quinta-feira, 4 de junho de 2015

Araripe espera definição do TSE

Ministro Gilmar Mendes, ainda, não devolveu o processo ao Pleno do TSE

A turbulência política em Araripe parece não ter fim e uma grande expectativa toma conta dos políticos e da população. Tudo é causado pela indefinição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julga recurso do prefeito afastado Humberto Germano (PSD). O julgamento suspendeu a eleição suplementar.

Nos últimos dias, a notícia, não oficial, de que o julgamento não estaria na pauta das sessões desta semana, causou desconforto e revolta. Na cidade, se esperava uma decisão rápida e contundente.

A expectativa se arrasta desde o dia 19 de maio. Durante sessão do Pleno que apreciava um recurso, a matéria foi tirada de pauta pelo ministro Gilmar Mendes. O ministro pediu de vistas ao processo. O placar estava 3 a 1 pela manutenção da decisão do TER em cassar o prefeito Germano.

Germano ganha tempo

Na avaliação das forças oposicionistas de Araripe a demora na decisão do TSE, favorece ao prefeito afastado Humberto Germano. Com o julgamento caminhando para a manutenção da cassação, Germano aproveita a parada para respirar e se reorganizar politicamente. Ele tenta se segurar no mandato. É difícil, mas não impossível; pelo menos, é o que garantem especialistas nestes casos.

Os ministros, ainda, podem mudar o voto. Em Brasília, Germano e Giovane Guedes, candidato da oposição, fazem plantão no TSE. A disputa saiu das urgas e entrou nos bastidores. Valerá a melhor relação com as forças políticas da capital federal. No foco da articulação estão os votos de Gilmar Mendes e Luiz Fux. Não se pode esquecer o presidente Dias Toffoli. Em caso de empate ele decide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário