sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Candidatos de Juazeiro falam de propostas na Rádio Tempo FM


Foi encerrada ontem, quinta-feira (06), a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte, promovida pelo Jornal Super Tempo (Rádio tempo FM). Durante três dias, sendo um por dia, os três candidatos se sucederam na apresentação de propostas para a saúde e educação, além de responderem a perguntas dos ouvintes e dos entrevistadores sobre mobilidade urbana, esporte, ação social, cultura, desenvolvimento econômico e moradia popular.

Entre os candidatos, foi consenso que a saúde é o grande desafio de Juazeiro. Eles falaram sobre a construção de novos Centro de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), compra de novas ambulâncias, requalificação de hospitais já existentes e construção de um novo, implantação do SAMU, mais agilidade nos resultados de exames, funcionamento do CAPS 24 e construção de um novo centro de tratamento para dependentes químicos, além de maior investimento no saneamento básico.

Na educação, foi dito que ela deve ser um processo de libertação do povo. E que deve haver mudança na escolha de grupos gestores com a implantação de eleição direta, além do melhoramento dos salários dos profissionais e a abertura de um diálogo permanente com as entidades representativas. Fora isso, foi colocada a construção de novas escolas, quadras poliesportivas, reforma das unidades existentes, implantação da escola em tempo integral e a distribuição de tabletes para alunos da rede pública municipal e instalação de internet sem fio nas escolas.

Além disso, tiveram destaque as respostas dos ouvintes sobre mobilidade urbana, onde foram destacadas a construção de rampas para deficientes e passarelas nas vias mais movimentadas, ampliação de drenagens, águas e esgotos, calçamentos com piso intertravado, pavimentação asfaltica, abertura de ruas, construção do anel viário, requalificação das linhas de ônibus, além da criação de uma secretaria de urbanismo.

Já na cultura, foi proposto a criação da Universidade da Cultura Popular e um fundo municipal para a cultura. No Centro Multi Funcional (Centro dos Romeiros), foi proposto a implantação do Museu da Arte Sacra Popular e a criação de uma rotina de apresentação dos grupos de arte popular para os juazeirense e para os turistas e romeiros.

No esporte, desenvolvimento econômico e moradia popular, as propostas foram baseadas em incentivos a classe empresarial, reavaliação dos processos de doação de terrenos, além de maior atenção aos pequenos em detrimento dos grandes, reforma do Romeirão e incentivos ao esporte amador e profissional e, também, o avanço na parceria do município com programas como o “Minha Casa, Minha Vida.”

A sequência das entrevistas, definida por sorteio, foi realizado na segunda-feira (03), com a presença de representantes das coligações. As entrevistas obedeceram a seguinte sequencia: Manoel Santana (PT), Demontieux Fernandes (PSOL) e Raimundo Macedo (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário