quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Curso de Direto da URCA promove debate no Crato


A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Curso de Direito da Instituição, realizou ontem, quarta-feira, a partir das 19 horas, debate entre os candidatos a prefeito do Crato. O evento, realizado no anfiteatro do curso, contou com a presença e participação dos alunos do curso, da sociedade civil, professores e militantes partidários.

Durante o debate, os candidatos responderam a perguntas voltadas a saúde, educação, geração de emprego e renda, cultura, entre outros. Os blocos foram divididos em momentos de apresentação de propostas, resposta de perguntas dos alunos e perguntas entre os candidatos, além de considerações finais.

Cerca de 200 pessoas entre alunos, convidados, imprensa e assessores, assistiram a apresentação de propostas e questionamentos dos candidatos Marcos Cunha (PT), Sineval Roque (PSB) e Cícero França (PV). O candidato do PMDB, Ronaldo Matos, justificou a ausência.

Analisando problemas

Os candidatos passaram a maior parte do debate fazendo criticas, analises e apresentando propostas sobre a atual situação do Crato. Foram muitas as discussões sobre os mais diversificados temas, mas alguns chamaram mais a atenção.

O candidato do PSB, Sineval Roque, por exemplo, colocou a falta de esgoto sanitário é um dos maiores problemas do Crato. Segundo Roque, hoje, o Crato conta com apenas 10% de rede de esgoto. Para ele, isso demonstra que o Crato ficou esquecido nos últimos tempos. Roque criticou ainda o abandono das estradas no governo Samuel Araripe. E disse que o pouco feito teve motivação eleitoral. O candidato disse, ainda, que o Crato precisa de um plano piloto que contemple toda a sua infraestrutura.

O candidato do PV, Cícero França, falou sobre a geração de emprego e renda, dizendo que o maior foco das suas ações serão voltadas para a valorização e a elevação da alto-estima dos cidadãos do Crato. Disse que como prefeito vai atrás da função básica do município, a de fazer um protocolo de intenções e trazer uma carteira de projetos para que o município possa atrair investimentos com uma política de incentivos. Entre os exemplos, das suas ações como prefeito, Dr. Cícero disse que utilizará a praça em frente a prefeitura para montar salas de orientação profissional para os pequenos empreendedores e incentivará a criação de cooperativas.

O candidato do PT, Marcos Cunha, destacou que sua proposta de governo deseja recuperar a identidade turística do município. Para Marcos Cunha, o único grande evento reconhecido como encontro turístico é a Exposição Agropecuária do Crato. Ele frisou que o Crato tem todas as condições culturais e ambientais para se tornar um grande receptivo turístico da região. Para que isso se torne realidade, o candidato do PT, disse ser importante criação de um plano turístico local, com a execução de um calendário que possa contemplar eventos como festivos natalinos, carnavalescos, páscoa, festa da padroeira, resgatar o Chama (evento de música), mostra de cinema e vídeo, feira de livros e festejos esporádicos da cidade.

Na verdade, falta um pouco de propostas inovadoras. Algo que seja diferente do que estamos vendo em outros municípios. Aquelas que, em alguns tem dado certo e, em outros, tem dado errado. As propostas são tímidas e pouco claras com relação a sua aplicabilidade. É claro que o tempo destinado as respostas durante um debate não é suficiente para detalhar as propostas, por isso, esperamos que no plano de governo elas estejam mais bem delineadas.

Um comentário:

  1. Diga la, Madson! Tudo bem ?

    Olha, O Blog do Crato e a Rádio Chapada do Araripe Internet ( Há 7 anos no ar ) irão transmitir o debate que acontecerá hoje, dia 28 aí em Juazeiro em que você estará mediando. Estaremos em cadeia com a Rádio Tempo FM, que também transmitirá o debate.

    Gostaria que você pudesse anunciar que o Blog do Crato e a Rádio Chapada do Araripe estarão transmitindo para a internet e que o debate pode portanto, ser ouvido através nos endereços:

    www.blogdocrato.com
    www.radiochapadadoararipe.com

    Na hora marcada, é só entrar e começar a escutar. O sistema é automatizado. O player da Rádio Chapada está instalado em mais de 50 sites espalhados pelo Brasil e pelo mundo, portanto calcula-se uma enorme audiência, se as pessoas se interessarem em escutar o debate. Temos 500 canais disponíveis para as pessoas se conectarem.

    Um forte abraço,
    P.S - Estarei enviando as suas fotos via E-mail

    Dihelson Mendonça
    Administrador do Blog do Crato, Rede Blogs do Ceará, Portal CHAPADA DO ARARIPE, Rádio e TV Chapada do Araripe Internet.

    www.blogdocrato.com
    www.chapadadoararipe.com
    www.blogsdoceara.com
    www.radiochapadadoararipe.com
    www.tvchapadadoararipe.com

    ResponderExcluir