segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Falta menos de um mês para as Eleições Municipais


Faltam apenas 27 dias para as eleições municipais de 7 de outubro. No Brasil, as eleições serão realizadas em 5.568 cidades, com a participação prevista de mais 138 mil eleitores. Eles escolherão os novos prefeitos e vereadores de seus municípios.

Os eleitores do Distrito Federal e da ilha de Fernando de Noronha (PE) não participarão da votação, já que nessas localidades não existem prefeitos nem vereadores. Os eleitores brasileiros que moram no exterior e que se cadastraram para votar no país onde estão também não poderão votar nestas eleições, já que eles só vão às urnas para escolher o presidente da República.

No Ceará, 6.192.371 eleitores deverão estão aptos a votar. Segundo os dados do TSE para o Estado, o eleitorado feminino ultrapassa o masculino. Do total de eleitores cearenses, 3.236.610 são mulheres (52,2%) e 2.947.646 (47,6 %) são homens.

Na Região Metropolitana do Cariri (Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velhas e Caririaçú), serão 343.653 eleitores estão aptos a votar. Desses 165.540, estão em Juazeiro do Norte, maior município da região. Na região estão concorrendo 16 candidatos a refeito e 737 candidatos a vereador.

Tá chegando a hora

Estamos no último mês e as campanhas tendem a sofrer maior pressão, tanto dos adversários, quanto dos eleitores. Daqui para frente tudo será motivo de desgaste ou de virtude. O problema está apenas nos excessos que podem ser cometidos.

Nas últimas semanas, temos visto muitos exemplos de como pode ser essa reta final de campanha. Invasão de comitês, provocações nas ruas e reuniões, ameaças institucionalizadas, pesquisas falsas, panfletos apócrifos, e outros artifícios, já são identificados e devem continuar até o último dia de campanha.

Resta à população ficar atenta a esses excessos. É importante distinguir a verdade da perseguição ou vontade de denegrir a imagem de concorrentes. É interessante que a população deixe para a justiça o julgamento de possíveis acusações e se concentre nas propostas.

É claro que não devemos votar, por exemplo, em candidato denunciado como ficha suja. Isso independe de julgamento é uma questão conscientização política. Mas, é importante se preparar para a onda de denuncias que devem surgir com o único intuito de prejudicar, esse ou aquele candidato.

Agora é importante, também, ressaltar a grande quantidade de eleitores na região. Só nos municípios da região metropolitana, beiramos os 350 mil e, em breve, no Juazeiro já poderemos ter segundo turno para as eleições. Já somos grandes, crescemos a passos largos. Resta-nos, agora, avançar nos conceitos e discernimento critico sobre o que realmente é importante num processo eleitoral. Devemos estar de olho nas boas propostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário