sexta-feira, 23 de março de 2012

Prefeitos de Juazeiro e Missão Velha intensificam articulação em busca de apoio

Os prefeitos de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), e Missão Velha, Washington Fechine (PSB), intensificaram nesta semana as articulações juntos aos partidos com diretórios em seus municípios em busca de ampliar sua base de apoio. Ambos são pré-candidatos e devem concorrer a reeleição.

Em Juazeiro o prefeito Santana reuniu na última quarta-feira (21), no Panorama Hotel, as lideranças e presidentes locais do PCdoB, PV, PSDC, PRP, PRTB, PSC e PMN. No encontro foi debatida a participação das agremiações no novo projeto a ser construído para um próximo mandato. Outro ponto colocado em discussão foi como ficarão as coligações, tanto na proporcional, quanto na majoritária. Uma das ideias foi que ambas obedeçam ao mesmo critério, ou seja, todos juntos num só bloco.

Em Missão Velha o prefeito Washington Fechine, atraiu para sua base o PRB, do médico e presidente local Sebastião Pereira (Batinha); o PTB do presidente Emanuel (Leleu); além do PSDC do médico João Fábio que, inclusive, estava se articulando com os partidos de oposição e era um dos nomes cotados a concorrer a eleição deste ano na cidade.

Ambos os prefeitos acreditam que ainda é muito cedo e que com o decorrer dos meses seguintes o arco de alianças ainda deve crescer até a data limite no mês de junho, para o fechamento das coligações para a eleição deste ano.

O perigo das negociações

Essas negociações parecem simples, mas não são. Para manter ou atrair esses partidos para uma possível coligação, muitas vezes é preciso fazer um esforço descomunal. Exemplo disso é o que está sendo colocado em discussão na base do prefeito Manoel Santana. Os dirigentes querem a formação de um só bloco na eleição proporcional (aquela que decide sobre os vereadores). Esse tipo de acordo só favorece aos candidatos mais fortes que, na maioria das vezes, estão em partidos pequenos que sem uma coligação ampla ficariam sem perspectiva de eleição. Ou seja, o partido com maior número de candidatos, mas sem uma grande liderança, pode alcançar o coeficiente eleitoral, mas ficar sem nenhuma cadeira na câmara.

No caso de Missão Velha, Washington Fechine, parece ter conquistado um grande apoio para sua base. O médico João Fábio é uma liderança em ascensão e estava na base de oposição. Ou seja, é o famoso jogo de seis pontos, além de ganhar diminuiu o tamanho e a influencia da oposição. Resta saber em que base foi feito esse acordo. Mas isso, é claro, não nos cabe.

Agora o que fica com a intensificação das articulações é que o desenho de como e onde estarão as lideranças da região, nessa eleição, parece estar em ritimo de acomodação e a coisa deverá se definir bem cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário