quarta-feira, 7 de maio de 2014

Servidores do Município lotam sessão da Câmara de Juazeiro do Norte

Centenas de servidores municipais de Juazeiro do Norte lotaram a Câmara de vereadores durante sessão ordinária dessa terça-feira (06). A manifestação pacífica aconteceu para fortalecer o pronunciamento da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sisemjun), Mazé dos Santos.

A presidente Mazé usou a tribuna da Câmara para justificar a posição de greve dos servidores. No pronunciamento a presidente ressaltou que a reivindicação dos servidores é mais que justa, ela é obvia. “Infelizmente estamos utilizando o último recurso que é a greve. Mas, isso se deu por que não conseguimos avançar nas negociações,” disse Mazé, ressaltando as várias tentativas de dialogar concretamente com os titulares das Secretarias e o prefeito Raimundo Macedo (PMDB).

Segundo Mazé, a proposta de reajuste da prefeitura começou com 3%, passando para 5% e depois chegando a 6%. Para a presidente as propostas não cobrem as perdas reais nos salários, já que, segundo ela, existe uma inflação camuflada, onde os números são manipulados pelo governo federal.

Durante o pronunciamento a presidente Mazé, falou sobre outros pontos da pauta de reivindicação dos servidores. Ela falou sobre a insalubridade, adicional noturno, além de melhores condições de trabalho. Segundo a presidente, os benefício de insalubridade e adicional noturno não estão sendo pagos aos servidores com direito.

Sobre as condições de trabalho, Mazé destacou a precariedade dos equipamentos públicos que tornam o exercício de algumas, até, indignos para o servidor. Ela exemplificou a situação precária dos PSFs. Mazé cobrou ainda mais respeito aos servidores que, segundo ela, vêm sofrendo assédio moral após a deflagração da greve.

Por último a presidente do Sindicato criticou a implantação do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores (Previjuno). Para ela o servidor corre risco com o modelo que deixa na mão do Poder Executivo a gestão do sistema. Ainda, segundo ela, o que deveria funcionar, como o Conselho Curador, acaba não funcionando. “Eles (Conselho Curador) só vêem o que o prefeito quer que eles vejam,” disse Mazé.

Vereadores debatem valorização e direitos

Durante o pronunciamento da presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, os vereadores Cláudio Luz (PT) e Normando Sóracles (PSL), ressaltaram que o servidor é o responsável pela qualidade dos serviços e, por isso, devem ser mais valorizados.

Normando Sóracles chegou a denunciar a existência de ocupantes de cargos comissionados que, segundo ele, sequer, residem em Juazeiro. “Esses comissionados não vem a Juazeiro nem para receber os salários. Eles esperam apenas que o dinheiro caia na conta,” disse Normando, ressaltando que isso é o maior exemplo de desrespeito com servidor efetivo que trabalha todos os dias pelo Juazeiro.

Cláudio Luz pediu mais transparência na aplicação dos recursos públicos por parte do Executivo. Ele ressaltou que a Câmara já aprovou cinco reformas administrativas, inclusive com aumento de salários dos comissionados, enquanto o prefeito se nega a atender a reivindicação dos servidores efetivos.

O vereador Tarso Magno (PR) observou que o servidor precisa refletir melhor sobre sua representação na Câmara. Ele citou os ex-vereadores Fábio José, professor Antônio e Roberto Sampaio que, segundo ele, foram vozes em prol dos servidores e não foram reeleitos.

Gledson Bezerra (PTB) observou que algumas pautas de reivindicações acabam sendo desnecessárias pela obrigatoriedade garantida pela Constituição Federal. Ele citou os casos da garantia do pagamento de insalubridade e adicional noturno; além do cumprimento da data base das categorias.

A presidente Mazé, disse que ainda espera por uma ação do município no sentido de resolver a situação, atendendo a reivindicação dos servidores. Após o pronunciamento e o debate, os servidores esvaziaram a sessão da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário