sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Da Praça à Câmara: Grevistas da UFCA fazem protesto em Juazeiro do Norte

Professores e Técnicos Administrativos da Universidade Federal do Cariri (UFCA) realizaram manifestação na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, na tarde dessa quinta-feira (24). O protesto contou com o apoio de dezenas de estudantes da instituição e foi finalizado na sessão da Câmara Municipal.

Durante cerca de 40 minutos, os representantes dos funcionários, professores e alunos, se revezaram na tribuna da Câmara, para abordar os problemas enfrentados pela Universidade. Os temas centrais das reivindicações foram a mobilidade urbana nas imediações do Campus da Lagoa Seca e as más condições do transporte público que serve o campus.

O técnico administrativo, Márcio Gandy, falou da precariedade das vias de acesso ao campus, motivada pela falta de manutenção por parte do poder público municipal. Segundo ele, há um descaso com o ensino superior, quando a Prefeitura fecha os olhos para os problemas enfrentados pelos alunos e profissionais.

O professor Luiz Alberto Mendonça, observou que o debate evoluiu graças a greve. Sobre as questões nacionais, o professor destacou a redução de 35% nos repasses da educação que representa a diminuição de cerca de R$ 9 milhões, somente nos repasses a UFCA. Luiz Alberto, alerta para a diminuição de bolsas, decadência na estrutura e retração de concursos, além da diminuição dos projetos de pesquisa e extensão.

O professor Luiz Alberto enumerou algumas reivindicações nacionais que, junto com as locais, fazem a pauta da UFCA. Entre as pedidos estão o aumento dos investimentos, manutenção do caráter público das Universidades, melhorias nas condições de trabalho, estruturação das carreiras d magistério, autonomia da instituição e valorização salarial dos efetivos e aposentados.

O estudante de Jornalismo, Márcio Feitosa, lembrou que as melhorias nas vias de acesso ao campus, são prometidas desde 2011. Márcio criticou o longo tempo que é gasto nos pontos a espera dos ônibus, e as constantes quebras dos veículos. Segundo o estudante, a espera pode durar até 2 horas. Márcio citou a PEC 90, aprovada recentemente pelo Congresso, que garante o transporte público de qualidade como direito fundamental.

Durante a explanação na Câmara, o vereador Darlan Lôbo (PMDB), disse que as reivindicações são justas, mas que a culpa não é das empresas. O vereador distribuiu uma tabela impressa, onde estavam contidas as tarifas de grande parte dos municípios brasileiros e Juazeiro é a mais baixa.

Segundo Darlan, as empresa de Juazeiro já trabalham no limite e atuam no vermelho. O vereador destacou as dezenas de gratuidades e nenhum incentivo dos governos. Ele citou, ainda, a concorrência desleal permitida pela Prefeitura e Governo do Estado.

A UFCA está em greve desde o último dia 18 de agosto e, segundo o comando da greve no Cariri, não há perspectiva de retorno enquanto o governo não sentar para negociar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário