terça-feira, 15 de setembro de 2015

Vereadores do Crato aprovam contas de Samuel com desfalque de R$ 11 milhões

A Câmara do Crato votou e aprovou as Contas de Governo do ex-prefeito Samuel Araripe (PSDB), referente ao exercício de 2010. Durante a sessão espacial realizada na segunda-feira (14), os vereadores seguiram a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que emitiu parecer pela aprovação.

Apesar da aprovação pelo TCM as contas vieram com problemas destacados no relatório do órgão. Segundo o parecer, existem questões da negligência, quanto à arrecadação do município. Consta no relatório um cancelamento de R$ 11 milhões da dívida ativa dos contribuintes junto ao município. O cancelamento desfalcou os cofres do município e pode ter favorecido amigos do prefeito.

Dos 14 vereadores presentes a sessão extraordinária, 12 votaram pela aprovação. Amadeu de Freitas (PT), Expedito Anselmo (PTN), Guer (PSDB), Guri (PV), Jales Veloso (PTN), Fernando Brasil (PSB), Luciano Saraiva (PSL), Celso dos Frangos (PP), Nando Bezerra (PTB), Luís Carlos Saraiva (PSL), Marquim do Povão (PMDB) e o presidente da Casa, vereador Pedro Alagoano (PSB), foram favoráveis. 

O vereador Dárcio Luís (PSDB) votou contra o parecer do TCM e pela reprovação das contas do ex-prefeito. A vereadora Nagila Rolim (PSD) se absteve legando falta de tempo de apreciar o relatório.

Triste lembrança

Motivos parecidos com os que estão nas ressalvas do relatório do TCM, serviram de base para a reprovação das contas do ex-gestor no exercício de 2009, votadas em 2013. Na ocasião, dois terços dos vereadores derrubaram o parecer do TCM e tornaram o ex-prefeito ficha suja. O caso foi parar na justiça e a principal peça de investigação é uma gravação feita pelo ex-prefeito com um vereador.

Daquela experiência sobrou uma grande dor de cabeça para os vereadores que votaram pela desaprovação e ao ex-prefeito a fama de inconfiável. Samuel circulou na semana passada pelo Crato e conversou com vários vereadores. A dúvida é se ele estava com seu potente gravador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário