terça-feira, 28 de abril de 2015

Acirramento marca último debate para reitor da URCA

Muita tensão e um forte acirramento marcaram o último debate entre os candidatos a reitoria da Universidade Regional do Cariri (URCA), na noite dessa segunda-feira (27). Cerca de 1.500 pessoas entre estudantes, funcionários, professores e convidados, quase lotaram o Ginásio de Esportes da Universidade, no campus do Pimenta em Crato.

Por cerca de 2 horas os candidatos Zuleide Queiroz (Chapa 1) e Patrício Melo (Chapa 2), se revezaram entre apresentação de propostas, criticas ao projetos opositor, além de responderam perguntas de professores e alunos. O debate foi dividido em 6 blocos contemplando a apresentação da propostas, perguntas e respostas, e considerações finais.

Na apresentação, a candidata Zuleide Queiroz focou na importância da autonomia da URCA. Zuleide falou, ainda, do compromisso em realizar concurso para setores administrativos e professores efetivos. Ela prometeu lutar pela equiparação salarial entre efetivos e temporários.

Patrício Melo, citou as conquistas alcançadas nos últimos anos, como o aumento dos cursos de doutorados, bolsas de extensão, melhorias na infraestrutura e a luta pela autonomia que já está em curso. Patrício destacou o Geopark Araripe, como uma das grandes conquistas, não só do Cariri, mas do Brasil.

No momento mais tenso do debate, quando os candidatos fizeram perguntas entre si, o candidato Patrício, perguntou a Zuleide de onde viria o dinheiro para realizar tantas obras, constantes no seu plano de trabalho. Zuleide respondeu que o dinheiro viria ao dobrar o repasse feito pelo Governo do Estado à Universidade. A candidata ressaltou que o problema não é dinheiro e sim vontade política. “Vamos ter campos e não unidades descentralizadas, como acontecem hoje”, disse Zuleide.

Na sua replica, Patrício observou que a soma das obras propostas pela candidata Zuleide, seria de R$ 571 milhões, segundo ele, algo impossível, mesmo com o orçamento dobrado. Acusou a chapa opositora de não saber fazer contas e depois disse que não iria vender falsas ilusões para as pessoas. “Não teríamos esse dinheiro, nem que abocanhássemos as verbas destinadas às outras Universidades estaduais como a UECE e UVA. Isso não é certo”, observou Patrício.

Os blocos seguintes contaram com a participação de alunos e professores, que fizeram perguntas genéricas respondidas por ordem de sorteio. Eles levantaram, prioritariamente, questões relacionadas à infraestrutura. O bloco destinado a perguntas dos funcionários foi suspenso por falta de pergunta.

Os candidatos a vice-reitor Glauberto Quirino (Chapa 1) e Lima Júnior (Chapa 2), também, participaram ativamente do debate que foi acompanhado pelo o ex-reitor Plácido Cidade Nuvens e a atual reitora Otonite Cortez.

A eleição/consulta para escolher o novo reitor acontece nessa quarta-feira (29) nos campus de Crato e Juazeiro e unidades descentralizadas de Missão Velha, Iguatu e Campos Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário