segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Balanço das últimas filiações no Cariri


Depois de muitas articulações dos partidos para as novas filiações, o panorama da próxima sucessão começa a ganhar contornos decisivos.

Na cidade de Barbalha como de costume, essas articulações em torno de possíveis nomes acontecem de forma mais comedida. A disputa para prefeitura deverá ficar mesmo entre o grupo do prefeito Zé Leite e o do ex-prefeito, Rommel Feijó. Mas a disputa do momento fica, na verdade, pela adesão do radialista João Ilário, também ex-prefeito. Acredito que antes da decisão de João Ilário que, ainda, tem ligação com a administração petista, exista uma vantagem para Zé Leite nesse instante.

Já o Crato está em plena efervescência. A princesa do Cariri conta com 5 nomes na disputa e desses 3 disputam a preferência do governador. Sineval Roque (PSB) leva vantagem. Mas, o empresário Ronaldo Matos (PMDB), também disputa a preferência, endossado pela força do PMDB de Eunício e seu projeto de expansão no Ceará. Já o médico Marcos Cunha se agarra, na forte aliança que levou Cid ao governo e na influência do deputado Guimarães junto ao governo.

Fora da disputa pelo apoio do governador, mas na corrida pela prefeitura estão o médico Valdetário Brito e o candidato do prefeito que, por acaso, não está definido. Sineval Roque começa a ganhar mais corpo na disputa, principalmente, com a articulação junto ao PSD que, hoje, tem a frente o presidente da Câmara Florisval Coriolano e filiou os empresários Laércio Vasconcelos e Justo Júnior.

A outra disputa no Crato é pelo apoio do ex-prefeito Walter Peixoto (Waltin), que segundo informações ainda reúne grande prestígio eleitoral. Ou seja, o sonho de consumo dos candidatos do Crato seria o apoio de Waltin e do Cid Gomes.

O Juazeiro é um verdadeiro caldeirão que a cada mexida muda o panorama. Também com 5 nomes colocados para a disputa, os mais destacados são os de Manoel Santana, atual prefeito, e do médico Raimundo Macedo. Aliados, na última eleição, nessa vez deverão, realmente, ficar de lados opostos.

Dr. Santana tem como ponto negativo o desgaste político sofrido pelo seu governo e a disputa interna no partido que, recentemente negou, entre outras, as filiações dos vereadores Ronaldo de Ronas Motos, Cleber Lavor, Delian e Darlan Lobo. Mas, a seu favor está o provável apoio do governador; a retomada da discussão com vários partidos da sua base aliada, como o PC do B, que a partir de novembro terá novo presidente; o bom discurso e a máquina que, jamais pode ser desprezada como força decisiva num processo como esse.

Raimundo Macedo tem a seu favor uma grande popularidade e um trabalho corrente que já agregou muitos grupos a sua base, como é o caso dos vereadores renegados pelo PT. A seu desfavor trabalham a o desgaste da sua última administração, ainda muito questionada e, com certeza, virá a tona, além da pouca capacidade de discurso.

Outros nomes como Arnon Bezerra, Alcymar Monteiro e o candidato saído da aliança entre PSTU e PSOL, ainda têm muito chão para se firmarem na disputa.

Mas como diz o adágio popular: “ainda tem muita água para passar embaixo da ponte”. E essa água deve trazer surpresas. O nome de Luiziane Alencar, esposa do empresário Tadeu da Cevema, pode aparecer mais a frente. O casal se filiou ao PP de Carlos Cruz e Adauto Bezerra. Carlos Cruz deixa nas entrelinhas que o nome de uma mulher seria uma boa opção para a disputa. E, claro, ele descartou o nome da sua filha, a deputada Ana Paula Cruz.

Então, estaria Carlos Cruz, prevendo um quadro parecido como o de 2000, quando Iris Tavares correu por fora e na reta final quase o desbancou? Não sei teríamos o mesmo apelo popular, mas é uma possibilidade a ser considerada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário