terça-feira, 18 de outubro de 2011

Câmara de Juazeiro discute recuperação do Rio Salgado


Aconteceu no último dia 17, segunda, na Câmara Municipal de Juazeiro, uma Audiência Pública para discutir a revitalização do Rio Salgado. A boa iniciativa foi do vereador Roberto Sampaio (PSB).

Mesmo com a pouca presença de setores da sociedade, a audiência foi importante para que se abra a discussão sobre o assunto. Com a presença de representantes da Cogerh e do ex-vereador e ex-secretário de meio ambiente de Juazeiro, Eraldo Oliveira, destacou-se a importância do rio para a região e do saneamento para setores como o aprendizado.

Além de afetar diretamente a educação e a saúde, a preservação do meio ambiente também está intimamente ligada a questão do desenvolvimento social e econômico. Hoje não podemos falar de um sem lembrar o outro.

É preciso pensar alternativas para desenvolver sem comprometer os recursos naturais. Em Juazeiro, por exemplo, temos indústrias que descartam metais pesados e restos de borrachas altamente poluentes. Pensar outro destino para esses materiais, que não sejam nossos rios ou lixões deve ser o desafio do poder público e sociedade organizada.

Nessas discussões, inclusive como uma alternativa de desenvolvimento econômico, não podemos deixar de lado o grande potencial turístico existente na região e que é pouco valorizado como diferencial de geração de emprego e renda e, o melhor, com baixíssimo índice de poluição.

No mais, é importante lembrar que o foco não deve ser salvar a natureza, afinal ela sobreviverá independente nós. O objetivo é preservar a vida humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário