domingo, 20 de setembro de 2015

Romaria do Caldeirão atrai milhares de pessoas ao Crato

A 16ª Romaria das Comunidades ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, também, conhecido como Caldeirão do Beato Zé Lourenço, atraiu cerca de 2 mil pessoas, nesse domingo (20), à zona rural do Crato.

A romaria, organizada pelos movimentos sociais e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), relembra o massacre da comunidade no ano de 1932 pelas tropas do Governo Federal. Este ano a romaria teve como tema: “As Comunidades Eclesiais de Base na Teia da Sustentabilidade.”

No ponto alto da romaria às milhares de pessoas acompanharam uma Missa em Ação de Graças aos pés da Cruz do Deserto, celebrada pelo Padre Vileci. Organizadas pela Pastoral da Terra, caravanas de várias paróquias da região prestigiaram o evento.

Lembrete histórico:

A comunidade do Caldeirão ficava nas terras pertencentes à herança do Padre Cícero e foi organizada pelo Beato Zé Lourenço, sob as bênçãos do padre. A comunidade que chegou a ter mais 3 mil pessoas, vindas dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Maranhão, além do Ceará.

A comunidade tornou-se inimiga do Estado ao pregar uma sociedade alternativa vivendo, teoricamente, num sistema comunista, baseado apenas na oração e no trabalho. No confronto com as tropas federais mais de mil pessoas perderam a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário