segunda-feira, 2 de abril de 2012

Programa do radialista Cícero Lúcio anuncia apoio de Santana à pré-candidatura de Manoel Salviano


A notícia de que o prefeito Manoel Santana (PT) teria fechado apoio a pré-candidatura do deputado federal Manoel Salviano (PSD) foi veiculada hoje (02), no programa do radialista Cícero Lúcio, na rádio Verde Vale AM.

Segundo o participante do programa, conhecido como “Biar”, a decisão teria sido tomada numa reunião entre o prefeito Santana e o deputado Salviano, na noite do último sábado (31). O local da reunião não foi destacado.

Procurado para falar sobre o assunto, o prefeito Manoel Santana, disse que a informação estava apenas invertendo a ordem dos fatores. “No encontro, ficou decidido que ele (Salviano) é quem deve vir ao apoio de minha reeleição”.

Quanto ao deputado Manoel Salviano, entramos em contato com sua assessoria e até o fechamento dessa matéria não envido resposta e nenhum retorno do deputado.

Guerra de informação ou perda de controle?

Esse é um fato novo e que deve aumentar a discussão sobre a sucessão de Juazeiro. Mas, é difícil saber em quem realmente acreditar. O prefeito Manoel Santana, há muito tempo vem anunciando o provável apoio de Manoel Salviano a sua reeleição. Agora, agregados ao grupo político de Manoel Salviano começam a veicular que o candidato é Salviano e que Santana deve apoiá-lo.

O diferencial do debate é que Santana vem a público, pessoalmente, anunciar suas articulações, enquanto Salviano fica no anonimato e, apenas, seus agregados fazem as vezes de porta-vozes dos seus pensamentos. Falo isso, porque não acredito que um profissional de imprensa veicularia uma notícia dessas sem o aval do próprio Salviano ou de alguém que responde por ele.

Mas, a questão central de toda essa discussão é que, na verdade, a candidatura do deputado Salviano, nesse momento, o que não impede de mudar no futuro, é a mais frágil de todas as que estão colocadas. Não vamos esquecer que ele próprio anunciou que só seria candidato com a desistência de Zé Arnon. Ou seja, ele é o único que depende de outra pré-candidatura para ser candidato. Enquanto isso, o que se ouve nos bastidores é que seu grupo político tem pressionado pela candidatura e avalia como erro o anúncio de apoio preferencial a Arnon.

A verdade é que podemos fazer duas análises com a notícia da rádio Verde Vale AM. A primeira é que essa poderia ser uma tentativa de fortalecimento do nome de Salviano na disputa. A segunda é que o grupo político estaria tomando a frente da articulação e aumentando a pressão para a candidatura, o que, confirmaria a tese de que Salviano está perdendo o comando sobre seu grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário