terça-feira, 25 de outubro de 2011

FHC volta ao Palácio da Alvorada para reunião com Dilma


Quase nove anos depois de deixar a Presidência, Fernando Henrique Cardoso voltará hoje, 25, ao Palácio da Alvorada como convidado da presidente Dilma Rousseff.

É, mas não se assuste, não é um possível acordo político entre PT e PSDB. Na verdade ele faz parte de um grupo denominado “Os anciãos”, que reúne líderes mundiais em torno de uma agenda de promoção da paz.

Do grupo, criado em 2007, pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que não participará por motivos de saúde, já confirmaram presença o arcebispo sul-africano Desmond Tutu; o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter; além de outros ex chefes de estado e ex dirigentes do alto escalão da ONU.

Acredito que é uma bela iniciativa, onde podem surgir ideias para amenizarmos o problema da violência que, vale salientar, é uma questão mundial. O que eu acho difícil é que eles consigam chegar ao centro da questão com a força que o problema exige.

É, até parece loucura essa afirmação, mas a verdade é que eles pouco podem fazer, sem a conscientização de outros setores da sociedade de que é preciso um pacto pela paz. A violência está enraizada em nossa sociedade por meio da cultura.

Se não, vejamos. Quantas notícias violentas ouvimos nos rádio e TVs, em casa enquanto tomamos café ou almoçamos? A violência virou um produto que tem venda fácil com ótima aceitação pelos consumidores. Claro que temos outros fatores como desemprego, falta de qualificação, desestruturação familiar e muitos outros, mas o reconhecimento de toda a sociedade de que precisamos urgentemente de uma cultura de paz é o primeiro passo para a amenizar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário