sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Padre Haroldo de luto por Kadafi


O Padre Haroldo Coelho, ex-militante do PT, hoje, filiado ao PSOL cearense, disse num blog que está de luto pela morte do ditador líbio Muammar Kadafi. Ele disse: “Mataram Kadafi, mas não poderão matar jamais a luta pela liberdade e pela vida… O Império americano e os países europeus mais uma vez cometem um grande crime, não somente contra o povo líbio, mas contra a humanidade. Kadafi morre como mártir”.

Com todo respeito a história política do Padre Haroldo, mas nesse caso ele se equivocou ao defender como herói o ditador Kadafi. Se não vejamos: ainda que eu reconheça os excessos e a truculência da política norte americana a seu favor e, até, o seu interesse pelo petróleo na região, não posso deixar de destacar que não acredito na boa intenção de quem toma por assalto um país e faz dele o quintal da sua casa.

Fiquei inquieto quando vi Padre Haroldo, ligar a figura de Kadafi à luta pela liberdade e pela vida. Padre! Ele negou essa mesma liberdade ao povo líbio. E pior, assassinou quem ousou se opor ao seu governo.

É bom deixar claro que jamais serei a favor do assassinato como forma de punição, defendo que todos que cometem ou cometeram atrocidades, como Kadafi e Bin Laden, sejam julgados e paguem por seus crimes na forma da lei. A violência não gera a paz, ela só gera mais violência.

Mas, daí dizer que Kadafi foi um mártir extrapola a cegueira política, chega a ser desumano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário