sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cid Gomes diz que subirá em palanque no Juazeiro


O governador Cid Gomes (PSB) disse em entrevista ao repórter Rafael Boaventura, Jornal Super Tempo, Tempo FM, que deve subir em um palanque na cidade de Juazeiro durante a campanha municipal deste ano. A entrevista aconteceu durante a visita da presidenta Dilma Rousseff a Região do Cariri para inspeção das obras da transposição das águas do rio São Francisco.

ESSA É realmente uma novidade para o cenário político dessa eleição. Cid Gomes já havia falado que não subiria em palanque, onde os partidos da base aliada estivessem divididos. Acredito que a declaração visa forçar a aproximação dos pré-candidatos da base e, claro, o governador deve priorizar os candidatos a reeleição que pertencerem aos partidos aliados. Onde a oposição estiver no comando, deve prevalecer a teoria de quem estiver mais bem colocado. E isso, quer dizer intenção e rejeição.

Agora, no caso específico de Juazeiro, Cid terá que fazer mais que uma declaração para forçar a união da base. Só para lembrar, aqui em Juazeiro, todos os partidos da base aliada têm pré-candidatos; e, pior, em alguns casos, com discussões já muito desgastantes, motivadas, principalmente, pela antecipação da campanha e por questões pessoais.

Mas, verdade seja dita: se a base aliada se juntar em Juazeiro, não haverá campanha e a eleição será mera formalidade. Só para lembrar, os pré-candidatos: Manoel Santana (PT), Manoel Salviano (PSD), Arnon Bezerra (PTB), Raimundo Macedo (PMDB) e Roberto Celestino (PSB), pertencem a essa base. Restariam apenas os nomes de Vasques Landim (PR), oposição assumida e Alcymar Monteiro (PDT) que hora é situação, hora é oposição. Difícil não prevê o resultado desse confronto.

Quanto a aliança com o PT, Cid disse que pretende mantê-la, mas não abre mão de aprovar o nome indicado pelo partido. Claro que ele se referiu a situação de Fortaleza. Mas, acredito que os mesmos critérios devem ser adotados para outras cidades onde tenham prioridade a qualquer um dos partidos da base aliada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário