Os candidatos eleitos no pleito de 2012, para os cargos de prefeito, vice-prefeito, vereador e suplentes até a terceira colocação de Juazeiro do Norte, foram diplomados ontem, quarta-feira (19), no Memorial Padre Cícero, às 19 horas, numa solenidades assistida por mais de 500 pessoas.
O evento coordenado pela Justiça Eleitoral teve como presidente da mesa organizadora a juíza/diretora do Fórum Eleitoral Padre Cícero e juíza da 28ª Zona Eleitoral, Maria Nadir Araújo Papaléo. A mesa foi composta ainda pela promotora da 28ª Zona Eleitoral, Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, e pelo membro da junta eleitoral das eleições de 2012, Francisco Rousseau Feliter.
A diplomação obedeceu a sequencia de prefeito, vice-prefeito, vereadores eleitos, por ordem de colocação, e suplentes.
As palavras das representantes da justiça eleitoral
A presidente da mesa, Maria Nadir Papaléo, abriu os trabalhos pedindo um minuto de silêncio em memória da ex-senadora Alacoque Bezerra. Após a homenagem, a presidente esclareceu que a diplomação é um ato formal que credencia os eleitos em 7 de outubro de 2012 para os mandatos políticos/eletivos para que foram escolhidos em eleição direta.
Para a juíza, como é a última fase do processo eleitoral, a diplomação significa a festa da Justiça Eleitoral. Nadir Papaléo pediu que os eleitos sejam fieis ao cumprimento dos mandatos com honradez e dignidade em prol do desenvolvimento de Juazeiro do Norte. Ela lembrou ainda que os pilares fundamentais para os futuros trabalhos se encontram na constituição federal, os quais são a legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade, eficiência; princípios que devem nortear a administração pública.
A promotora eleitoral Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, destacou a parceria do judiciário com o Ministério Público Eleitoral, nas pessoas dos servidores da justiça eleitoral, em especial do Juiz Djalma Sobreira Dantas Júnior e o promotor José Carlos Felix. Alessandra agradeceu ainda a imprensa juazeirense que levou informações ao eleitorado e promovendo debates.
A promotora destacou que o Brasil passa por um momento político moral de salutar importância e, segundo ela, plagiando o jornalista Boris Casoy, “o Brasil está sendo passado a limpo,” e que por isso, ainda resta esperança ao povo brasileiro em busca de uma sociedade mais justa.
Os destaques da cerimônia
O primeiro destaque foi a ausência do prefeito eleito Raimundo Macedo. Ele justificou por meio de carta lida pela sua esposa Maricele Macedo, que estava em Brasília para compromissos previamente agendados. Entre esses compromissos estavam a votação do veto a lei dos royalties.
Maricele Macedo recebeu, ainda, o diploma do prefeito eleito e leu o discurso. Como sempre, nos discursos do deputado federal e prefeito eleito Raimundo Macedo, mais da metade é de cumprimentos e agradecimentos. Mas, ao final traçou um breve histórico da carreira política e, mais ao fim, se alto elogiou com “invicto” nas urnas e, bem mais ao fim, encerrou dizendo: “o que dizer mais a não ser repetir que a minha vontade era estar aí, junto com vocês” e... nada mais.
O segundo destaque foi a escolha do vereador Gledson Bezerra para discursar representando os vereadores eleitos. Sabemos que ele é o nome do prefeito eleito Raimundão à presidência da Câmara, mas o atual presidente ainda é José de Amélia Júnior. O que se sabe é que a escolha foi dos próprios vereadores por indicação do próprio Zé de Amélia. E, vale salientar, Zé de Amélia, após o discurso, foi o único vereador a receber Gledson e o abraçou.
As diplomações em Crato e Barbalha
Em Barbalha a diplomação aconteceu na segunda-feira (17), mas, ontem a oposição ingressou com um recurso contra a diplomação. O recurso seguirá para julgamento junto ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE, em Fortaleza.
A ação pede a cassação da diplomação concedida a Zé Leite e Betilde, por contrariar as provas produzidas na representação eleitoral que tramita junto a 31ª zona eleitoral, que apura o uso de propaganda vedada, por terem os candidatos eleitos sido beneficiados de publicidade institucional.
Mas, se o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará decidir pela cassação dos diplomas já concedidos a situação ainda não estará resolvida. Ainda, caberá recurso com efeito suspensivo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quem caberá a palavra final sobre o caso.
Já no Crato, a diplomação que aconteceu ontem (19), foi tranquila. Foram diplomados o prefeito eleito Ronaldo Matos e o vice Raimundo Bezerra Filho e mais os 19 vereadores eleitos. O evento aconteceu no Crato Tênis Clube, às 19 horas.
E os outros municípios do Cariri?
O caso mais interessante aconteceu em Nova Olinda. O prefeito eleito Ronaldo Sampaio acabou não sendo diplomado porque a documentação que ratifica a decisão do TRE a seu favor não chegou a tempo. Segundo informações ele deve ser diplomado amanhã, sexta-feira (21).
Outros municípios que diplomaram prefeitos e vereadores:
04 de dezembro: Assaré e Tarrafes;
06 de dezembro: Santana do Cariri e Altaneira;
11 de dezembro: Missão Velha;
12 de dezembro: Jati;
13 de dezembro: Penaforte;
14 de dezembro: Araripe e Potengi;
18 de dezembro: Brejo Santo, Milagres, Abaiara, Várzea Alegre e Grangeiro;
19 de dezembro: Mauriti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário