segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dois deputados do Cariri foram contra a CPI de Carlinhos Cachoeira


Segundo a lista divulgada na última sexta-feira, pelo Congresso Nacional, os deputados Arnon Bezerra (PTB) e Manoel Salviano (PSD) não assinaram o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ligações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários. No total 117 parlamentares tiveram a mesma atitude e, também, não assinaram o pedido.

Votaram ainda contra a instalação os deputados cearenses Aníbal Gomes (PMDB), Eudes Xavier (PT), Padre José Linhares (PP), Manoel Salviano (PSD), Mauro Benevides (PMDB) e Vicente Arruda (PR).

Votaram a favor os deputados André Figueiredo (PDT), Antonio Balhmann (PSB), Ariosto Holanda (PSB), Artur Bruno (PT), Chico Lopes (PCdoB), Danilo Forte (PMDB), Domingos Neto (PSB), Genecias Noronha (PMDB), Gera Arruda (PMDB), Gorete Pereira (PR), João Ananias (PCdoB), José Airton (PT), José Guimarães (PT), Mário Feitosa (PMDB) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB).

O critério foi político

Em qualquer governo, uma CPI é sempre mal vista. É claro que, nesse caso, a coisa tendia mais para o lado da oposição. Mas, se tratando CPI nunca se sabe onde pode chegar. E isso, mete medo até, naqueles que apenas tiveram contatos formais com Carlinhos Cachoeira. CPI é caça as bruxas, não importa o lado.

Agora, é interessante analisarmos os critérios usados pelos parlamentares para tomarem suas decisões; os quais acredito terem sido estritamente políticos. No caso dos que votaram contra, imagino que eles usaram a ideia de fidelidade. Arnon não vinha muito bem junto ao governo, pelo menos, não como antes. Já Salviano acabou de entrar na base do governo e pode ter se sentido na obrigação de seguir a orientação. Ou alguém duvida que se ele estivesse no PSDB teria votado assim? O problema da decisão é o ônus que ela pode trazer; afinal ambos são pré-candidatos e podem ter essa decisão explorada caso suas candidaturas se confirmem.

Com relação aos que votaram a favor, alguns tiveram como motivo o fato de estarem ligados a campanhas deste ano; e outros acabaram adotando o critério do desgaste mínimo, do tipo: “Não vai dar em nada. Ela atingirá apenas adversários e, por isso, não vale o desgastar junto a opinião pública”.

Mas, uma coisa é certa. Com ou sem critério, tenho certeza que o povo cearense queria a instalação desta CPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário