quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Rádio Araripe realiza primeiro debate com os candidatos do Crato


A Rádio Araripe do Crato realizou na segunda-feira (03), na sede do Sindicato dos Comerciários, o primeiro debate com os candidatos a prefeitos. Durante três horas, divididas em seis blocos, os candidatos responderam perguntas dos outros candidatos, da produção do debate e do público.

A excelente estrutura, montada sob a coordenação do professor Sandro Leonel e mediação do jornalista Tarso Araújo, levou ao eleitorado cratense um debate de alto nível, onde os candidatos privilegiaram as informações sobre seus planos de governo.

Os poucos momentos de tensão ficaram por conta do candidato Sineval Roque, ao interpelar o candidato Cícero França, na maioria das vezes, o colocando como coparticipante da gestão do prefeito Samuel Araripe.

As críticas ficaram por conta da ausência do candidato do PMDB, Ronaldo Matos. A coordenação do debate disse que o candidato não mandou representante para a assinatura das regras do debate, o que, inviabilizou a sua participação.

A assessoria do candidato Ronaldo Matos, disse que tentou participar, mas que sua presença foi inviabilizada pela direção do debate, já que, fez vários contatos e não obteve resposta acerca da aceitação ou não.

A verdadeira campanha

Primeiro é importante ressaltar a grande organização do debate. Estão de parabéns os coordenadores. Fazer com que o eleitor conheça bem as propostas dos candidatos é uma boa iniciativa. Na verdade, o debate é mais uma mera entrevista conjunta de candidatos; o debate é o momento em que os políticos deixam a frieza do papel, das imagens fotográficas e passam a interagir com aqueles que têm o poder de decidir quem irá governar o município.

Durante o debate foi perceptível a cordialidade entre os candidatos, quebrada apenas pelas poucas criticas feitas por Roque a administração de Samuel, e dirigidas ao candidato Cícero França, chefe de gabinete e secretário de Saúde do município até pouco tempo. Claro que a conduta pode ser entendida como natural, pelo Roque se tratar de um opositor. Mesmo assim, ficou notório o cuidado com as palavras.

No que diz respeito a desenvoltura de cada candidato, notei um destaque ao Roque pelo bom nível de preparação. Marcos Cunha manteve a, já característica, serenidade e Cícero França ocupou parte do tempo em fazer a defesa do atual governo municipal.

Quanto a polêmica, gerada pela ausência do candidato do PMDB, Ronaldo Matos, que se disse injustiçado, já que, queria ir, mas foi impedido por não ter mandado representante para assinatura das regras. Acredito que não passou de um mal entendido; um contra tempo e que deve ser revertido no próximo debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário