quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Orlando Silva pediu para sair?


O ministro do Esporte, Orlando Silva, depois de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e dirigentes do PCdoB, seu partido, chegou à conclusão de que a melhor solução seria o seu afastamento.

Ele disse em entrevista no Palácio do Planalto que a decisão foi sua e que foi tomada para que o PCdoB não virasse um instrumento de ataque ao governo.

Nessa história existe, na verdade, vários erros de avaliação e algumas indagações a destacar. Não consigo entender porque é preciso chamar os acusados de corrupção à razão para que eles percebam que é hora de saírem de cena. O mais interessante é que a grande maioria sai com o discurso de que pediu para sair. Pediu que nada, foi convidado a se retirar.

Outro fato que continuo estranhando é porque se deixa os casos irem tão longe com, inclusive, defesas entusiasmadas dando munição para que tudo vire um jogo de troca de acusações, o que, desgasta ainda mais todos os envolvidos.

Se a cada vez que uma acusação fosse levantada, o acusado pedisse afastamento até que se apurasse, com certeza, não veríamos tatos desgastes. O caso Orlando Silva já está na mídia a mais de 12 dias, colocando, inclusive, em cheque toda a história e credibilidade do PCdoB.

Não concordo com o ex-ministro quando ele diz que saiu para preservar o governo. Em nenhum momento, foi colocado em debate o envolvimento da presidenta Dilma ou de seus assessores mais próximos. A crise é do PCdoB e do seu ministério.

Mas, em pelo menos uma coisa eu concordo com o ex-ministro, até agora não foi apresentada nenhuma prova concreta e o caso está apenas no campo da acusação. O que não impede da mídia e a opinião pública fazerem seu julgamento ético.

Ou seja, Orlando Silva não caiu motivado por provas, ele caiu motivado pela pressão política e na democracia ela ainda é soberana. Que fique a lição para os próximos a enfrentarem a mesma situação.

2 comentários:

  1. ola Madson ate que fim te achei,em releção a Orlando Silva você acha que com ele saindo do seu cargo,isso pode ajudar a ele de alguma forma positivel.e como ficar o partido diante dessa situação?
    te desejo tudo de bom sempre esculto seus comentário no jornal e Luciano Bazilio também ele mi desse que você é muito autêntico no que fala sem puxar sardinha para o PT. BJOSSS DEUS te abençõe.

    ResponderExcluir
  2. Joelma, que prazer te ver por aqui. Quanto a situação do Orlando Silva, deve diminuir a pressão sobre ele e o ministério. O principal objetivo da oposição é levar o desgaste ao extremo e quando não tem quem desgastar a tendência é o recuo. Uma coisa é desgastar o ministro, outra é o cidadão Orlando Silva.

    Já o partido, PCdoB, deve sofrer outros ataques. O que está em jogo é o processo sucessório de 2014. É uma estratégia escada, ou seja, começa pelos menores que estiverem na linha sucessória. No caminho estão ainda o PSB e depois PT. E isso já assumido, inclusive no Ceará, pela cúpula do PSDB em seu encontro.

    Acho uma estratégia errada. Nosso amadurecimento político pede uma estratégia mais propositiva, onde seja privilegiada a apresentação de bons projetos para o Brasil. Somos vitrine para o mundo e seria interessante que os partidos de oposição mostrassem que podem ser melhores na condução dessa realidade chamada Brasil.

    Joelma, um grande abraço para você!

    ResponderExcluir