sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Juazeiro do Norte-CE: Raimundão lidera com folga, diz pesquisa do Ibope
A TV Verdes Mares encomendou e divulgou ontem (16), no Jornal CE TV, Segunda Edição, pesquisa do Ibope, sobre as intenções de votos para prefeito de Juazeiro do Norte. O resultado aponta a liderança do candidato do PMDB, Raimundo Macedo, com 63% das intenções de votos, contra 16% do atual prefeito, Manoel Santana (PT). Em terceiro e último lugar, aparece o candidato do PSOL, Demontieux Fernandes, com 7%.
O Ibope ouviu, ainda, os eleitores sobre a rejeição aos três candidatos. O petista Manoel Santana aparece com 58%, Demontieux com 25% e Raimundo Macedo com 15%. Entre os entrevistos, 9% declararam votar em qualquer um dos candidatos, enquanto 7% responderam não votar em nenhum dos candidatos.
A pesquisa apontou, também, que 6% pretendem votar em branco ou anular o voto. Outros 8% não souberam opinar. A pesquisa ouviu 504 eleitores, entre os dias 13 e 15; está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Ponto de partida
É importante destacar a grande miscigenação hoje encontrada em Juazeiro. Essa é uma terra de grande diversidade, tanto cultural, quanto intelectual. Dizer que as coisas já têm uma definição é correr o risco de se decepcionar mais na frente. Os mais de 160 mil eleitores, hoje cadastrados no TRE, costumam surpreender. Tanto que desde que foi criada a reeleição, jamais um prefeito conseguiu o feito no município.
Esse mesmo eleitor, quase deu uma vitória espetacular para Iris Tavares em 2000, e deu uma virada fenomenal em 2004 a favor desse mesmo Raimundo Macedo. Agora, é inegável que essa pesquisa delimita o ponto de partida da eleição em Juazeiro.
Até agora, tudo sobre posicionamento do eleitorado, não passava de especulação. A pesquisa veio para colocar um ponto entre a realidade e a especulação. Hoje todos sabem a real situação dos candidatos, junto ao eleitorado, e a eleição começa agora.
A questão é que para um deles, essa história ganha tom de tranquilidade e para os outros dois de muita preocupação. O candidato do PMDB, Raimundo Macedo, entra na disputa com uma margem muito folgada, em relação aos adversários. Já, o prefeito Manoel Santana e o candidato do PSOL, Demontieux Fernandes, começam muito atrás; até, mais longe do que se imaginava. A diferença é que Santana esperava bem mais da disputa, enquanto que, Demontieux sempre esteve como uma alternativa; correndo por fora, na base do “tudo que vier é lucro”. E, vamos combinar, ter o apoio de cerca de 10 mil eleitores em Juazeiro, para quem entrou sem perspectiva é muito bom.
Mas, o maior problema para Santana não está nas intenções de votos; o maior problema dele está no alto índice de rejeição. Estar atrás, numa disputa difícil como a de Juazeiro é, até, certo ponto natural; mas, ter uma rejeição de ultrapassa os 50%, acaba tornando a reação mais difícil.
Apesar de alta, a rejeição de Santana é explicável, até pelo desgaste do poder. Agora, não dá é para entender a rejeição do Demontieux que chega aos 25%. O candidato do PSOL, nunca assumiu, sequer, cargos públicos. A única explicação poderia estar no discurso forte da esquerda a qual o partido faz parte.
Na próxima semana começa a propaganda eleitoral gratuita. A pergunta é: ela será capaz de reverter o quadro para Santana e Demontieux, ou reforçará a vantagem de Raimundo Macedo. Uma coisa é certa, é melhor Santana e Demontieux terem boas cartas nas mangas; afinal, se quiserem ganhar a eleição, terão que convencer os eleitores de Raimundão a mudar de ideia, já que, surpreendentemente, indecisos, brancos e nulos, não chagam a 15%.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário