quarta-feira, 14 de março de 2012

PSDB e DEM disputam a indicação do nome em Fortaleza


Com dois pré-candidatos, a base de oposição de Fortaleza (PSDB e DEM) parecem estar longe de um consenso. Depois de notícia veiculada pelo jornal Folha de São Paulo de que o DEM (SP) estaria exigindo a indicação do nome Moroni Torgan na capital cearense para apoiar José Serra em São Paulo, o presidente da Executiva Regional do PSDB e pré-candidato, Marcos Cals, negou a informação e disse que o PSDB já bateu o martelo sobre essa questão. Segundo Cals seu partido terá candidatura própria na capital cearense. Entretanto, uma possível candidatura de Moroni Torgan (DEM) não deixa de ser bem vinda para compor o arco da oposição à gestão petista.

Segundo algumas informações de bastidores, a estratégia de Cals é estimular os partidos de oposição a lançarem o maior número de candidaturas próprias no primeiro turno. Mas o apoio ao candidato democrata só viria em um segundo momento, isso se Moroni estiver concorrendo no segundo turno.

A ESTRATÉGIA de Marcos Cals pode até ser muito boa para o período pré-eleitoral, mas se configura como um grande risco se essas pré-candidaturas se efetivarem na disputa. Quanto mais dividida a base, maior a possibilidade de vitória na situação no primeiro turno. Além do mais, não é difícil imaginar quem levaria vantagem em um provável segundo turno tendo de um lado Luizianne, Dilma, Lula, Cid, Eunício e Inácio Arruda, contra Marcos Cal, Moroni Torgan e Tasso Jereissati.

Agora o que fica nítido é que a oposição, neste momento, parece estar em um mato sem cachorro. Resta a ela se fortalecer e partir unida, inclusive com outros partidos da oposição como o PDT de Heitor Ferrer para garantir a ida para o segundo turno e jogar com o imprevisível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário