sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ACM Neto declara simpatia ao PSB de Campos e Cid


O prefeito eleito de Salvador, deputado federal Antonio Magalhães Neto (ACM Neto) fez elogios a Eduardo Campos e Cid Gomes, governadores de Pernambuco e Ceará, respectivamente, durante entrevista ao “Poder e Política” da Folha de São Paulo e Portal UOL. ACM Neto foi o único nome de expressão do DEM a vencer nas eleições municipais.

ACM elogiou, também, a presidente Dilma Rousseff que, segundo ele, faz um Governo melhor do que o de Lula. ‘’Tem mais equilíbrio na posição institucional," declarou.

Embora tenha se recusado a fazer previsões sobre alianças para 2014 no plano nacional, o prefeito eleito sugeriu que o DEM não se alinhará automaticamente ao PSDB de Aécio Neves (MG). Quanto ao PSB, ele mandou o recado: "Eu acho que neste momento não se deve descartar nenhuma hipótese".

Sobre o assunto, a presidente Dilma Rousseff, convocou o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, para uma conversa. O encontro deve acontecer na terça-feira (6). Antes a presidente conversa com lideranças do PT e PMDB.

Membros do PT já temem que o PSB aumente sua participação no primeiro escalão do governo. O PSB tem duas pastas, Portos e Integração Nacional, esta última classificada como fundamental para o crescimento do partido por sua grande atuação no território nacional.

Jogo duplo

Essa atitude do ACM Neto de elogiar os lideres do PSB e a presidente Dilma, não a toa. Agora, ele tem o que perder. Ser prefeito é bem diferente de ser deputado. Enquanto para o deputado é bem fácil fazer críticas, sem se preocupar com o que pode vir do lado contrário, para o prefeito, a coisa é bem diferente. Estando no executivo, ele vai precisar de parceria com o governo federal, já que, somente o FPM e a arrecadação municipal não são o bastante para administrar uma máquina como a prefeitura de Salvador. Ou seja, a necessidade pode fazer um “juiz” acusador, virar advogado de defesa na mesma causa.

Quanto ao elogio aos governadores Cid e Eduardo Campos é, apenas, uma semente para o futuro. Seria muito difícil para ACN Neto, depois de uma oposição ferrenha, como fez no decorrer dos anos como deputado, agora virar aliado do PT. Na verdade, a possibilidade de uma candidatura do PSB a presidência significaria uma virada honrosa para ACM Neto.

E o recado, ao PSDB, já foi dado. Não vai existir apoio incondicional ao provável candidato neoliberal ao Planalto, o senador Aécio Neves. ACM Neto aprendeu com uma das maiores raposas da política brasileira, o falecido Antonio Carlos Magalhães, que chegou a ser considerado o dono da Bahia. Ou seja, ele conhece os atalhos do poder.

Agora, é interessante ressaltar a percepção e a reação da presidenta Dilma. Ainda nesta próxima semana ela conversa com os principais partidos da sua base. E a conversa deve ser curta e grossa, quem não está junto que se aparte. Dilma é pragmática e, nesse momento, quer eliminar as prováveis surpresas do futuro. E a disputa está apenas começando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário