segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Jovens criam oportunidades a partir de iniciativas voltadas ao bom exemplo


Emília, Paulo e Wesley, são três jovens moradores da Barra do Ceará, em Fortaleza. Eles são os idealizadores do Coletivo Pode Crer, um projeto onde realizam intervenções artísticas e culturais, envolvendo os moradores do bairro. Reformas em equipamentos públicos, oficinas, documentários e pesquisa sócio-afetiva são algumas das ações desenvolvidas.

O projeto cria, a partir da convivência com o meio, alternativas de desenvolvimento e assim eles estão mudando sua relação com o bairro onde vivem.

A primeira ação desenvolvida pelo grupo foi realizada com crianças e adolescentes que frequentavam o píer do Rio Ceará, o qual margeia o bairro. Eles perceberam que os meninos arrancavam as palhas da coberta do píer. Foi então que propuseram às crianças que eles mesmos fizessem a reforma da coberta. A ideia iria proporcionar um sentimento de pertencimento ao território.

Os meninos compraram a ideia e a reforma foi feita com recursos naturais como palhas secas. A ação resultou em um documentário, chamado de Tibum, que em seguida, passou a ser o nome das atividades realizadas pelo Coletivo Pode Crer com as crianças e adolescentes do píer.

Esse foi apenas o começo dessa iniciativa. Eles foram longe e usando apenas a iniciativa de causar uma reação com exemplos positivos. Ou seja, quando se planta o mal, colhe-se o mal; mas, se plantarmos o bem, colheremos o bem. Que fique o excelente exemplo dos meninos da barra do ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário