quinta-feira, 5 de abril de 2012

Comunistas e Tucanos se enfrentaram na Assembléia Legislativa


Na sessão de ontem (04) da Assembléia Legislativa, o deputado Lula Morais (PCdoB) fez críticas ao modelo de governo dos ex-presidentes Fernando Collor de Melo e Fernando Henrique Cardoso. Segundo o parlamentar, a partir dessas administrações o Brasil passou a viver um momento "de ferimento forte" da sua soberania. Ele apontou os vários setores privatizados, como as telecomunicações.

Na análise do parlamentar, isso desqualificou relação do trabalho, "produzindo mais injustiça, desemprego, e atingindo a autoestima do Brasil". Ele citou ainda o livro "A Privataria Tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Jr., que aponta a existência de supostas irregularidades nas privatizações ocorridas durante as gestões do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, com base em documentos públicos.

Na defesa, o deputado Fernando Hugo (PSDB) revidou às críticas dizendo que não dá para o PCdoB "pousar de santo", quando o partido teve um ministro acusada de desviar verba pública. "A esculhambação no reinado Ministério era grande, privatizaram instituições criadas para fazer repasses indevidos", pontuou o tucano.

Hugo criticou ainda a demora no julgamento do mensalão, considerando já ter passado da hora de punir "indistintamente" os envolvidos.

Debate ideológico

O problema é que a essas alturas da história política brasileira, construída por esses mesmos nomes que estão aí, não dá para fazer esse debate ideológico. Todos estão contaminados pelo apego ao poder e fazendo dele profissão.

O Brasil já viu e julgou os dois projetos de governo aplicados nos últimos vinte anos. A eleição da Dilma deu um parâmetro do que a população quer para seu governo. O projeto da esquerda venceu o debate e conquistou a aceitação população.

Agora não dá para desmerecer o que foi feito nos governos Collor e FHC. Foi Collor quem teve a coragem de dizer que os carros no Brasil eram verdadeiras carroças e abriu o mercado para as importações. A questão dos carros foi apenas um exemplo. Foi no governo de Fernando Henrique que conseguimos a estabilidade econômica tão sonhada há muitas décadas. Erros e acertos existem em todos os governos.

Mas, se formos nos aprofundar na questão ideológica veremos que no seio do poder esse é um debate vencido. A prática dos governos é bem diferente da teoria pregada antes da chegada ao poder. Lula Morais e Fernando Hugo, são separados apenas pelas siglas, mas se identificam quando defendem a forma administrativa assumida por seus governos. Não há muita diferença. O que há na verdade é competência, mas dentro de um mesmo principio administrativo.

Só para finalizar, acredito que esse debate só refletiria diferença se fossemos confrontar os governos de Collor, FHC, Lula e Dilma, com o pensamento de PSOL e PSTU, hoje, na minha opinião, os únicos guardiões da ideologia político-administrativa. Pelo menos até alcançarem o poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário