sexta-feira, 30 de maio de 2014

Câmara de Juazeiro aprova título de cidadão para Eunício Oliveira

A Câmara de Juazeiro do Norte aprovou, nessa quinta-feira, 29 de maio, o Projeto de Lei de autoria do presidente da Casa, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), que outorga o título de cidadão juazeirense ao senador Eunício Oliveira (PMDB).

O vereador Adauto Araújo (PSC), solicitou à mesa diretora realização de uma sessão extraordinária, na mesma quinta-feira, para apreciação e votação do plenário. O projeto que foi dado entrada na sessão de terça-feira, 27 de maio, não havia cumprido os cinco dias úteis de tramitação, previstos no Regimento Interno. O fato acabou gerando um debate polêmico.

O vereador Cláudio Luz (PT) se posicionou contrário a realização da extraordinária por entender que a antecipação da votação fere o Regimento. “Essa casa não pode brincar de legislar e passar por cima do regimento. Sou a favor e vou votar no título, mas antecipar essa votação vai abrir um precedente para que aconteça outra vez,” disse Cláudio.

Colocada para apreciação do plenário, a extraordinária foi aprovada com dois votos contrários (Cláudio Luz e Auricélia Bezerra) e duas abstenções (Gledson Bezerra e Tarso Magno). Na sessão extraordinária o título foi aprovado por unanimidade.

Em entrevista, o presidente Capitão Vieira, disse que a votação não macula o projeto que institui o tramite de cinco dias úteis. “Esse projeto não é polêmico. Não existem grandes discussões em torno dele, por isso, fizemos a votação. Apenas estamos reconhecendo o grande trabalho que o senador tem feito pelo Juazeiro do Norte,” disse Capitão Vieira.

Pronunciamentos

O vereador Normando Sóracles (PSL), relembrou o trabalho desempenhado pelos vereadores Fábio José, Manoel Santana e Tarso Magno, na legislatura 2001-2004. A lembrança serviu para comparar com o que a Casa enfrenta hoje.

Para Normando, a Casa precisa ter mais divulgação das suas ações propositivas. “Somos lembrados apenas pelas vassouras que não compramos,” disse o vereador, ressaltando que as ações positivas são esquecidas por falta de mais publicidade.

Normando lembrou as afirmações do ex-governador e atual secretário de Saúde Ciro Gomes, na última semana, para solicitar a realização de licitação para contratação de empresa especializada em comunicação para propagar as discussões e projetos aprovados pela Câmara.

O vereador Cláudio Luz abordou novamente a situação das obras no Parque Ecológico das Timbaúbas. Ele falou sobre as licenças prévias enviadas pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju), onde segundo Cláudio, não é reconhecido o Parque das Timbaúbas como área de proteção ambiental.

Na avaliação do vereador, para a prefeitura e a Amaju o Parque é apenas uma ficção. Ele relembrou que o Parque foi instituído por decreto de 1995, do então prefeito Manoel Salviano. “Se não fosse esse decreto, hoje tudo aquilo seria um amontoado de casas e prédios. Daqui a pouco vão dizer que o problema, eminente, da falta de água não existe,” disse o vereador.

Cláudio destacou ainda que a Amaju condenou as obras, sem as licenças definitivas, mas não multou a empresa responsável. “Essa posição agride a cidade de Juazeiro e compromete o abastecimento de água,” disse Cláudio, ressaltando que Amaju reconhece como Área de Proteção Permanente (APP), apenas a Lagoa dos Macacos.

O vereador Tarso Magno, concordou com a posição do vereador Cláudio e se disse contrario a qualquer obra dentro do Parque. Mas, observou que o problema já vem da administração passada, quando foram construídas casas e galpões na área do Parque e nada foi feito.

Tarso disse que na gestão passada fez todas as denúncias e até hoje aguarda o resultado. Acabou orientando ao vereador Cláudio que não existe nada a fazer a não ser esperar.

Ao final da sessão o presidente Capitão Vieira distribuiu com vereadores e a imprensa o relatório de prestação de contas do mês de abril de 2014. O membro da Comissão que acompanha e fiscalização as prestações de contas da Casa, vereador Gledson Bezerra, pediu prazo para analisar o relatório e, se necessário, fazer observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário