quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Lideranças do PMDB pressionam para ter candidato em Fortaleza


O deputado federal Danilo Forte, parece estar impaciente com o desenrolar das articulações para sucessão em Fortaleza e vê na instabilidade, típica do momento, uma possibilidade para ser o indicado do PMDB.

O problema é que o presidente regional do partido, senador Eunício Oliveira, resolveu falar sobre a sucessão de 2012 em Fortaleza e acalmou os ímpetos do deputado. Eunício pediu paciência aos filiados dizendo que ainda está muito cedo.

Eunício disse ainda respeitar o direito do deputado Danilo Forte na postulação, mas lembra que o PMDB tem uma “aliança de reciprocidade” com o governador Cid Gomes, que preside o PSB estadual. Ou seja, essa deve ser uma decisão conjunta entre os partidos da base aliada e não deve partir de uma iniciativa individual.

Na outra ponta, em entrevista ao Programa Debates do Povo, na rádio O Povo/CBN, o governador Cid Gomes defendeu que a escolha do candidato da base aliada não deve ficar restrita a um jogo de forças, de vaidades pessoais, pois esse é o primeiro passo para o fracasso.

Cid Gomes defendeu que seja escolhido um nome que tenha força nas urnas, para não ser um acordo de gabinetes, o que não conseguiria equacionar uma eleição como essa. O governador disse também que a eleição de Fortaleza não vai ser resolver no ‘tapetão’. Ele finalizou dizendo que fazer isso seria abrir espaços para azarões ganharem eleição.

E ele tem razão, o processo da sucessão começou muito cedo e isso pode radicalizar algumas posições. Mas, isso é natural estando a tanto tempo das eleições. E se essas posições se radicalizarem pode sobrar para candidatos como o do PSOL ou outros de menor expressão que estejam na disputa.

Mas, o que ficou claro nos dois episódios foi a tranquilidade do PMDB em continuar a mostrar o caminho da aliança e a firmeza do governador em reafirmar a pretensão de que o candidato da base deve vir do PT e que, preferencialmente, tenha voto.

Ou seja, deixa um enorme precedente para analisarmos que a candidatura do caririense Camilo Santana continua mais forte do que nunca na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário