quinta-feira, 18 de junho de 2015

Sucessão 2016: Começa corrida eleitoral no Crajubar

Com pouco mais de um ano para o registro das candidaturas a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, as três maiores cidades do Cariri, localizadas no chamado triângulo Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha), já iniciaram a corrida eleitoral. O debate em torno de especulações e anúncios de pré-candidaturas ganham as ruas.

Lideranças políticas como vereadores, deputados, ex-deputados, prefeitos, além de nomes, até então, desconhecidos fazem parte do atual cenário político. Nos municípios de Crato e Juazeiro do Norte, os atuais prefeitos Ronaldo Mattos e Raimundo Macedo, ambos do PMDB, podem concorrer à reeleição. Já em Barbalha, Zé Leite (PT) deve indicar um sucessor.

O debate

Juazeiro do Norte

No quesito disputa a terra do Padre Cícero sai na frente. Na última semana, o ex-deputado federal e ex-prefeito, Manoel Salviano (PSD), confirmou sua pré-candidatura a prefeito. Junto ao vereador Normando Sóracles (PSL), Salviano parte na frente ao assumir publicamente a pretensão. Normando anuncia a posição desde o fim da última eleição de 2014, quando foi candidato a deputado federal.

Em meio às especulações, o empresário Gilmar Bender é cogitado como nome certo para a disputa. Em contato com nossa reportagem, o empresário disse depender de uma conjuntura favorável para formalizar a pretensão. No mesmo rumo está o ex-deputado estadual Giovanni Sampaio. Os dois sonham com o apoio do governador Camilo Santana (PT) e do ex-governador Cid Gomes.

Quando o assunto é agrupamento político, os seguidores do atual prefeito Raimundo Macedo (PMDB) e do ex-prefeito Manoel Santana (PT), não descartam uma reedição da disputa acontecia na eleição passada. Neste quadro, o grupo da esquerda, composto por Psol, PSTU e PCB, corre por fora. No grupo da esquerda o nome mais provável é o jornalista Demontieux Fernandes.

Entre os aliados do atual prefeito, ainda, se evita falar de nome que não seja Raimundo Macedo para disputar a reeleição. O líder do governo na Câmara, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), diz que essa discussão será feita a partir de janeiro do próximo ano. Para Capitão Vieira o quadro atual, ainda, deve sofrer muitas mudanças.

Já entre os petistas, além de Manoel Santana, o vereador Cláudio Luz desponta como alternativa. Mas, a avaliação é que assumindo o mandato de deputado estadual, Manoel Santana deve ficar fortalecido para a disputa.

Correndo por fora, aparece o grupo do PR, liderado pelo ex-deputado Vasques Landim, e que tem no vereador Tarso Magno uma alternativa. Tarso chegou a anunciar a pretensão, mas deve enfrentar problemas para convencer a legenda. O vereador passa por processo expulsão por infidelidade partidária. Vasques admite a dificuldade, mas diz que o partido não deixará de debater um nome para a disputa.

Quem não se pronuncia, mas tem o nome cotado é o médico oftalmologista Regis Santana de Figueiredo. Coordenador da Campanha de Aécio Neves no Cariri, o médico desponta como sangue novo para revitalizar o PSDB de Juazeiro do Norte. A dúvida é o grau de influencia de Manoel Salviano dentro do partido.

Crato

Não menos especulativa a terra de Barbara de Alencar, também, vive momentos de tensão pré-eleitoral. Desenhando um cenário diferente, o prefeito Ronaldo Mattos (PMDB), diz que sua candidatura a reeleição depende de um quadro de favorável junto à população e aceitação da sua família.

Apesar de evitar se pronunciar, o prefeito admite que a atenção ao assunto. Se for a reeleição, o Ronaldo pode enfrentar um cenário com várias candidaturas. Nomes como o deputado estadual Zé Ailton Brasil (PP), o Gaúcho Trezzi, o médico Marcos Cunha (PT), o suplente de deputado Sineval Roque, e o ex-prefeito Samuel Araripe (PSDB) devem compor este quadro. No caso de Samuel, o vereador Guer (PSDB), seu maior aliado político na Câmara, garante que ele vem para a disputa.

Marcos Cunha e Sineval Roque devem enfrentar problemas com suas siglas. Roque passa por uma crise de legenda no Pros e Marcos Cunha terá que ser consensual na divisão interna no PT. Os grupos do vereador Amadeu de Freitas e do deputado federal José Guimarães pensam diferente quando o assunto é sucessão.

Barbalha

Na terra dos Verdes Canaviais, sem direito a reeleição, o prefeito Zé Leite (PT) deve dividir com o governador Camilo Santana a indicação a sua sucessão. Segundo fontes do governo municipal o presidente da Câmara, vereador Daniel de Sá Barreto (PT) e a primeira-dama Isabel Cristina, estão entre os favoritos do prefeito.

Daniel não confirma a escolha e diz que o assunto só deve ser debatido a partir de janeiro de 2016. Segundo Daniel, a posição teria vindo do próprio prefeito em reunião com sua base política. A preferência de Camilo, seria pelo secretário-adjunto do seu Gabinete, Fernando Santana. Outros nomes como a vice-prefeita Maria Betilde e Jaqueline Sampaio correm por fora.

Perguntado sobre a possibilidade, Fernando Santana disse que tudo depende de articulação política vinda do grupo ao qual faz parte. Fernando se define como um soldado a disposição de uma ideologia política e que, caso, seja visto como uma alternativa viável ficará feliz em poder contribuir.

Os partidos de oposição ao atual prefeito falam em nomes como Argemiro Sampaio, vereador Rildo Teles (PSL) e o ex-prefeito Rommel Feijó. Correndo por fora estariam o advogado Expedito Júnior e a enfermeira Nizete Sampaio, recém filiada ao PR. Entre os nomes da oposição, o ex-prefeito Rommel Feijó é o mais esperado por lideranças como Roberto Pessoa, Tasso Jereissati e Eunício Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário