sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pesquisa IBOPE: Raimundão lidera, mas Santana e Demontieux crescem


O Ibope/Sistema Verdes Mares realizou mais uma pesquisa de opinião para a prefeitura de Juazeiro do Norte. O candidato do PMDB, Raimundo Macedo, continua na liderança com 55% das intenções de votos. O candidato à reeleição pelo PT, Manoel Santana, aparece com 26% das intenções, seguido por Demontieux Fernandes (PSOL) com 9%.

A pesquisa ouviu ainda os eleitores sobre a rejeição aos candidatos. Manoel Santana tem 51% de rejeição, enquanto Raimundo Macedo tem 27% e Demontieux tem 22% de rejeição. Entre os entrevistados, 9% votariam em qualquer um dos candidatos e 4% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi divulgada na noite de ontem, quinta-feira (13), e mostrou ainda que 3% dos entrevistados votariam em branco ou anulariam o voto, e outros 8% não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ouviu, nos dias 10 e 11, 504 eleitores com margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos.

Um cai, dois sobem

Na verdade, o resultado da pesquisa aponta que o candidato do PMDB, Raimundão, cai 9%, enquanto Manoel Santana sobre 10% e Demontieux Fernandes sobe 2%. A primeira pesquisa do Ibope para Juazeiro, divulgada no dia 13 de setembro, mostrou que Raimundão tinha 63% das intenções de votos, Santana 16% e Demontieux 7%. Entre as duas pesquisas o que não se alterou foi os 8% dos que não souberam responder e os 3% dos que votariam em branco ou anulariam o voto.

O problema para Santana e Demontieux é que a queda de Raimundão e os seus avanços, não foram suficiente para que eles se aproximassem. A diferença na primeira pesquisa, entre Raimundão e Santana, segundo colocado, era de 47%. Agora essa diferença está em 29%. Ou seja, a diferença caiu, mas ainda é muito grande.

O candidato do PSOL, que na primeira pesquisa apareceu com 7%, o que causou grande expectativa, não conseguiu repetir o mesmo desempenho nessa última pesquisa. Ele subiu apenas 2%, se mantendo dentro da margem de erro. O resultado o coloca, teoricamente, fora da disputa.

As polêmicas ficaram por conta dos bastidores, onde vários resultados foram anunciados, antecipando-se aos números oficiais. Mas, a verdade é que ninguém acertou e, a partir de agora, novas especulações devem surgir até divulgação da próxima pesquisa.

Certo mesmo, é que a campanha do prefeito Manoel Santana terá o grande desafio de diminuir mais ainda a diferença e apostar tudo nos últimos dias. Agora é esperar a próxima pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário