segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mais duas candidaturas em Fortaleza


No final de semana as direções de PDT e PSOL anunciaram em encontros e congressos seus nomes para disputarem a prefeitura de Fortaleza.

No PDT a etapa Nordeste do 5º Congresso Nacional do partido, realizada em Fortaleza, discutiu o desenvolvimento regional nas suas diversas áreas e anunciou o nome do deputado federal André Figueiredo como pré-candidato a prefeitura de Fortaleza.

Já o PSOL, colocou o nome de Renato Roseno, durante o III Congresso Estadual do partido. Renato Roseno que já foi candidato a prefeito, governador e deputado federal. Não obteve êxito em nenhuma das investidas, mas saiu muito fortalecido com a última, onde alcançou cerca de 90 mil votos.

Mas, o que o deixa ainda mais fortalecido, teoricamente, é o fato do seu discurso mais a esquerda, o que o eleitor da capital costuma aderir com muita facilidade. Veja-se, o caso de Luizianne Lins em 2004, na sua primeira eleição. Quanto as possíveis alianças, o partido deve marchar apenas com PSTU, como de costume.

O PSOL vai cumprir o seu papel de demarcar território, sem deixar de contar com uma virada do eleitorado para seu projeto. Ou seja, vai apenas para ver o que acontece.

Já no PDT é diferente. Sem poder contar com a credibilidade do discurso de esquerda ou até de representar o novo, o partido precisará de uma boa articulação para fortalecer suas pretensões, o que, não parece estar em curso com sucesso.

Sem falar que o deputado estadual Heitor Férrer, um dos ícones na oposição ao governo da petista Luizziane Lins e governador Cid Gomes, também estava na briga e perdeu as indicações para pré-candidato a prefeito e a direção estadual do partido. E isso, pode causar um mal estar interno. Ou seja, André Figueiredo levou tudo. O problema é que como diz o ditado popular: quem não soma, pode acabar dividindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário