segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Manoel Salviano, Raimundo Macedo e Gorete Pereira podem ser os próximos julgados pelo STF


Com o fim do julgamento do “mensalão”, cerca de 200 outros políticos investigados passarem podem passar pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A cobrança para que a Corte faça andar a fila desses processos se intensifica. Em Brasília, petistas têm se articulado para pressionar o Supremo a pôr logo em pauta, pelo menos, a Ação Penal 536 – também conhecida como “mensalão tucano”, ou “mensalão mineiro”.

Entre os cerca de 200 políticos investigados, estão oito deputados do Ceará. Três deles bem conhecidos da população do Cariri. Manoel Salviano (PSD), Raimundo Macedo (PMDB) e Gorete Pereira (PR), figuram na lista. A informação é do site Congresso Em Foco. Segundo o site, dos três, apenas Gorete Pereira, teria se manifestado. A deputada responde por possíveis irregularidades em prestação de contas, mas alegou que um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) já havia a inocentado.

Ainda de acordo com site, um em cada três parlamentares responde a inquéritos ou ações no STF. No Ceará, além dos deputados citados, conhecidos no Cariri, fazem parte da lista os deputados federais: Aníbal Gomes (PMDB), Danilo Forte (PMDB), Genecias Noronha (PMDB), Gorete Pereira (PR), Padre José Linhares (PP) e Mário Feitosa (PMDB).

Nossa reportagem procurou os deputados Manoel Salviano e Raimundo Macedo. O deputado Raimundo Macedo está em Brasília e que deve se pronunciar sobre o assunto quando retornar e Manoel Salviano não foi encontrado.

Que espera!

É interessante ressaltar que o site Congresso Em Foco é institucional, pertence ao próprio Congresso. Agora, o que site ficou devendo foi os processos que cada um responde. Acredito que o volume de políticos que respondem a inquéritos e ações tenha dificultado a divulgação mais individualizada. Mas, o fato do site indicar que, um em cada três parlamentares, respondem por irregularidades, já nos dá a dimensão do quanto perdemos para a corrupção.

Acredito que vendo o último julgamento do STF, no caso do mensalão, temos a ideia do quem vem pela frente. A partir de agora todo julgamento deve virar uma batalha política; estendido a um debate social sobre a ação do STF. Isso foi o que plantou o Supremo e agora ficará difícil retroagir. O próprio PT, maior penalizado no julgamento do mensalão, já anunciou que fará pressão para ver outros processos terem o mesmo tratamento.

Com relação aos deputados cearenses, poderíamos, até, pensar em abrandamento por parte do STF, pelo fato de ser na maioria do PMDB, principal aliado do governo federal, mas é bom lembrar que o PT, partido que detém a presidência, não coseguiu, sequer, intervir em favor os seus e não deve fazer força para livrar os aliados.

Talvez, o mais forte nesse julgamento tenha sido o fato do PT não ter conseguido fazer força para livrar seus filiados, o que, daqui para frente o exime de tentar intervir nas decisões do Supremo em favor de outros.

Na verdade, o julgamento do mensalão, trás a tona a velha história do quem planta colhe e de que para toda ação tem uma reação. Quando dissemos que o Brasil estava sendo passado a limpo, pouca gente entendeu; mas agora, com os próximos julgamentos, vamos ver, realmente, o que isso significa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário