terça-feira, 25 de setembro de 2012

Vox Populi: Elmano e Roberto Cláudio assumem a ponta em Fortaleza


Divulgada ontem pela TV Jangadeiro, a segunda pesquisa Vox Populi para prefeito de fortaleza mostra um avanço de Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) e a queda de Moroni Torgan (DEM). Segundo o Vox Populi, se as eleições fossem hoje, Elmano e Roberto, estariam empatados com 20% das intenções de votos. Moroni recebeu 17% das intenções.

Na sequencia a pesquisa aponta Heitor Férrer com 9%, Renato Roseno com 6%, Inácio com 4%, Marcos Cals com 3%, Francisco Gonzaga com 1%; enquanto André Ramos e Valdeci não pontuaram. Brancos e nulos somaram 4%, não souberam responder 16%.

A pesquisa ouviu ainda o eleitor sobre a rejeição dos candidatos. Moroni continua liderando com 29%, seguido de Elmano com 14%, Inácio e Roberto Cláudio com 9%, Marcos Cals e Gonzaga com 3%, Heitor Férrer com 2%, André Ramos, Renato Roseno e Valdeci com 1%. Os que responderam que poderiam votar em qualquer um candidato somaram 8%.

A pesquisa foi realizada entre 19 e 21 de setembro e ouviu 1.500 mil eleitores, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A consulta foi contratada pela TV Bandeirantes e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará com o número CE-00067/2012.

Fôlego para reta final

Se compararmos o processo eleitoral a uma maratona podemos dizer que tem faltado fôlego para alguns, enquanto outros têm esbanjado energia nessa reta final. Elmano e Roberto Cláudio, já assumem a ponta deixando Moroni, potencialmente fora do segundo turno. Se compararmos a última pesquisa Vox Populi, Elmano cresceu 7% e Roberto 8%, enquanto Moroni 9%, passando de primeiro para terceiro lugar.

Quem se manteve com a mesma pontuação foi Heitor Férrer com seus 9% e Renato Roseno que saiu de 7% para 6%. Fora da disputa vão ficando Inácio (4%) e Marcos Cals, com (3%). Fim melancólico para quem acreditava brigar pela ponta. E, apesar da boa colocação de Heitor Férrer, a disputa pelo segundo turno deve ficar mesmo entre Elmano, Roberto Cláudio e Moroni.

Mas, a partir de agora, aqueles que não estão se qualificando para a disputa do segundo turno, devem priorizar uma boa colocação para negociarem melhor seus apoios no segundo turno. Para onde vão e o quanto vale os derrotados? Essa será a pergunta após a eleição do primeiro turno. E, vale salientar, na política vale quem tem voto. Potencialmente, Heitor Férrer deve ter grande valorização. Ele mostrou estabilidade durante a campanha, ondulando muito pouco nas pesquisas e estando sempre entre os quatro. Isso sem falar, entre os três primeiros, aquele que não seguir adiante.

Agora, certo mesmo, desse pleito de Fortaleza é que, as chamadas máquinas públicas, têm feito a diferença, munindo seus candidatos de um fôlego além do normal. Eles saíram das últimas colocações para as primeiras. A subida foi surpreendente, mas a partir de agora, não será nenhuma surpresa ver os dois disputando o segundo turno palmo a palmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário