terça-feira, 15 de setembro de 2015

Delatores da Lava Jato apontam lideranças do PSBD no esquema de corrupção

Executivos da construtora Andrade Gutierrez, uma das integrantes do cartel de empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato, apontam o envolvimento direto das principais lideranças do PSDB no esquema de corrupção. A informação foi divulgada pela coluna do jornalista Cláudio Humberto, no Diário do Poder.

Segundo o colunista, dois executivos da construtora Andrade Gutierrez, afirmaram em acordo de delação premiada que os senadores tucanos Aécio Neves (MG) e Aloysio Nunes Ferreira (SP) estariam envolvidos no esquema.

A Andrade Gutierrez, que teve seu presidente (Otávio Azevedo) preso em junho, foi a maior doadora de recursos na campanha de Aécio à presidência da Republica em 2014. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 322 doações que somaram mais de R$ 20 milhões.

Outras relações

Outra relação da companhia com o PSDB de Aécio Neves ocorreu em Minas Gerais. A Andrade Gutierrez recebeu a gestão da Cemig, entregue pelos tucanos em um acordo de acionistas. A estatal mineira é apontada como uma das empresas usadas no esquema de corrupção que alimentou o doleiro Alberto Youssef. Aécio, também foi citado pelo doleiro Youssef por ter recebido dinheiro de Furnas.

O tucano Aloysio Nunes foi indicado pelo Procurador-Geral, Rodrigo Janot, como um dos alvos da investigação, após declarações do dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa. Ele teria recebido R$ 200 mil de caixa dois para sua campanha ao Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário