quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Definidos os dois nomes que disputarão presidência da Câmara de Juazeiro


Depois de muita discussão, parece que os dois nomes que, realmente, disputarão a presidência da Câmara de Juazeiro, estão definidos. O nome do vereador reeleito, Gledson Bezerra (PTB), ganhou a disputa dentro dos que apoiam o prefeito eleito Raimundo Macedo (PMDB).

Estavam, ainda, na disputa os nomes de Preto Macedo (PMDB) e Bertran Rocha (PTdoB). Os dois não conseguiram decolar. Gledson é o atual vice-presidente da Câmara e já assumiu a casa em várias sessões.

O outro nome na disputa é o de José de Amélia Júnior (PSL), atual presidente da casa. Ele disputa tendo a experiência de quatro mandatos como presidente.

Articulação interna

O mais interessante no processo de eleição da Câmara é que não são inscritas chapas com antecedência. A coisa acontece na hora. Logo após a diplomação os nomes são colocados e a eleição é feita. Mas, isso é só a teoria.

Na verdade, o que deve prevalecer é a melhor articulação nos bastidores. A eleição, até parece acontecer na hora, mas na prática é bem diferente. São quase três meses de intensas negociações e articulações em torno dos nomes que devem disputar com chances.

No caso do grupo do prefeito eleito Raimundo Macedo, foram colocados três nomes para o crivo dos demais vereadores e Gledson teve o melhor desempenho. Gledson vai para o segundo mandato de vereador, mas já mostra uma profunda familiaridade com a política da casa.

Na primeira metade do seu mandato, ondulou entre a situação e a oposição, o que, de certa forma comprometeu sua atuação. Mas, na segunda metade, conseguiu imprimir um ritmo coerente e acabou ganhando o respeito dos colegas e eleitores, tanto que foi reeleito.

Segundo informações de bastidores, hoje, Gledson contaria, inclusive, com alguns votos da oposição, além da experiência e da vontade de Raimundão para fazer o presidente da casa. Ele sabe que prefeito, sem a presidência da Câmara está fadado a grandes desgastes com o legislativo.

Agora é importante destacar que a disputa não está ganha. Gledson tem pela frente o nome e a experiência de Amélia Júnior que, segundo informações, já teria oito votos, incluindo o dele. Júnior já surpreendeu em outras ocasiões e nas rodas de conversas pela cidade, ainda é colocado como favorito.

Certo mesmo é que, hoje, esses são os favoritos a disputa. Ou seja, os nomes estão colocados e as peças estão na mesa, resta saber quem dará o cheque-mate e ganhará essa disputa de xadrez. Façam suas apostas e vamos ver o que acontece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário