terça-feira, 2 de junho de 2015

Audiência Pública debate impacto do Cinturão das Águas no Crato

O Município do Crato sediou no último dia 1º, segunda-feira, Audiência Publica sobre o impacto das obras do Cinturão das Águas do Ceará nas comunidades do Município. O evento foi realizado pela Assembleia Legislativa do Ceará (AL) e fez parte da Semana do Meio Ambiente do Estado.

Participaram dos debates, representantes das comunidades atingidas, entidades ligadas ao meio ambiente, além do Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, Câmara de Vereadores e Prefeitura do Crato.

Na ocasião, moradores das comunidades afetadas pelas obras, falaram das dificuldades com a falta de informação, a demora no encaminhamento das indenizações e sobre os danos causados ao meio ambiente.

Durante a audiência ficou decidida a criação de uma comissão, formada por integrantes das associações locais e instituições envolvidas. A comissão deve acompanhar de perto as decisões do projeto e informar aos moradores.

O Cinturão das Águas do Ceará é uma das grandes obras de transposição hídrica do Brasil. O projeto pretende perenizar as 12 bacias hidrográficas do Estado a partir da construção de um sistema adutor com extensão de 1.300 quilômetros.

No Cariri, a obra passa pelos municípios de Jati, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato e Nova Olinda. Nesse primeiro trecho que vai de Jati a Cariús, o custo da obra está orçado em R$ 1,3 bilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário