sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Secretário de Zé Leite responde por receptação de carro clonado

O prefeito de Barbalha, José Leite Gonçalves Cruz, o Zé Leite (PT), nomeou para seus quadros funcionais, em cargo de confiança, o ex-candidato a prefeito do município de Jardim, José Alvares Coutinho Júnior, conhecido como Júnior Coutinho. O líder político de Jardim responde por receptação de carro roubado. Apesar de não haver impedimento na lei, a contratação tem sido alvo de críticas.

No início de 2014, Júnior Coutinho foi preso em uma operação conjunta entre as policias do Ceará e Pernambuco, que encontrou em sua casa um veículo com placas clonadas. A operação foi comandada pelo Major Sobreira, então comandante da Companhia de Brejo Santo.

Júnior Coutinho atua na administração de Barbalha com duas nomeações. Na primeira, datada de janeiro de 2013, foi nomeado como coordenador de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Secretária de Desenvolvimento Agrário. Na segunda, Júnior Coutinho acumula o cargo de secretário adjunto, também, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Município. Para atuar nos dois cargos, Júnior Coutinho recebe R$ 5 mil. Além dos salários acumulados, existe o agravante de não exercer as funções na prática.

Mesmo após a notícia da prisão do coordenador e secretário adjunto de Desenvolvimento Agrário de Barbalha, o prefeito Zé Leite, manteve o colega petista nos dois cargos. Quando da prisão, em sua defesa, Júnior Coutinho teria mantido a versão de que foi vítima de uma armação, motivada por perseguição política. A investigação ainda espera relatório conclusivo.

O caso está sendo denunciado ao Ministério Público Federal (MPF) pelo ex-deputado estadual Giovanni Sampaio. Para Giovanni, o caso acabou sendo abafado, mas a população de Jardim e de Barbalha merecem receber os esclarecimentos sobre o acontecido. “Ele (Júnior Coutinho)
é político e, por isso, deve satisfação à sociedade acerca dos seus atos”, disse Giovanni.

Giovanni Sampaio ressaltou, ainda, que existem outras denúncias contra o petista, mas que só as revelará ao MPF. “Júnior Coutinho está, inclusive, sendo cotado para assumir a direção do escritório da Semace no Cariri, o que é um verdadeiro absurdo”, disse o ex--deputado.

Sobre a acusação de receptação, o prefeito Zé Leite afirmou desconhecer a situação. Mas, segundo ele, tomará uma atitude em caso do secretário adjunto estar julgado e condenado.
Sobre o acumulo de funções, Zé Leite garantiu que a possibilidade não existe. Ele ressaltou que confere a folha de pagamento da gestão pessoalmente.

Ainda sobre o acúmulo de função, a Procuradora Geral do Município, Ana Keive, ratificou a afirmação do prefeito Zé Leite, desconhecendo a prática e que, caso ela ocorresse, o secretário adjunto deveria optar entre uma das remunerações. “Ele poderia ser designado para outra função, mas sem o acréscimo da remuneração”, disse a procuradora.

Para a procuradora, pode haver um equivoco na informação, já que, de acordo com ela, Júnior Coutinho ocupou um cargo na gestão antes de ser nomeado secretário adjunto. O secretário adjunto não foi encontrado para comentar as denúncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário