quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Prefeitos não querem pagar piso nacional dos professores

Cerca de 700 prefeitos e 16 representantes de governos estaduais estiveram ontem, terça-feira, em Brasília, para buscar apoio do Congresso Nacional ao pedido de que o governo federal cubra as despesas com o novo piso nacional dos professores. O valor foi reajustado na segunda-feira, 27, em 22,22%, aumentando para R$ 1.451 a remuneração dos professores de nível médio com carga de 40 horas semanais.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios, os prefeitos querem a aprovação de uma lei que mude o reajuste do piso salarial dos professores. A proposta dos gestores é que o reajuste seja fixado de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação.

O Ministério da Educação afirma que tem aumentado os repasses para estados e municípios. O MEC reconhece que o reajuste pode pesar para algumas prefeituras, mas diz que é preciso recuperar o salário dos professores.

PRIMEIRO, é importante destacar a importância dessa discussão para a sociedade. O que está em jogo é maior que a remuneração de uma categoria. O que está em jogo é a valorização do bem mais precioso que se pode mensurar para a humanidade, o conhecimento.

Não consigo entender porque nossos políticos e, nesse caso especifico, os gestores municipais, insistem em fechar os olhos para o que realmente importa para a sociedade. Será possível que nenhum deles tem a leitura de que todos os países que se encontram bem colocados no mercado econômico mundial, quando se fala em qualidade produtiva, investiram maciçamente em educação. E isso, sem falar em outros benefícios sociais como diminuição da violência, desemprego e, claro, aumento do nível intelectual.

Acredito que já está passando da hora dos vereadores, prefeitos, governadores, deputados e senadores, trabalharem, realmente, pelo fortalecimento da sociedade. É preciso que nós abandonemos, falo sociedade e classe política, o pacto da mediocridade, onde os políticos fazem de conta que estão preocupados com o cidadão e a sociedade faz de conta que está satisfeita.

No mais, fora os políticos sem visão social e educação valorizada já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário