sexta-feira, 19 de setembro de 2014

CPI das obras inacabadas em Juazeiro não consegue mínimo de assinaturas

Apesar da grande expectativa, gerada pela oposição, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das obras inacabadas de Juazeiro do Norte, ainda, não foi instalada. A comissão precisa de sete assinaturas, ou 1/3 dos 21 vereadores, o que, acabou não acontecendo. O autor do pedido, vereador Normando Sóracles (PSL), conseguiu a adesão de apenas cinco parlamentares favoráveis a investigação.

Durante a sessão dessa quinta-feira (18), o vereador Cláudio Luz (PT) usou a tribuna da Casa para tentar convencer, pelo menos, outros dois parlamentares acerca da importância da abertura da CPI. Cláudio destacou várias obras paralisadas, como creches, escolas, UPAs e outras. Entre os casos mais graves, o vereador citou a reforma do Hospital Tasso Jereissati (Estefânia) e os cerca de 30 PSFs paralisados ou funcionando, segundo ele, em condições precárias.

O vereador Cláudio Luz comentou sobre a ida do proprietário da empresa “A Prado Empreendimentos Agropecuários e Serviços Ltda.”, responsável pelas reformas dos PSFs que assumiu ter recebido mais de R$ 1 milhão. Além da A Prado Empreendimentos, a CPI quer investigar, a Construtora Dimensional e a FP Construções, também, responsáveis por reformas em Juazeiro do Norte.

Para o vereador Cláudio Luz, as empresa fazem parte de um esquema para desviar dinheiro público e, juntas, teriam contratos que somados ultrapassam os R$ 8 milhões.

Polêmica

Durante a sessão, o vereador Normando Sóracles, chegou a pedir que a imprensa se reportasse aos nomes dos que assinaram e dos que não assinaram para, assim, evitar que a população colocasse todos os parlamentares no mesmo patamar, evitando manchar o nome da Câmara como um todo.

A afirmação revoltou a vereador Rita Monteiro (PTdoB) que disse já ter participado de outras CPIs é que não deu em nada. “Cheguei a viajar de carro de Juazeiro para Fortaleza para realizar trabalhos de CPI e no final vimos tudo ser arquivado e o trabalho não dar em nada,” disse Rita.

A vereadora ressaltou que o proprietário da A Prado prometeu entregar todas as reformas em 70 dias. Segundo Rita, caso, a empresa não entregue no prazo estipulado, ela será a primeira a pedir a instalação de CPI.

Assinaram a CPI, os vereadores Normando Sóracles, Cláudio Luz, Tarso Magno (PR), Alberto da Costa (PT) e Auricélia Bezerra (PSL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário