos postulantes.

CONDENAÇÃO - O ministro STF, Gilmar Mendes, votou a favor da condenação do
deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) por corrupção passiva. O voto é o sexto
favorável a condenação do petista, o que, formaliza a condenação de João Paulo por
ter recebido R$ 50 mil da agência de publicidade de Marcos Valério. Na época João
Paulo era presidente da Câmara dos Deputados.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Caririaçú-CE: Vereadores oficializam ameaça a primeira-dama

O vereador José  Eraldo Gonçalo Dias (Eraldo da Miragem), subscrito pela vereadora Cristina Onasses Viana Araújo, enviou ofício a primeira-dama do município e secretária de Ação Social, Maria Zélia Feitosa, onde relata fatos e questiona o comportamento da secretária.

No ofício o vereador fala da existência de casos de insultos e agressões por parte da secretária que, segundo ele, seriam premeditadas com intuito de ser agredida para se passar por vítima e “promover uma caminhada pela paz”.

O vereador finaliza lembrando a ida da secretária a casa da sua mãe e que, caso o fato se repita, a secretária “terá o que a tempo está querendo, pêa.” O ofício, assinado pelo vereador, foi enviado no dia 13 de agosto e recebido no dia 27 de agosto pela primeira-dama.

Difícil de reagir

Quando achamos que já  vimos de tudo, eis que a campanha política nos surpreende novamente. Esse fato, realmente, é de estarrecer. Oficializar uma ameaça e com papel timbrado da Câmara é, realmente, inimaginável. Chego a ficar sem reação.

Ultrapassamos o limite do aceitável; do imponderável. Isso, realmente, abala a nossa crença num futuro de políticos sérios e comprometidos com as causas populares. O espaço da campanha é para debater com a comunidade projetos e ações que venham a beneficiá-la mais tarde.

Mas, a nossa realidade ainda é outra. Os três meses de campanha ao invés de ser um fórum de debates, acaba se transformando num amontoado de propaganda enganosa, que jamais serão cumpridas, e um processo que mais parece, para parafrasear um adágio popular: um “samba do crioulo doido.”  Nele as pessoas perdem a noção do ponderável; do respeito ao próximo e da dignidade humana. O poder acaba falando mais alto.

Eleição é uma disputa. Mas, também, é bom lembrar que não vale a vida. É  preciso ter equilíbrio e controle próprio. Aceitar insultos, sem rebatê-los é o primeiro passo para uma campanha sem violência. Afinal, o processo eleitoral deve ser um espaço saudável de disputas de boas ideias, não um ring de luta.

Esse caso de Caririaçu  é digno de intervenção policial. Ficamos apenas na torcida que seja o último e que a campanha em Caririaçu transcorra na paz.

Agenda dos candidatos para 29 de agosto


Crato

Sineval Roque (PSB)
Pela manhã o candidato do PSB não teve agenda de campanha. À noite (18h00), faz reunião no Bairro do Seminário. Às 19h30, faz reunião na Batateira.

Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT, faz panfletagem na Vilalta, com início no Hospital Santa Tereza. À tarde (16h00), faz caminhada e reunião na Vila São Bento.

Juazeiro do Norte

Raimundo Macedo (PMDB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PMDB fez visita e reunião política no sítio Umari. À tarde (15h00), faz reunião com lideranças políticas na empresa IBOP. Às 17h30, faz carreata, seguida de caminhada e comício no Bairro Jardim Gonzaga.

Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã, o candidato do PSOL não teve agenda de campanha. À tarde, a partir das 17h00, faz reunião política no cruzamento da Rua Santa Luzia com Rua da Luz no Bairro São Miguel.

Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT faz visitas no Bairro Limoeiro, nas proximidades da Praça Doro Germano. À tarde (17h30), faz caminhada no Bairro Limoeiro, com concentração na Rua Rui Barbosa com Avenida José Bezerra. À noite (20h00), faz reunião política no Bairro São Miguel, Rua do Seminário, 1011.

Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).

Campanha combate troca de água por voto


Com o slogan “Quem pede voto em troca de água não merece nossa confiança,” várias organizações sociais, vêm alertando a população da região do Semiárido a não trocar o voto por água. Intitulada “Não Troque Seu Voto por Água. A Água É Um Direito Seu!”, a campanha foi lançada este mês pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA).

A campanha vem incentivando a denúncia de casos que envolva esse tipo de negociação, durante a campanha eleitoral deste ano. A iniciativa conta com uma rede formada por mais de mil organizações da sociedade civil que atuam nos estados do Nordeste e em Minas Gerais.

Com inserções em rádios, além da distribuição de panfletos e cartilhas, a mobilização tem o objetivo de conscientizar, principalmente, os pequenos agricultores.

Velhas práticas

Na verdade, esse debate da escassez de água parecia uma coisa do passado. Mas, pelo que percebemos ele está mais vivo do que nunca. Pensar que ainda existem regiões tão carentes de água a ponto de trocar o voto por ela, nos coloca de volta a períodos que pensávamos ter deixado para traz.

Quem não lembra da frase “O problema do Nordeste é a seca ou a cerca?”. Depois de décadas de debates e enfrentamentos, a conclusão foi que nosso problema era político, ou de cerca. Pois bem, ele continua o mesmo. E, vale salientar, está longe de acabar. O Crato, ainda, é um exemplo disso. A maior parte das nascentes localizadas na encosta da serra, o lado da Chapada que pertence ao Crato, estão nas mãos de particulares e servem para encher piscinas e servir de atração para amigos.

A água é um bem natural e que pertence a todos, não pode ter dono. Mas, como no Brasil o que nos pauta é a teoria e não a prática, continuamos a depender de políticas públicas e de governos que tenham a coragem de romper com o passado. Vale lembrar, que esta realidade está mudando, mas de forma muito lenta.

A campanha é encabeçada pela ASA, uma articulação social que agrega mais de mil entidades. A ASA é a mentora do Programa 1 Milhão de Cisterna e tem no cariri entidades parceiras como a ACB, Cáritas, Grunec e outros. Acredito que a campanha vá atingir seu objetivo; mas, a questão é que o problema permanecerá depois da eleição. Resta-nos, esperar que os prefeitos e vereadores eleitos, abandonem a essa prática perversa e atentem para resolver o problema.

Curtas


PRIMEIRO TEMPO – As primeiras decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Penal do chamado processo do mensalão, devem sair hoje (29). A Corte retoma a análise do processo às 14h00, com a manifestação dos quatro ministros restantes para a conclusão da primeira parte do julgamento. No total serão 11 ministros a votar.

CASSADO – O candidato a vereador pelo PR de Fortaleza, Fernandes Filho, teve o tempo de propaganda cassado pelo partido por se negar a citar o nome do candidato a prefeito do PT, Elmano Freitas, com quem está coligado. Fernandes Filho é o coordenador da “Ficha Limpa” no Ceará.

REBATENDO – O governador Cid Gomes, na presença de vários políticos e pessoas importantes do Nordeste, rebateu as críticas de Moroni Torgam, feitas ontem, e disse na palestra do ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, que este “deixou o seu País em alta perante o mundo”.

ALVO FÁCIL – Dois homens bem vestidos e armados assaltaram, na tarde de ontem, o comitê do candidato a vereador de Fortaleza, Jaime Cavalcante (PP), que fica no Bairro da Aldeota. Segundo a assessoria do candidato, os assaltantes levaram quatro notebooks, seis celulares, vários pertences e dinheiro dos funcionários. O candidato prestou queixa no 2º Distrito Policial.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Justiça Eleitoral impugna divulgação de pesquisa em Caririaçú


O juiz eleitoral, respondendo em Caririaçú, Gúcio Carvalho Coelho, impugnou divulgação da pesquisa eleitoral com pedido de registrado n° 00017/2012, datada do dia 20 de agosto último.

O pedido de impugnação foi feito pela coligação “Caririaçú Não Pode Parar”, que tem a frente o candidato a prefeito Acácio Leite (PSB), contra o Instituto Anísio Teixeira de Educação e Pesquisas Ltda. A pesquisa contratada por Vicente Alves Costa, teve decisão desfavorável por não atender a requisitos constantes na Lei 9.504/97, art. 33, IV e resolução do TSE 23.364, art. 1°, IV.

Para a justiça eleitoral, a pesquisa, no ato do registro não prestou todos os esclarecimentos acerca da consulta. Entre os requisitos exigidos pela legislação, está o plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico, margem de erro, entre outros. O nível econômico, não apareceu, por isso, para a justiça a legislação não foi cumprida.

Em sua análise o juiz argumentou que o resultado de pesquisas eleitoral vem, sem dúvida, repercutir de modo substancial no processo eleitoral por influir diretamente no animo do eleitor e, por essa razão, deve ser pautada em critérios técnicos objetivos. A decisão foi divulgada na sexta-feira, 24 de agosto.

Aos troncos e barrancos

É difícil entender como um instituto de pesquisa não consegue cumprir requisitos básicos, relacionados a legislação eleitoral. O nome já diz, é básico. Mas, o que parece nesse episodio é que houve para fazer a divulgação. E, talvez, aí o motivo do esquecimento de item básico.

Agora, é importante ressaltar a análise do juiz Gúcio Carvalho Coelho. O resultado de pesquisas, não só podem, mas influenciam diretamente na decisão do eleitor e, por isso, é preciso critérios rígidos. O que dá é para institutos sem capacidade técnica, e não falo desse caso específico, mas de forma geral, continuarem atuando e influenciando na decisão do eleitor.

No TSE existe um cadastro para esse tipo de instituto e, para se ter uma ideia, existem apenas cerca de 60 instituições cadastradas; que obedeceram aos requisitos do TSE. No Ceará, segundo informações, são apenas três. Então, quando uma pessoa física ou jurídica, for contratar uma pesquisa, no mínimo, consulte se o instituto é cadastrado junto ao TSE. O eleitor merece uma informação com credibilidade.

Agenda dos candidatos para 28 de agosto


Crato

Sineval Roque (PSB)
O candidato do PSB não terá agenda de campanha. Deve ficar o dia em Fortaleza onde preside a comissão de fiscalização e controle na assembleia e se reúne com Diretório do PSB.

Juazeiro do Norte

Raimundo Macedo (PMDB)
O candidato do PMDB não teve agenda de campanha pela manhã. À tarde (16h00), faz reunião política na Rua Das Dores, 371, no Bairro Salesianos. Às (18h00), faz reunião na residência do Sr. Hamilton, com Jonathan Carneiro e outras lideranças. À noite (20h00), faz reunião política no Verdes Vales Hotel com médicos de Juazeiro do Norte.

Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã, o candidato do PSOL não teve agenda de campanha. À tarde, a partir das 17h00, faz reunião política no cruzamento das Ruas Domingos Sávio com João Paulo II, na Timbaúba.

Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT faz visitas no Bairro Tiradentes. À tarde (17h30), faz caminhada no Bairro Tiradentes I, com concentração na Avenida Edinir Mendonça (Próximo a Tapiocaria). À noite (19h30), faz reunião no Bairro Juvêncio Santana, Rua João Correia de Oliveira com Avenida Carlos Cruz. Às 20h30, faz reunião com coordenação da campanha.

Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).

Conflitos municipais entre PT e PSB podem interferir na aliança de 2014


O rompimento entre PT e PSB nas eleições municipais, em três capitais, pode influenciar na aliança para 2014. Segundo o candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias, em entrevista a Folha/UOL, o PSB optou pelo PSDB de Aécio Neves.

Outra preocupação entre as lideranças nacionais do PT é com a ascensão do governador de Pernambuco e Presidente da Executiva Nacional do PSB, Eduardo Campos, que já percorre o País como pré-candidato ao Palácio do Planalto. Em Fortaleza, a aliança PT - PSB foi quebrada com o lançamento de dois candidatos a prefeito - Elmano Freitas, com apoio de Luizianne Lins, e Roberto Cláudio, aliado do Governador Cid Gomes.

O clima entre lideranças regionais é marcado por uma relação estremecida. O PT tenta eleger o sucessor da prefeita Luizianne Lins e, para isso, já levou ao ar, no rádio e TV, a imagem e a voz do ex-presidente Lula pedindo votos para Elmano. Agora, os petistas aguardam a voz e a imagem da presidente Dilma Roussef na campanha. Os irmãos Cid e Ciro trabalham para levar o candidato Roberto Cláudio ao segundo turno.

Em busca de espaço

O que acontece com o PSB é um processo natural de busca por espaços. Quando um partido cresce, a tendência é que ele comece a andar na contramão de quem está no poder. Isso acontece porque para crescer e se tornar independente é inevitável o rompimento. E, nesse caso específico, não estamos falando de rompimento ideológico. Esse é um típico caso de rompimento de projetos de poder. Não há discordâncias nem ideológica, nem administrativas. É apenas uma questão de ocupação de poder.

Se pegarmos o exemplo de Fortaleza, veremos que o governador Cid Gomes, mesmo sabendo que a indicação era do PT e, por consequência, da maior liderança municipal, a prefeita Luizianne Lins, tencionou até o último momento pela indicação. Ou seja, não havia confiança de que o nome apontado por Luizianne fosse contemplar os interesses do PSB no Ceará. Em dois anos acaba o governo de Cid e, pelo que se percebe, o nome a sucessão estadual não virá do PSB. Então o raciocínio é simples: o PSB ficaria com quê? Além do mais os Ferreira Gomes, precisam do controle do Estado para continuar interferindo na política nacional.

Agora, uma coisa deve ser analisada: será que o PSB já tem força para entrar nessa disputa nacional? Criado em julho de 1988, o PSB, na maior parte do tempo, esteve a reboque do PT. Os trabalhadores cresceram e os socialistas estacionaram. Isso ocorreu também com os comunistas do PCdoB. Com a entrada de novas lideranças, o PSB, começou a vislumbrar outros caminhos que o colocassem diretamente no poder.

Mas, é de primordial importância uma analise fria sobre as possibilidades. Hoje, o PSB ainda define quem é a principal liderança e, de certa forma, isso enfraquece o parido pela disputa interna. Além do mais, o PSB, tem apenas a sétima bancada na Câmara Federal, com 31 deputados; e no senado só conta com 4 dos 54 senadores.

É importante ressaltar que o PSB governa grandes estados como Ceará e Pernambuco; e ainda, muitas prefeituras. Mas, a questão é que o Lula continua sendo o maior cabo eleitoral nas eleições nacional. E aí, a pergunta é: será que o PSB terá o mesmo desempenho sem o apoio do PT?

Certo mesmo, nesse processo de especulações para a próxima eleição, o PSB saí na frente e tem grandes chances de, se for inteligente, sair fortalecido dentro da aliança para suceder a Dilma em 2018. Mas, ainda é muito cedo e vamos esperar para ver o que acontece!

Curtas


FALANDO ALTO: O candidato a prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan (DEM), disse não considerar o ex-presidente norte-americano Bill Clinton exemplo de gestor. A declaração aconteceu antes de assistir à palestra sobre sustentabilidade proferida por Clinton, na Universidade de Fortaleza (Unifor). Na opinião do candidato, o ex-presidente "passou por muitos desgastes". Curiosamente, os dois são Democratas.

PRESSÃO: O promotor-adjunto da Procuradoria Regional Eleitoral, Emmanuel Girão, afirmou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) está sofrendo pressão de alguns candidatos que disputam as eleições deste ano. Segundo ele, candidatos de grande influência estão tentando fazer o tribunal modificar algumas decisões desfavoráveis aos candidatos. As declarações foram feitas durante participação no programa O Povo Quer Saber

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Justiça Eleitoral impugna chapa de oposição em Mauriti


O juiz da 76ª Zona Eleitoral, Antônio Vandemberg Francelino Freitas, no último dia 24, decidiu indeferir o registro da chapa majoritária composta por Marcio Martins Sampaio de Morais (PSDB), candidato a prefeito, e Francisco Adailton Leite (PRB), candidato a vice-prefeito, no município de Mauriti.

O pedido de impugnação foi feito pelo representante do Ministério Público Eleitoral, por entender que ambos os candidatos estão em situação de inelegibilidade. Marcio Martins teve contas de gestão do ano de 2008, quando prefeito, rejeitadas pelo TCM, e Adailton Leite não apresentou documentos de desincompatibilização do sérvico público. O candidato a vice é funcionário do DER, lotado na cidade do Crato.

Marcio Martins, mesmo tendo nos últimos oito anos, várias prestações de contas públicas desaprovadas pelo TCM, “em face de irregularidades insanáveis, configurando ato doloso de improbidade administrativa”, não foi julgado. Ele está amparado por medida de liminar concedida pelo juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, do Tribunal de Justiça do Estado.

A decisão torna inelegível a chapa, mas Marcio Martins pode renunciar e registrar nova candidatura. O prazo de 72 horas vence às 17h00 de hoje.

Situação vexatória

A pergunta é: para que tanta insistência, numa questão tão complicada? Será que não existem outras lideranças no município que possam estar a frente dessa chapa? A coisa passou a ser uma batalha judicial e que pode, digo novamente, pois já falei aqui, deixar o eleitor de Mauriti com apenas uma opção de voto.

Não estou aqui levantando o mérito da questão. Agora, a verdade é que a oposição de Mauriti está tendo muitas dificuldades, principalmente, pela escolha dos nomes. Não estou, também, julgando a capacidade dessas lideranças aí colocadas. O que questiono é que esses nomes há muito tempo enfrentam dificuldades ou de saúde, como foi o caso do candidato Manin, que acabou renunciando; ou com a justiça como é o caso do Márcio Martins.

Não dá para fechar os olhos ao fato de que essa liminar pode cair a qualquer momento e o eleitor de Mauriti ter, repito, apenas uma opção de voto. E isso não é bom para a democracia. O eleitor precisa de debate baseado no contraditório. Por isso, é tão importante o papel da oposição em qualquer governo. É a existência da opinião contrária que norteia a decisão do eleitor. Sem ela a democracia fica falha.

Só para entendermos a situação de Marcio Martins, em 2008 ele encaminhou ação judicial pleiteando a suspensão das decisões do TCM e, até o presente momento, não obteve prestação jurisdicional favorável ao seu pedido. O processo tramita na 8ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza. Então sem obter êxito, Marcio ajuizou novamente a mesma ação, desta vez na 4ª Vara da Fazenda Pública, conseguindo, então, a suspensão das decisões do TCM.

Sobre a situação, “o representante do Ministério Público Eleitoral, sustentou que Marcio Martins, utilizou-se de manifesta má-fé.” Ou seja, a situação já ultrapassou o limite do bom censo. Está na hora da oposição de Mauriti pensar um pouco mais no eleitor e resolver essa situação.

Agenda dos candidatos para 27 de agosto


Crato

Ronaldo Matos (PMDB)
Pela manhã, a partir da 8h00, o candidato do PMDB participa de audiência para a verificação de dados da urna eletrônica. À tarde (15h00), faz reunião de avaliação da campanha. À noite (20h00), participa de jantar com representantes da Associação de Transportes Coletivos do Lameiro.

Sineval Roque (PSB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PSB faz caminhada e visita ao Mercado Wilson Roriz, na Rua monsenhor Esmeraldo. À tarde (16h00), faz caminhada e visita ao Conjunto Mutirão.

Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, o candidato do PT não teve agenda de campanha. À noite (18h00) faz adesivaço e panfletagem na praça Alexandre Arraes. Às 19h00, participa de assinatura da Carta da Cultura no Teatro Raquel de Queiroz.

Juazeiro do Norte

Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã, o candidato do PSOL não teve agenda de campanha. À tarde (15h00), conversa com os trabalhadores do Mercado Central Adauto Bezerra.

Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT faz visitas no Bairro Campo Alegre. À noite (18h00), faz caminhada no Bairro São José. Às 19h00, faz reunião política na Avenida Edinir Bezerra de Mendonça, 1417, Bairro José Geraldo da Cruz.

Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).

Eleitores já podem consultar lista de doadores dos candidatos


Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral está disponibilizando, aos eleitores, a lista com a identificação dos doadores e fornecedores contratados durante a campanha eleitoral. A determinação é da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, que, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), autorizou a apresentação dos dados pelos candidatos e partidos desde a primeira prestação de contas parcial.

Até a eleição geral de 2010, os eleitores só tinham acesso à lista de doadores e fornecedores após a realização do pleito. Neste ano, os eleitores já podem acessar as informações no site do TSE.

A lista com as primeiras informações foi divulgada na sexta-feira (24). Ela é baseada na declaração dos candidatos até 2 de agosto, quando se encerrou o prazo para entrega da primeira parcial. Os candidatos têm até 2 de setembro para apresentar a segunda parcial da prestação de contas. A informação e do site do TSE.

Ainda na teoria

É válida e bem vinda a iniciativa, mas ainda não passa de teoria. Nenhuma dessas informações, pelo menos, no triângulo Crajubar está disponível. É encontrada apenas a primeira parcial com o montante de gastos e arrecadação, mas sem a indicação de quem foi o doador.

E aí, o problema dessas diretrizes no Brasil é que nem sempre há uma preocupação com a viabilização; com a logística para garantir que o determinado será cumprido. Baixa-se uma resolução, mas não se tem condições de acompanhar o cumprimento da ação.

Acredito que deveria haver um reforço, via concurso público, para os tribunais eleitorais. Assim teríamos a possibilidade de viabilizar as fiscalizações sobre o que é determinado pela lei. Hoje, até existe a boa vontade de juízes e funcionários, mas o que se percebe é uma grande dificuldade em colocar em prática o que está previsto. E isso, acaba por descredibilizar a justiça perante os candidatos que, na maioria das vezes, findam não se preocupando em cumprir o que diz a lei.

Mas, acredito que isso deva servir de exemplo para que no futuro possamos aprovar medidas mais pensadas, principalmente, com relação a garantia da aplicação. Não adianta determinar, mas não cumprir.

Curtas


DE VOLTA – Em entrevista ao jornal americano The New York Times publicada no sábado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a negar a existência do mensalão. Ele disse que o PT não tinha necessidade de comprar de votos, pois já havia assegurado a maioria no Congresso com alianças políticas. O jornal ressaltou a trajetória política de Lula e destacou o retorno dele à linha de frente da política.

CONVOCAÇÃO – A Juíza Eleitoral de Juazeiro do Norte, Maria Nadir Papaléo, convocou os representantes de partidos e coligações, para reunião de redistribuição do Horário Eleitoral Gratuito. A reunião será realizada hoje (27), às 15h00, no Auditório do Fórum Eleitoral Padre Cícero. A redefinição acontece devido a alteração na tabela de representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados.

CIRO 2014 – Ciro Gomes não esconde que quer disputar novamente a presidência da República. O problema é que enquanto estiver no PSB, suas chances de conquistar a legenda são mínimas. Por isso mesmo, tem se mostrado aberto a convites de outros partidos. Atento a isso, e magoado com sua demissão do ministério, o presidente do PDT, Carlos Lupi, já a primeira conversa com Ciro e outras estão previstas para os próximos dias.

FESTA: Na última semana, as campanhas em Missão Velha tiveram bons motivos para comemorar. É que os dois candidatos na disputa, Washington Fechine (PSB) e Tardiny Pinheiro (PT), fizeram aniversário. Washington comemorou na quarta-feira (22) e Tardiny no sábado (25). Parabéns aos dois e boa sorte!

sábado, 25 de agosto de 2012

Agenda dos candidatos para 25 de agosto


Crato

Ronaldo Matos (PMDB)
O candidato do PMDB não terá agenda de campanha durante o dia. À noite, a partir das 18h00, faz comício no distrito de Monte Alverne.

Sineval Roque (PSB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PSB faz caminhada no Alto da Penha. À tarde (17h00), faz caminhada na Travessa Mauriti, Bairro do Seminário.

Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PT faz caminhada no Centro Comercial. À tarde (15h00), faz caminhada no Distrito de Ponta da Serra.

Juazeiro do Norte

Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT faz adesivaço na Avaenida Ailton Gomes com Rua Pio X. À tarde (17h30), faz caminhada no Bairro São Miguel, com comício na Praçinha do Ferro de Engomar. À noite (20h30), faz reunião política no Pirajá, na Rua da Paz, 156.

Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).

Prefeito de Missão Velha e o deputado Wellington Landim sofrem acidente


O prefeito de Missão Velha e candidato a reeleição Washington Fechine (PSB) e o deputado estadual Wellington Landim (PSB), sofreram ontem (24), acidente automobilístico durante atividade de campanha.

O acidente aconteceu por volta das 12h00, quando Washington e Wellington estavam a caminho do Distrito de Missão Nova. O carro que os dois trafegavam capotou. No carro estavam ainda dois assessores. Todos foram atendidos no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha.

A assessoria do prefeito divulgou que todos os envolvidos estão bem e sofreram apenas escoriações. A direção da campanha avisa que a agenda de hoje, sábado (25), será mantida.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Araripe-CE: Oposição pede impugnação do prefeito por abuso de poder econômico


A coligação “Araripe para Todos”, protocolou na 68ª Zona Eleitoral de Araripe, no dia 15 de agosto, ação de investigação por abuso de poder econômico contra a coligação “Pra Fazer Ainda Mais”.

A coligação acusada tem a frente o atual prefeito José Humberto Germano Correia (PSD), candidato a reeleição que, segundo a ação, estaria se utilizando da “Máquina Pública”, e do seu poderio econômico para desequilibrar o pleito eleitoral, e com isso angariar votos.

O fato estaria acontecendo na utilização indevida da bomba de combustível da garagem da prefeitura municipal que, além dos veículos oficiais, estaria abastecendo carros e motos de eleitores e colaboradores da campanha de Germano.

A ação foi fundamentada no descumprimento das condutas vedadas da Lei 9.504/97, em seu Art.73. A ação pede que seja intimado o representante do Ministério Público.

Indo além

Dinheiro público favorecendo um candidato na disputa. A denúncia é séria e, caso seja confirmada, pode levar a cassação do mandato do prefeito Humberto Germano. Pelo menos é o que argumentam e pedem os advogados da ação. Ainda, segundo a ação, existem provas documentais com filmagens e fotos. E o que reforça a prova é o fato dos muitos dos carros que abasteceram estarem adesivados.

É importante destacar que a ação ainda não foi julgada e não cabe a nós fazê-lo. Mas, o simples fato de existir qualquer dúvida acerca da idoneidade de quem conduz a “máquina pública” é motivo de tristeza. O nome já diz tudo, a máquina é pública e não pode servir a interesses pessoais e/ou agir a serviço de um grupo.

Campanha eleitoral é um momento para o debate sincero e franco. Não podemos aceitar condutas que desviem o eleitor desse foco. Nada é mais importante no processo eleitoral, que deixar o eleitor tomar sua decisão de forma isenta e considerando a melhor proposta de governo.

O benefício tem que ser para quatro anos, não para um determinado momento dentro da eleição. Eleitor que aceita esse tipo de atitude e, ainda, se beneficia está tão errado quanto o político que comete o delito.

Nos últimos dias temos visto muitos casos relacionados a benefícios materiais distribuídos a eleitores e isso nos deixa triste. Não queremos viver de três meses de eleição, queremos ser beneficiados durante os quatro ou oito anos, com o cumprimento das leis que nos garantem saúde, educação, segurança... todas públicas e de qualidade.

No caso de Araripe, é importante ressaltar que o candidato a vice-prefeito e atual presidente da Câmara de vereadores, Guilherme Lopes de Alencar, também é acusado na ação e teve pedido de impugnação e cassação de registro de diploma. Agora, se aconteceu ou não? Se existe um culpado ou não? Esperamos que a justiça nos responda o mais breve possível.

Eleições 2012: TSE modifica distribuição do tempo na propaganda eleitoral


Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram, na sessão de ontem, quinta-feira (23), tabela que reconsidera as migrações dos deputados federais eleitos em 2010. A proposta apresentada pelo ministro Arnaldo Versiani, dá nova distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita para as eleições deste ano.

A decisão modifica o anexo da resolução aprovada pelo Plenário do TSE no dia 9 de agosto, que dispões sobre a representação dos partidos a ser considerada para a distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita.

A partir da nova tabela, os juízes eleitorais deverão observar a representação de cada legenda, nos termos do novo anexo, para a distribuição do horário destinado à propaganda eleitoral gratuita.

A resolução do TSE serve de orientação aos juízes eleitorais na distribuição do horário de propaganda eleitoral no rádio e na TV entre os partidos e coligações. O horário de propaganda eleitoral começou no dia 21 de agosto.

Readaptação

Na verdade, mudanças como essas, durante o processo de veiculação da propaganda deve mexer, não apenas, com a cabeça dos marqueteiros e produtores, mas, também, com o humor dos candidatos. Alguns para melhor e outros para pior. Isso sem falar na interferência dos discursos.

Com essa nova tabela alguns partidos perdem tempo e outros ganham. Interessante é o caso do DEM que teve sua bancada na Câmara Federal diminuída em 17 parlamentares, que migraram para o PSD. Mas, nesse caso, a nova alteração foi benéfica, já que constava na primeira resolução uma migração de 19 parlamentares. Dessa forma, com a nova tabela, o DEM passa a contar com 2 deputados a mais. Já PR, PDT e PSB somam mais 1 parlamentar cada. O PT terá 2 deputados a menos. E PSDB, PV e PTdoB perdem 1 parlamentar cada.

Mas, na verdade o tempo das propagandas não devem se alterar muito, já que, os candidatos, têm o benefício do tempo total da coligação. E nesse caso, uma coligação com muitos partidos, as perdas e ganho são compensados.

A maior dificuldade ficará para os partidos sem coligação e nas coligações proporcionais. Eles terão que fazer adaptações maiores para mais ou para menos. Mas, esses são casos minoritários.

Agenda dos candidatos para 24 de agosto


Crato

Ronaldo Matos (PMDB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PMDB fez reunião com a equipe de campanha. Às 9h00, se encontram com representantes da Associação de Motoristas de Santa Fé. À tarde (12h00) almoça com lideranças do Bairro Batateira. Às 15h00, faz visita o projeto Nova Vida, na comunidade do Gesso. Às 16h00, faz caminhada na Vila São Bento.

Cícero França (PV)
Pela manhã, a partir das 08h00, o candidato do PV fez visita o conjunto Novo Horizonte no Parque Granjeiro. À tarde (16h00), faz caminhada, seguida de reunião política, com os moradores no Bairro do Seminário.

Sineval Roque (PSB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PSB fez caminhada Conjunto Vitoria Nossa, no Seminário. À tarde (17h00), faz caminhada no Bairro da Batateira, com concentração na escola Juvêncio Barreto.

Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PT fez panfletagem nos sítios Recreio e Baixa do Maracujá. À tarde (16h00), faz caminhada no Lameiro. À noite (19h30), faz reunião no Luanda.

Juazeiro do Norte

Raimundo Macedo (PMDB)
Pela manhã, o candidato do PMDB não terá agenda de campanha. À tarde (17h30), faz carreata, seguida de caminhada, no bairro Parque Antônio Vieira, com concentração da carreata no Comitê Central. À noite (21h00), faz reunião política no Bairro Limoeiro, em frente ao posto de Saúde Luiz Soares Couto. Às 21h30, faz reunião política na Rua José Moura Lins, 147, no Bairro dos Salesianos.

Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã, o candidato do PSOL não teve agenda de campanha. À tarde (15h30), faz reunião com Agentes de Saúde, no bairro Pio XII.

Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT faz visitas no Bairro Santa Tereza. À tarde (17h30), faz caminhada no Bairro Santa Tereza. À noite (19h00), inaugura o Comitê Popular, na Rua Formosa, 270, Bairro Pio XII.

Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).

Curtas


TREINAMENTO: Há apenas quatro dias no ar, o treinamento-piloto de mesários pela internet, do TSE, já foi acessado por mais de 900 mesários. Dentre eles, 119 já concluíram o curso. A expectativa é de que cerca de 14 mil mesários dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, participem do treinamento. O número representa 1% dos mesários que geralmente não são convocados para treinamentos presenciais pelos TREs.

PROPAGANDA BILIONÁRIA: A propaganda eleitoral gratuita já custou, desde 2002, R$ 4 bilhões que, vale salientar, é quanto a Receita Federal deixou de arrecadar no período. Neste ano, já foram R$ 606 milhões que deixarão de ser recolhidos. É como, se cada um dos mais de 190 milhões de brasileiros, indiretamente, pagassem cerca de R$ 3,18 para receber informações sobre os candidatos e partidos. Nada é de graça!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Agenda dos candidatos para 23 de agosto


Crato

Ronaldo Matos (PMDB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PMDB fez reunião com a equipe de coordenação e produção da campanha. Às 11h00 fez visita a lideranças do Seminário. À tarde (12h00), almoça no bairro Muriti. Às 16h00, participa de caminhada no Bairro do Gesso.

Cícero França (PV)
Pela manhã, a partir das 08h00, o candidato do PV faz visitas ao Sítio Romualdo. À noite (16h00), faz caminhada e reunião com os moradores da Vila São Bento.

Sineval Roque (PSB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PSB faz caminhada no conjunto Novo Horizonte, no Granjeiro. À tarde (15h30), faz caminhada na Vila Lobo. Às 17h00, faz caminhada no conjunto Nossa Senhora da Penha, Seminário.

Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PT fez panfletagem na Vila Novo Horizonte. À tarde (16h00) faz caminhada no Bairro Zacarias Gonçalves.

Juazeiro do Norte

Raimundo Macedo (PMDB)
O candidato do PMDB não terá agenda de campanha no dia de hoje. Está em Brasília atendendo a compromissos parlamentares.

Demontieux Fernandes (PSOL)
O candidato do PSOL não teve agenda de campanha. Ocupará o dia com reuniões de avaliação da campanha.

Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT faz visitas a Palmeirinha. À tarde (14h30), faz visita aos funcionários da Fábrica Hajuds, na Rua Manoel Coelho, 737. Às 15h00, faz visita aos funcionários da Fábrica PVC. Às 17h30, faz caminhada na Palmeirinha e comício na Praça Central. À noite (19h00), faz reunião política no Bairro do Limoeiro, na Rua Arnaldo Parente, 03. Às 20h30, faz reunião política no Leandro Bezerra, na Rua Pelúcio Correia de Macedo, 42.

Candidato do PSB de Nova Olinda é atacado com panfleto apócrifo


O candidato do PSB de Nova Olinda, Gerlanio Sampaio teve, no início da semana, seu nome veiculado em um panfleto apócrifo, onde foi acusado de vários crimes e atitudes reprováveis. O material, denominado Boca Bendita, não é assinado e circulou durante a noite, o que, dificultou a identidade de quem fez a distribuição. A direção da campanha de Gerlanio divulgou nota assinada pelo candidato onde fala sobre os fatos.

Na nota, o candidato analisa que está no caminho certo, quando prioriza a apresentação de propostas e, principalmente, por fazer uma campanha limpa. A nota aponta a campanha do adversário com responsável pelo panfleto. “Infelizmente, os responsáveis pela campanha do adversário não tiveram o mesmo cuidado. Não visitaram nosso povo, não planejaram uma campanha, não formaram um plano de governo. E dessa forma, sem propostas, tentam levar o barco a frente”, diz a nota.

Segundo Gerlanio, o crescimento da campanha começou a incomodar aqueles que achavam que imperariam sobre Nova Olinda. “Em um ato de vandalismo, atacaram e destruíram a fachada de nosso comitê e divulgaram folhetos com informações sujas e mentirosas. Atacaram toda a minha família, e tentam com esse tipo de campanha, impedir que o povo de Nova Olinda faça a escolha mais correta”, argumenta a nota.

O candidato do PSB finaliza a nota dizendo que não irá revidar ataques, nem tampouco, permitir que a campanha se desestabilize, segundo ele, por ataques covardes de pessoas que sequer tem coragem de se pronunciar.

De novo, outra vez

O problema com esse tipo de panfleto é que eles estão se tornando corriqueiros. E o motivo é simples, a impunidade. Só nos últimos meses, dos que temos notícia, isso já aconteceu no Crato, em Caririaçú e, agora, em Nova Olinda. E acredito que enquanto não houver punição aos responsáveis, esse tipo de coisa continuará acontecendo.

É importante dizer que, não estamos questionando a veracidade dos fatos, até porque se aconteceram compete a justiça tomar providencia. Agora, o que não podemos é dar credibilidade a informações de pessoas que se escondem por trás do anonimato e usam desse tipo de artifício para dizer o querem.

Nesse momento, o que está em jogo é o futuro de um município; as vidas de uma população que precisa de políticos sérios e comprometidos em resolver suas demandas. Nova Olinda é uma cidade linda, turística e que tem um povo educado e ordeiro. Não merece atitudes com essa.

Agora cabe a polícia federal investigar, encontrar e punir os culpados. E a população, cabe o dever de repudiar atitudes como essas e cobrar da polícia ações enérgicas e rapidez nas investigações. É preciso dar o exemplo, para que no futuro consigamos inibir covardias como essa.

Justiça Eleitoral derruba decisão do TCM de suspender Ficha Limpa


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) decidiu que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/CE) não pode, em incidente de nulidade ou recurso de revisão, suspender a inelegibilidade daqueles que tiveram contas rejeitadas em decisão irrecorrível. Para o procurador regional eleitoral Márcio Andrade Torres, essa é “uma grande vitória da Lei da Ficha Limpa.”

Em 6 de agosto, o Ministério Público Federal no Ceará, através da Procuradoria Regional Eleitoral, divulgou a notícia de que o TCM alterara a lista dos gestores com contas rejeitadas. Na sessão do dia 26 de julho, o TCM excluiu nove nomes da lista de gestores com contas rejeitadas, encaminhada à Justiça Eleitoral. A decisão aconteceo porque o TCM acatou pedido dos advogados dos gestores, que alegaram a não observância da ampla defesa e do contraditório.

Que vença a coerência

Na verdade, a decisão ainda deve ser questionada. Mas, o que se percebe é que a briga promete ser boa. Nossa esperança é vença a coerência e o bom censo. Não podemos admitir que gestores com contas rejeitadas, possam se candidatar e assumir mandatos, ainda, tendo pendência com a justiça.

Agora uma coisa deve ser levada em consideração: como é difícil fazer democracia. Esse é um sistema tão bom que garante até, que políticos impedidos pela justiça por desaprovação de contas, possam recorrer e apresentar sua versão dos fatos. Isso é belo. É belo, mas pode tirar o direito do povo de ver tais atos serem punidos com rigor. E aí, é onde entra o papel da justiça.

Essa briga, saudável e democrática, diga-se de passagem, entre TRE e TCM é o mais claro exemplo de que estamos no caminho certo. Não podemos é deixar o poder em apenas uma mão. A divergência de opinião, até, num julgamento é salutar e merece destaque. Como cidadãos, nos cabe acompanhar e confiar na coerência da justiça e, nesse caso, especifico parabenizar a Justiça Eleitoral pelo bom desempenho e a seriedade com que tem tratado questões que envolvem gestores desaprovados pelo próprio TCM.

Curtas


CARIRIAÇÚ: O Ministério Público do Ceará (MP-CE) determinou a abertura de inquérito para investigar distribuição de dinheiro em evento político no município.  Segundo a denúncia, familiares do candidato a prefeito pelo PSB, Acácio Leite, aparecem em vídeo distribuindo dinheiro para eleitores. O pedido de investigação partiu de uma coligação adversária. O caso ficará sob responsabilidade da Polícia Federal de Juazeiro, que deverá fazer a análise das imagens (Fonte: site miséria).

LULA: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou ontem (22) vídeo para o programa de televisão do candidato do PT a prefeito de Fortaleza, Elmano de Freitas. A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, participou do encontro, que ocorreu em São Paulo. A vinda de Lula à Capital ainda é incerta.

FICHA SUJA: A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, disse que, provavelmente, ainda há “fichas-sujas” concorrendo nestas eleições. Segundo ela, houve pouco tempo para que promotores avaliassem a situação dos candidatos. O problema, diz a procuradora, é que para registrar uma candidatura só é preciso apresentar certidões criminais. A lei, no entanto, prevê inelegibilidade também para quem é condenado em ações cíveis.

ATENTADO: A fachada da autoescola de propriedade da vereadora de Fortaleza, Toinha Rocha (Psol), amanheceu hoje com várias perfurações à bala. Ela atribui o fato a uma tentativa de intimidação. A vereadora disse que mora há 20 anos em Messejana e nunca aconteceu nada. E ressaltou que vai continuar denunciando. O prédio foi periciado e registrado boletim de ocorrência.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Agenda dos candidatos para 22 de agosto


Crato

Ronaldo Matos (PMDB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PMDB fez visita ao bairro Santa Rosa. À tarde (12h00), almoça com representantes da comunidade do Barro Branco. Às 16h00, participa dos festejos a padroeira do município na Carreata de Nossa senhora de Penha.

Sineval Roque (PSB)
Pela manhã, o candidato do PSB não terá agenda de campanha. À tarde (16h00), faz caminhada na Vila Lobo. À noite (18h30), participa da carreata e abertura da Festa da Padroeira do Crato.

Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, o candidato do PT não teve agenda de campanha. À noite (18h30) faz carreata para Nossa Senhora da Penha, com saída no bairro Mirandão.

Juazeiro do Norte

Raimundo Macedo (PMDB)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PMDB fez reunião com o senhor Gilberto Ricarte e membros da Associação Mãe das Dores, na Rua Padre Cícero, número 210. À tarde (16h00), faz reunião com o senhor Zacarias e o Dr. Tarso Magno, em seguida participa de inauguração do comitê do candidato Darlan Lobo. À noite (20h30), faz reunião política na Rua Alameda Alemanha. Às 21h30, faz reunião política na rua Francisca Pereira Lopes, 687, no Aeroporto.

Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã o candidato do PSOL não teve agenda de campanha. À tarde (17h00), faz reunião política na casa de Ednaldo, na Rua Letícia Vasconcelos, 504, bairro Triângulo.

Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT faz visitas no Bairro Novo Juazeiro, concentração na Praça Alameda. À tarde (14h00), visita funcionários da Marinete Shoes, na Rua Emilio Silva, 144, limoeiro. Às 17h00, faz caminhada no Bairro Novo Juazeiro. À noite (19h00), faz reunião no Novo Juazeiro.

Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).

Acácio Leite lidera com 53,2% em Caririaçú


Segundo pesquisa realizada pela Exacta Instituto de Pesquisa e Consultoria, a campanha eleitoral em Caririaçú é liderada pelo candidato do prefeito Edmilson Leite, Acácio Leite (PSB), com 53,2% das intenções de votos. Em segundo vem o candidato do PMDB, João Marcos com 43,7 das intenções. O outro candidato, Zé de Bia (PV), não alcançou 1% das citações.

Entre os indecisos e os que não souberam opinar, a pesquisa aponta 1,9%. Brancos e nulos somam 1% dos entrevistados. A pesquisa ouviu ainda os eleitores sobre o nível de rejeição aos candidatos. João Marcos obteve 24,3%, enquanto Acácio Leite teve 23,8%. Zé de Bia teve 18,4% citações. Indecisos e não souberam opinar somaram 17,5%; nulos e brancos alcançou 16%.

A Exacta ouviu 412 pessoas, tendo como metodologia a amostra representativa do eleitorado do município, selecionados nos bairros, ruas e/ou avenidas e domicílios. Os questionários foram aplicados no dia 13 de agosto e a margem de erros é de 4 pontos percentuais.

A pesquisa foi contratada pela Tecserviçe Tecnologia e Serviços e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 16 de agosto, com o número de protocolo 00015/2012.

Pontapé inicial

É impressionante que, quanto menor o município, mas acirrada a disputa eleitoral. Em municípios como Caririaçú a disputa costuma acontecer entre dois grupos ligados por laços de família e/ou afinidade. E o grande exemplo disso é o baixo índice de indecisos, brancos e nulos. Eles só chagam a 2,9% dos entrevistados.

Agora, o que chama atenção é disputa acirrada pela rejeição. Ou a ausência dela. Vejamos que nesse quesito a diferença entre os candidatos é de apenas 0,5% ou meio ponto percentual. Já entre os que estão indecisos ou não souberam opinar o número chega a 17,5%. Ou seja, a disputa não está nas intenções de votos; ela está na rejeição aos candidatos.

Entre os dois candidatos que polarizam a disputa, a diferença é de 9,5 pontos percentuais. Mas, caso a rejeição de algum deles comece a subir o quadro na intenção pode mudar. O que se percebe é que 48,1% do eleitorado estão envolvidos com um dos grupos e assumem isso em forma de rejeição. Ou seja, esses 17,5% mais os 16% de brancos e nulos pertencem a um grupo neutro e podem fazer a diferença para qualquer dos candidatos.

O fator inusitado deixa a política de campanha de Caririaçú cheia de possibilidades. Mas, certo mesmo é que a disputa está intensa e muita coisa ainda deve acontecer nessa segunda metade da campanha. Boa sorte aos dois e muito juízo!

Enquete revela o que pensa os internautas sobre o voto obrigatório


Enquete do site Miséria, realizada entre os dias 18 e 21, revelou que maioria dos internautas são a favor do fim da obrigatoriedade do voto. Para 81,33% dos internautas, que responderam a enquete, voto obrigatório deveria acabar.

Participaram da enquete 225 internautas, entre os quais 155 foram homens e 70 foram mulheres. Entre os que aprovam o fim da obrigatoriedade, 128 ou 69,67% são homens; e 55 ou 30,05% são mulheres. Entre os que disseram ser a favor do voto obrigatório 27 ou 64,29% foram homens; e 15 ou 35,71% foram mulheres.

A enquete aceitou apenas um voto por computador, o que diminui a possibilidade do mesmo internauta votar por mais de uma vez.

A cota do voto

Na verdade, temos que analisar esses resultados por dois ângulos. O primeiro é o grande desgaste enfrentado pela classe política no Brasil. Ora, quando o eleitor vota, acredita nas propostas, mas não vê o resultado do voto na prática. Então, naturalmente, ele perde a crença no sistema. E quando não se acredita, automaticamente, não há interesse. E isso pode justificar parte desse resultado.

Mas, em segundo lugar, não podemos esquecer a falta de entendimento da maioria das pessoas sobre a importância do processo eleitoral. Infelizmente, o eleitor vê o voto como obrigação. E isso é uma leitura errada. O voto deve ser encarado como uma conquista, não como, algo que traga o sentimento da obrigatoriedade.

Não podemos achar que as coisas estão perdidas, motivadas pelos constantes escândalos. Somos uma democracia nova; ainda estamos nos adaptando a ela. Tudo isso que está acontecendo faz parte de um processo de crescimento; de amadurecimento da consciência política da sociedade. É importante que conheçamos o errado para ter parâmetros para reconhecer o certo.

Agora, certo mesmo, é que o governo e as entidades representativas, precisam fazer mais campanhas de conscientização. Isso é importante para acelerar o processo democrático do Brasil.

Curtas


CAMPANHA: Com o mote “Valorize seu voto, vote pela sua cidade, vote limpo”, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início ontem (21) à campanha Voto Limpo, que será veiculada no rádio e na televisão. A iniciativa busca incentivar a participação dos eleitores no pleito de outubro, ressaltando a importância da liberdade de escolha do eleitor para votar em candidatos ficha limpa. Pena que a iniciativa acontece apenas no período eleitoral.

CONVERSA: O encontro entre a prefeita Luizianne Lins (PT) e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) deu o que falar ontem na capital. O almoço, no passo municipal, não se limitou apenas a questões empresariais. Ele foi marcado, também, por conversas políticas. Para analistas, a sucessão municipal pode até não uni-los, mas o encontro abre a porta do diálogo para as eleições de 2014. Será?

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Começa horário eleitoral gratuito


Começou hoje, o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. O período deve marcar o início de um novo momento para os candidatos a prefeito e vereadores da região do Cariri.

No Cariri apenas o município de Juazeiro do Norte, terá a transmissão da propaganda eleitoral pela TV. Os outros terão apenas o Rádio para transmitir seus projetos e propostas a população.

Os candidatos a vereador inauguram o horário eleitoral que terá 30 minutos de duração. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, os blocos serão destinados à propaganda eleitoral para prefeitos e vice-prefeitos. Nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados, os dias são reservados para os candidatos a vereadores.

No rádio, os horários começam às 7h00 e vão até às 7h30; e de 12h00 às 12h30. Na TV, os horários estão definidos das 13h00 às 13h30; e das 20h30 às 21h00.

Atento às regras

É importante que o candidato saiba que o horário eleitoral é destinado a apresentação das propostas e que fica proibido, segundo o TRE, a propaganda que ofenda outros candidatos. O partido ou coligação que não cumprir esta regra está sujeito à perda do direito de veicular sua propaganda gratuita no dia seguinte ao da decisão. Ou seja, falar mal do adversário pode ocasionar maior tempo para o adversário. Então é melhor que nossos candidatos venham com boas propostas para conquistar o eleitor.

Outro fator a ser priorizado pelo candidato é que a propaganda não pode utilizar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais. Ou seja, não podem dizer o que o candidato não é. E nem dizer o que ele na verdade não pensa. Essa montagem de personalidade será acompanhada pela justiça.

Na verdade, o que o eleitor quer é ver nos candidatos futuros representantes comprometidos com as causa populares e a propaganda eleitoral é onde a sociedade começa a reconhecer os melhores nomes. Então que os nossos candidatos façam da propaganda eleitoral um espaço para o debate e a apresentação de boas propostas.

Agenda dos candidatos para 21 de agosto


Crato

Ronaldo Matos (PMDB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PMDB fez reunião com a equipe de produção de campanha. Às 9h00 os candidatos se reúnem com empresários em visita a Indústria Incopa. Às 11h00 participa de um encontro com lideranças comunitárias do bairro Mutirão. À tarde (16h00) faz caminhada no bairro Vila Alta.

Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, a partir das 9h00, o candidato do PT fez panfletagem e corpo a corpo no bairro da Batateira.  À tarde (16h00) faz caminhada na mesma Batateira.

Juazeiro do Norte

Raimundo Macedo (PMDB)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PMDB fez visita a CCER na Avenida Carlos Cruz, 894, Franciscanos. Ainda pela manhã se preparou para participação em jornais. À tarde (17h30), faz comício entre as Ruas Coronel Antônio Fernandes e Belo Horizonte. À noite (18h00), faz carreata seguida de caminhada na Vila Fátima. Às 21h30, faz reunião na de Dona Rosa na Baixa da Raposa.

Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã o candidato do PSOL não teve agenda de campanha. À tarde (17h00), faz reunião política na Rua Frei Ibiapina, 320, bairro Pio XII.

Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 8h30, o candidato do PT fez visitas ao Bairro do Horto, próximo à estátua do Padre Cícero. À tarde (17h30), faz caminhada no Horto, com concentração próximo a estátua do Padre Cícero, e comício na pracinha da Rua do Horto. À noite (20h30), faz reunião com a coordenação da campanha.

Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com). 

Aurora-CE: Impasse na Câmara pode deixar estudantes sem transportes


A sessão da Câmara Municipal de Aurora, no início do mês de agosto, foi de grande repercussão na região do Cariri. O presidente da casa, vereador Oliveira Batista (PSDB), não colocou para apreciação do plenário o Projeto de Lei Nº 021/2012, do Poder Executivo, que trata da suplementação da Dotação Orçamentária de 2012. Dependem da aprovação, pagamentos de serviços relacionados à saúde e a educação, entre eles o transporte escolar.

Durante a sessão do dia 4, o presidente da Câmara chegou a atender requerimento verbal do vereador Chico Henrique (PMDB), líder do prefeito Adailton Macedo, solicitando um intervalo de 15 minutos, para que as comissões permanentes apreciassem o projeto de lei. Mas, em seguida, sem qualquer explicação, resolveu encerrar a sessão. A decisão causou revolta entre os vereadores da base do prefeito e o grande número de estudantes e populares presentes.

Na sessão do último sábado (18), Oliveira Batista proibiu a entrada de populares nas dependências da casa legislativa. A sessão ordinária foi realizada com portões fechado e sob a vigilância de policias militares e agentes do Pró-cidadania. Segundo informações, alguns tiveram dificuldade de adentrar nas dependências da Câmara.

O impasse, que já dura desde abril, parece não ter fim. Nessa última sessão, Oliveira Batista descumpriu uma determinação do Juiz de José Flávio Bezerra Morais, da comarca de Aurora, mandando que o projeto fosse colocado em plenária para votação. Segundo a assessoria jurídica da prefeitura municipal, a desobediência judicial acarreta multa diária de R$ 1 mil.

Com o encerramento da sessão, Oliveira Batista passou a ser alvo de muitas criticas, tanto por parte dos vereadores e, principalmente, das dezenas de estudantes e populares que aguardavam a votação e aprovação do projeto. O clima ficou tenso e o presidente da casa teve que deixar o prédio escoltado pela polícia.

Imbróglio político

Nada se resolverá se a política não deixar. E não adianta apelar para o bom censo. O que parece é que o presidente da Câmara quer inviabilizar financeiramente a atual administração e com isso causar desgaste ao gestor que, também, é candidato a prefeito. Oliveira Batista é vereador do bloco de oposição e candidato a vice-prefeito na chapa oposicionista.

A primeira sessão que visava a aprovação desse projeto aconteceu no dia 14 de abril e cinco dos nove vereadores votaram pela devolução do projeto alegando esclarecimentos insuficientes sobre o projeto. Ali a polêmica se instalava. Houve confrontos verbais e o clima, também, se acirrou quando o presidente encerrou a sessão sem deixar que os vereadores da base do prefeito usassem a tribuna.

Dias antes, o prefeito Adailton Macedo, foi a rádio FM 96 de Barro e disse que não daria dinheiro a vereador para votar a favor dos seus projetos. O vereador Erieldes, durante a sessão, criticou o prefeito por ter, segundo ele, denegrido a imagem dos vereadores.

Já estamos em agosto e nada foi resolvido. A oposição consegue minar financeiramente a atual administração, mas de quebra pode inviabilizar benefícios a população. Estudante tem que ser prioridade. Deixar estudante sem transporte, por rivalidades políticas é digno de intervenção da justiça.

E para piorar, se o projeto não for votado até o dia 30 deste mês, a verba deve retornar a União. Hoje, a Câmara Aurora, mais parece um ambiente situado. No fundo, quero acreditar que a câmara vai votar o projeto antes dos dia 30. O contrario, seria o cumulo do absurdo. Agora, não dá é para maltratar tanto a população por uma estratégia sem sentido.

Curtas


BAIXO NÍVEL: O senador Agripino Maia, presidente nacional do DEM, saiu do seu articulado discurso e da sua, sempre calma, e disse que “a briga entre o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne cheira a chifre queimado”. Foi, no mínimo, falta de respeito.

CIRO OUTRA VEZ: Para o ex-deputado Ciro Gomes, o PT do Ceará parece fazer questão de não entender que o ex-presidente Lula não está ligando para o racha PT-PSB. Sobre o problema, “alfineta” Ciro: “Só a petezada não enxerga que a base política do governo está fraturada”.

PARTICIPAÇÃO POPULAR: O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) presidirá hoje, a partir das 14h30, a segunda audiência pública da Comissão temporária destinada a debater e aprovar alterações no Código Penal. A novidade é que durante a audiência, a população poderá participar fazendo sugestões ao projeto como também questionando os convidados. Para isso estará disponíveis o telefone 0800-612211, o endereço eletrônico http://www.senado.gov.br/senado/alosenado/ e o  twitter: @alosenado. Boa iniciativa!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Crato-CE: Ronaldo aumenta diferença para segundo colocado, diz Ibope


O candidato do PMDB a prefeitura do Crato, Ronaldo Gomes de Matos (Ronaldo da Cerâmica), aumentou consideravelmente a diferença para o segundo colocado. Se as eleições fossem Ronaldo teria 54% das intenções de votos. Em segundo lugar vem o candidato do PV, Cícero Franca (Dr. Cícero), com 18%, seguido por Sineval Roque (PSB) com 6% e Marcos Cunha, também, com 6% das intenções de voto.

Quanto não é apresentado os nomes, deixando que o eleitor escolha de forma espontânea, Ronaldo continua na liderança com 45% das intenções de votos. Dr. Cícero aparece com 13%, Roque teve 4% e Marcos Cunha 3%.

O Ibope ouviu, ainda, os eleitores sobre a rejeição aos candidatos. Roque é o candidato com maior rejeição, 46% dos eleitores disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida aparecem Dr. Cícero com 27%, Marcos Cunho com 19%, e Ronaldo com 8%.

A pesquisa contratada pela TV Verdes Mares e divulgada no Jornal Diário do Nordeste, foi feita pelo Ibope e está registrado na Justiça Eleitoral. Foi realizada entre os dias 16 e 18 deste mês e entrevistou 301 eleitores. A pesquisa considera uma margem de erro de seis pontos percentuais para mais ou para menos. Não foi divulgado números sobre votos brancos, nulos e indecisos.

Segundo momento

Na verdade, estamos entrando no segundo momento da campanha e essa pesquisa veio nos nortear sobre o que pensa o eleitor cratense. No primeiro momento, que devemos encerrar hoje, dois candidatos avançaram e dois desceram. Ronaldo saiu de 44% para 54%; um aumento de 10 pontos percentuais. Dr. Cícero saiu de 10% para 18%; um aumento de 8 pontos que o empurrou para a segunda colocação. Mas, os grandes derrotados nesse primeiro momento da campanha são Sineval Roque que sai de 17% para 6%; uma queda de 11 pontos percentuais. E Marcos Cunha que sai de 14% para 6%; uma queda de 8 pontos.

Os percentuais colocam o candidato do PMDB, numa vantagem muito folgada, já que, a diferença entre ele e o segundo colocado é de 36%. Ou seja, hoje, basta que Ronaldo mantenha os mesmos 54%, sem a necessidade de crescimento para ganhar a eleição. Dr. Cícero cresceu 8% em 40 dias e mesmo que dobre o seu desempenho, nessa segunda metade, que se inicia amanhã (21), não seria o suficiente. O tempo passa a ser um inimigo para o candidato do prefeito Samuel Araripe.

Quanto a Roque e Marcos Cunha, as possibilidades ficam mínimas. Crescer 49 pontos em 43 dias é realmente algo difícil de imaginar. Agora é bom deixar claro que tudo isso não é a eleição. A pesquisa serve apenas nortear a preferência do eleitorado. O que vale mesmo é o voto na urna.

Agora é importante ressaltar, o mal desempenho dos candidatos dos governos estadual e federal no Crato, não que esses governos tenham culpa. Acredito que o desempenho se dê, no caso de Roque, pela grande rejeição que chega a 45% e, pelo lado de Marcos Cunha, pela pouca visibilidade da campanha. Nesse momento, dar volume a campanha é de primordial importância.

Mas, certo mesmo desse resultado, é a visualização de que o debate é municipal, daí a subida do candidato do prefeito. Ser candidato dos governos é bom, desde que eles façam algum esforço na campanha, o que, no Crato, até agora não foi o caso.

Agenda dos candidatos para 20 de agosto



Crato

Ronaldo Matos (PMDB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PMDB fez caminhada pelo Centro do Crato. Às 9h00, fez visita a feira livre. À noite (19h00), faz reunião com moradores e lideranças comunitárias do bairro Mirandão, no salão da capela de São João Batista.

Cícero França (PV)
Pela manhã, a partir das 08h00, o candidato do PV fez visita ao Mercado Walter Peixoto. À tarde (16h00), faz caminhada e reunião com os moradores da Vila Guilherme.

Sineval Roque (PSB)
Pela manhã, a partir das 8h00, o candidato do PSB fez caminhada pelo Centro. À tarde (17h00), faz caminhada na Rua do Cruzeiro, Bairro Pinto Madeira.

Marcos Cunha (PT)
Pela manhã, o candidato do PT não teve agenda de campanha. À tarde (16h00) faz caminhada no Bairro Vila Lôbo, com concentração na Igreja de São Francisco.

Juazeiro do Norte

Raimundo Macedo (PMDB)
Pela manhã, a partir das 9h00, o candidato do PMDB esteve reunido com a equipe de marketing da campanha. À tarde (15h00), faz reunião política na Fábrica de Sandálias do senhor Carlinhos, na Rua José de Alencar, 483, Romeirão. Às faz reunião com o senhor Sócrates, na Rua Antônio Adil da Nóbrega, 181, Parque Triângulo. Às 17h30, faz reunião política com médicos, no Hotel Verdes Vales.

Demontieux Fernandes (PSOL)
Pela manhã o candidato do PSOL não teve agenda de campanha. À tarde (17h00), faz reunião política entre as ruas Clotilde Mota e João Maciel, no Bairro Triangulo.

Manoel Santana (PT)
Pela manhã, a partir das 9h00, o candidato do PT fez visitas no Bairro Timbaúbas. À tarde (17h30), faz caminha no Bairro Juvêncio Santana. À noite (19h00), faz reunião política na Rua do cruzeiro, 834, Bairro São Miguel.

Os outros candidatos não enviaram agenda para divulgação. (As agendas podem ser enviadas para o e-mail: madson.vagner@gmail.com).